Questões de Concurso Público Prefeitura de Esperança do Sul - RS 2023 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 10 questões
I. O objetivo do treino orientado à tarefa é o controle motor, e não a força muscular.
II. Na fase associativa, o propósito deve ser estimular o paciente a direcionar a atenção para a atividade executada e instruir sobre as ações motoras.
III. Na fase associativa, o paciente deverá identificar os erros e acertos do que está sendo treinado.
Está(ão) CORRETO(S):
(_) O paciente deve estar em supino na borda da mesa de exame.
(_) A perna mais distante da borda (a não testada) deve ser flexionada no quadril e no joelho.
(_) A dor produzida com essa manobra é considerada um resultado positivo para lesões na articulação sacroilíaca, instabilidade da sínfise púbica, patologia da articulação do quadril ou lesão na raiz nervosa de L4. Esse teste também tensiona o nervo femoral.
I. Extensão poderosa do quadríceps no joelho, movendo-o de cerca de 40° de flexão para a extensão total.
II. Hiperflextensão do joelho.
III. Rotação tibial interna excessiva; varo excessivo ou estresse valgo sobre a tíbia se um ligamento colateral estiver rompido.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Ligamento estilomandibular. (2) Ligamento temporomandibular (ou lateral). (3) Cápsula articular ou ligamento capsular.
(_) Essa estrutura, que circunda toda a articulação, fornece retroalimentação proprioceptiva em relação ao movimento e à posição articular.
(_) A cápsula da ATM é reforçada lateralmente por uma porção oblíqua externa e uma porção horizontal interna do ligamento temporomandibular, que funcionam como mecanismo suspensório da mandíbula durante movimentos moderados de abertura. Esse ligamento atua, também, para resistir à rotação e ao deslocamento posterior da mandíbula.
(_) Esse ligamento é uma banda especializada que se separa da lâmina superficial da fáscia cervical profunda e se estende até os músculos pterigoideos. Ele se torna tenso e atua como mecanismo de orientação para a mandíbula, mantendo o côndilo, o disco e o osso temporal firmemente opostos.
(_) Aumento da pressão justa cardíaca, que pode, também, reduzir o débito cardíaco devido à distensão dos pulmões e à compressão do coração.
(_) Aumento da resistência vascular pulmonar, que pode distender o parênquima pulmonar, bem como pode elevar a pós-carga do ventrículo direito.
(_) Aumento do trabalho ventilatório, como hiperinsuflação pulmonar, que pode gerar repercussões sobre a função dos músculos inspiratórios.
I. Hemiparesia contralateral envolvendo principalmente o membro inferior (o membro superior é mais preservado).
II. Afasia global: fala não fluente com má compreensão.
III. Perda hemissensorial contralateral envolvendo principalmente o membro inferior (o membro superior é mais preservado).
Está(ão) CORRETO(S):
I. Alteração do nível de consciência (agitação ou rebaixamento do nível de consciência).
II. Não adaptação do paciente à VNI em um período de até 1 hora após o início do método.
III. Ocorrência de complicações, como lesão de pele ou conjuntiva.
Está(ão) CORRETO(S):
No paciente transplantado unilateral, o objetivo é realizar o desmame e a desentubação o mais lento possível, principalmente no enfisema, por causa do risco de hiperinsuflação do pulmão nativo, podendo mesmo ocorrer em três ou mais dias (1ª parte). No transplante bilateral, o desmame deve ser precoce. A maior probabilidade de ocorrerem complicações e a necessidade de manter os pulmões expandidos forçam a permanência do tubo endotraqueal por menor tempo, até porque, nesse tipo de transplante, não há mais a presença do pulmão nativo. Nesse período, aproveitamos para utilizar as técnicas de expansão pulmonar (2ª parte).
A sentença está: