Questões de Concurso Público Prefeitura de Canoas - RS 2023 para Biólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2231080 Biologia
Os linfócitos T desempenham um papel importante na defesa contra microrganismos que não se reproduzem dentro das células nem sobrevivem em fagócitos, incluindo vários tipos de bactérias, fungos e parasitas helmintos. As células T que medeiam a defesa contra esses organismos incluem subconjuntos de linfócitos T auxiliares CD4+. Sobre as funções de linfócitos T auxiliares CD4+ , analisar os itens abaixo:
I. Ajuda as células B a produzir anticorpos, como parte da resposta imunológica humoral.
II. Promove respostas inflamatórias ricas em leucócitos ativados, que são particularmente eficientes para exterminar microrganismos extracelulares.
III. Os linfócitos T reconhecem antígenos virgens nos órgãos linfoides periféricos, o que estimula sua proliferação e a diferenciação em células efetoras e de memória.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2231081 Biologia
O vírus da hepatite B é um vírus de DNA de dupla-fita envelopado, tem a enzima transcriptase reversa e é transmitido pela via parenteral ou pelo contato sexual. Sobre a replicação dos vírus contendo DNA, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Após a adsorção, a penetração e o desnudamento, o DNA viral é liberado no núcleo da célula hospedeira.
(_) Após o início da replicação do DNA, ocorre a transcrição e a tradução dos genes “tardios”. Os vírus pertencentes à família Lentiviridae utilizam esse mecanismo.
(_) Esses vírus carreiam uma transcriptase reversa, que utiliza o RNA viral como molde para a síntese de um DNA de dupla-fita complementar.
(_) Após a migração das proteínas do capsídeo para o núcleo celular, ocorre a maturação. O DNA viral e as proteínas do capsídeo se organizam para formar os vírus completos.
Alternativas
Q2231083 Biologia
Considerando-se os tipos de clivagem, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Clivagem holoblástica radial. (2) Clivagem holoblástica espiral. (3) Clivagem holoblástica bilateral. (4) Clivagem holoblástica rotacional.
(_) Clivagem característica dos ovos de mamíferos, é assim chamada porque a primeira clivagem é uma divisão meridional, resultando em dois blastômeros. Na segunda clivagem, um se divide meridionalmente, e o outro, equatorialmente.
(_) Tem seus planos de clivagem orientados obliquamente em relação ao eixo principal do ovo, onde o colar de blastômeros do polo vegetal fica deslocado, não havendo, portanto, uma sobreposição ajustada entre os dois colares de blastômeros.
(_) Os planos de clivagem se alternam entre meridionais e latitudinais, resultando nos blastômeros do polo animal se sobrepondo ao colar de blastômeros do polo vegetal.
(_) O primeiro plano de clivagem (meridional) determina o plano de simetria do embrião, estabelecendo seu lado direito e esquerdo. É considerada a clivagem característica dos tunicados e dos nematódeos.
Alternativas
Q2231085 Biologia
Sobre os grupos de enzimas regulatórias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2231086 Biologia
A manutenção da estabilidade genética de um organismo, necessária à sobrevivência, requer não apenas um mecanismo extremamente preciso para replicar o DNA, mas também mecanismos para corrigir as diversas lesões acidentais que ocorrem continuamente no DNA. Sobre os mecanismos de reparo do DNA, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Reparo por excisão de bases. (2) Reparo por excisão de nucleotídeos.

(_) Envolve uma bateria de enzimas denominadas DNAglicosilases, cada uma capaz de reconhecer um tipo específico de base alterada no DNA e de catalisar sua remoção hidrolítica.
(_) Uma vez encontrada uma lesão, a cadeia fosfodiéster da fita anormal é clivada nos dois lados da distorção, e a DNA-helicase remove o oligonucleotídeo de fita simples contendo a lesão.
(_) A lacuna criada pela ação da DNA-glicosilase é reconhecida por uma enzima chamada endonuclease AP, que cliva a cadeia principal fosfodiéster, seguida da correção da lacuna resultante.
(_) Esse mecanismo pode corrigir uma lesão causada por praticamente qualquer alteração volumosa na estrutura da dupla-hélice de DNA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: D