Questões de Concurso Público Prefeitura de Chiapeta - RS 2023 para Odontólogo
Foram encontradas 10 questões
I. Expostos à água de abastecimento com teores de fluoreto abaixo da concentração indicada (até 0,54ppm F). II. Cujo CPOD médio seja maior que 3 aos 12 anos de idade. III. Em que menos de 30% dos indivíduos do grupo sejam livres de cárie aos 12 anos de idade. IV. Residentes em áreas de pobreza onde se estima serem menores os níveis de exposição geral aos fluoretos.
Estão CORRETOS:
Em 2010, foi encaminhado um levantamento epidemiológico nacional, no âmbito do Programa Brasil Sorridente, em que Equipes de Saúde Bucal e de serviços vinculados ao SUS examinaram e entrevistaram aproximadamente 38 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em adultos (35 a 44 anos), enquanto em 2003 o CPO médio registrava 20,1, em 2010 diminuiu 17% para 16,7%. Houve crescimento da proporção do componente “obturado”, que passou de 4,2 para 7,4 (aumento de 74,4%), associado a uma queda para quase metade do componente “extraído”. Esses valores indicaram que, além de apresentar menor presença de cárie, a população brasileira estava conseguindo acessar os serviços terapêuticos. Todavia, a pesquisa mostrou que as diferenças regionais na _____________ e na gravidade da cárie eram ainda marcantes, indicando a necessidade de políticas voltadas para a ______________ na atenção.
( ) O incentivo do profissional ao controle do biofilme por meio da evidenciação de placa no consultório dentário é uma medida de promoção de saúde e, por isso, deve sempre ser realizada de acordo com a necessidade do paciente. ( ) A placa bacteriana, quando corada, se torna bastante evidente para que o paciente a visualize; sendo assim, este passa a ter mais exatidão, identificando os locais em que sua escovação se encontra deficitária e precisa ser aperfeiçoada.
Do ponto de vista psicológico, as crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) não costumam responder muito bem à técnica do reforço positivo (embora recomendada), contudo, apresentam uma excelente resposta à técnica de falar-mostrar-fazer, em que a criança se sente mais estimulada e o profissional consegue obter mais atenção do paciente em termos educativos (1ª parte). As crianças com TDAH apresentam menos comunicação verbal e interagem menos com o profissional durante as consultas. Assim, quando for possível, é importante fazer pausas breves e, em algumas ocasiões, até permitir que a criança levante da cadeira. As pausas durante os procedimentos também tenderão a ser mais frequentes, lembrando que serão mais efetivas se forem breves. O profissional pode determinar em que período da consulta haverá a pausa e pedir para que os cuidadores levem brinquedos e livros do gosto da criança para serem usados nesses intervalos (2ª parte).
A sentença está:
I. Durante a remoção de sutura, o profissional deve atentar-se para que a sutura seja removida puxando-a em direção à linha de incisão, e não a afastando dela. II. Os materiais de sutura do tipo absorvíveis mais utilizados são o fio de seda, o fio de fibra de poliéster e o fio de nylon. III. Após uma cirurgia extensa, o inchaço esperado pode ser controlado com compressas frias. Dessa forma, é errônea a recomendação de aplicação de calor externo na área da face após as primeiras 24 horas.
Está(ão) CORRETO(S):