Questões de Concurso Público Prefeitura de Canoas - RS 2023 para Gestor Contábil-Financeiro

Foram encontradas 10 questões

Q2229209 Contabilidade Pública
A respeito das diretrizes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Adaptar-se, tanto quanto possível, às exigências dos agentes externos, principalmente às Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público.
(_) Atender às necessidades de informação das organizações do setor público.
(_) Harmonização dos procedimentos contábeis com os princípios e as normas de contabilidade, sempre observando a legislação vigente. 
Alternativas
Q2229210 Contabilidade Pública
Quanto aos créditos adicionais, NÃO dependem de autorização legislativa: 
Alternativas
Q2229211 Contabilidade Pública
Depois de reconhecidas as receitas orçamentárias, podem ocorrer fatos supervenientes que ensejem a necessidade de restituições. No caso de devolução de saldos de convênios, contratos e congêneres, o ente público deve adotar certos procedimentos. Sobre quais são esses procedimentos, analisar os itens abaixo:
I. Se a restituição ocorrer no mesmo exercício em que foram recebidas transferências do convênio, contrato ou congênere, deve-se contabilizar como dedução de receita orçamentária até o limite de valor das transferências recebidas no exercício.
II. Se o valor da restituição ultrapassar o valor das transferências recebidas no exercício, o montante que ultrapassar esse valor deve ser registrado como despesa orçamentária.
III. Se a restituição for feita em exercício em que não houve transferência do respectivo convênio/contrato, deve ser contabilizada como despesa orçamentária.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2229214 Contabilidade Pública
A respeito da dívida ativa, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A atualização monetária, os juros, as multas e outros encargos moratórios incidentes sobre os créditos inscritos em dívida ativa, previstos em contratos ou normativos legais, devem ser incorporados ao valor original inscrito, de acordo com o regime de competência.
(_) Os créditos referentes à dívida ativa devem ser inicialmente registrados como dívida ativa do ativo não circulante, tendo em vista que o inadimplemento torna incerto o prazo para realização do crédito.
(_) A atualização monetária, os juros, as multas e outros encargos moratórios incidentes sobre os créditos inscritos em dívida ativa e respectivos ajustes para perdas devem considerar a segregação da atualização somente no ativo circulante.
Alternativas
Q2229222 Contabilidade Pública
O registro de caráter orçamentário necessita de recurso público previsto para sua realização e deve ser autorizado pelo Poder Legislativo. Assinalar a alternativa que demonstra um registro orçamentário: 
Alternativas
Q2229225 Contabilidade Pública
A coluna do indicador do superávit financeiro constante no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público identifica os ativos e passivos financeiros e permanentes e permite o cálculo do superávit financeiro. Assinalar a alternativa que demonstra conta EXCLUSIVAMENTE de atributo financeiro:
Alternativas
Q2229227 Contabilidade Pública
Em relação à dívida ativa, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2229228 Contabilidade Pública
Em relação ao processo de planejamento-orçamento, assinalar a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2229229 Contabilidade Pública
Em relação à despesa orçamentária, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2229231 Contabilidade Pública
Sobre o Balanço Orçamentário, analisar os itens abaixo: 
I. O Balanço Orçamentário é composto por Quadro Principal, Quadro da Execução dos Restos a Pagar Não Processados e Quadro da Execução dos Restos a Pagar Processados.
II. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou à insuficiência de arrecadação.
III. O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, bem como os ingressos e os dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: A
5: E
6: A
7: B
8: A
9: E
10: C