Questões de Concurso Público Prefeitura de Itabuna - BA 2023 para Técnico Agrícola

Foram encontradas 8 questões

Q2273611 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considerando-se a Lei nº 8.171/1991 — Política Agrícola, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O(A) ___________ coordenará, a nível nacional, as atividades de planejamento agrícola, em articulação com os Estados, o Distrito Federal, os Territórios e os Municípios.
Alternativas
Q2273612 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na piscicultura, são critérios biológicos utilizados para definir quais espécies de peixe serão produzidas, EXCETO:
Alternativas
Q2273613 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No processo de mergulhia, a muda a ser formada só é separada da planta-mãe após ter produzido um sistema radicular próprio. Existem diversas formas de propagar plantas por mergulhia, assim, assinalar a alternativa que NÃO apresenta uma forma de mergulhia:
Alternativas
Q2273614 Engenharia Agronômica (Agronomia)
 Para a determinação da evapotranspiração potencial de referência (ETo) são utilizados métodos diretos e indiretos. Entre os métodos diretos está o método do lisímetro, que consiste em tanques enterrados no solo, dentro dos quais se mede a evapotranspiração. É o método mais preciso para determinação direta da ETo, desde que instalados corretamente. Sobre a instalação do lisímetro, analisar os itens abaixo:

I. Deve ser suficientemente largo e profundo, com uma área mínima de 4m3 .
II. As condições físicas do solo dentro do lisímetro precisam se aproximar, tanto quanto possível, das condições do solo externo.
III. O lisímetro deve ser instalado em uma área plana, homogênea em cultura e solo, de dois hectares, no máximo.
IV. A vegetação plantada dentro do lisímetro deve ser de mesma espécie, altura e densidade da vegetação externa.
V. Não há necessidade de controlar o lençol freático.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2273616 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nas máquinas para colheita de milho, a unidade recolhedora deve ser capaz de levantar plantas caídas, guiá-las até o mecanismo destacador e levar as espigas até o canal alimentador, com o mínimo de perdas. Para cumprir essas tarefas, a unidade é composta por um conjunto de ponteiras, rolos giratórios, facas destacadoras e correntes transportadoras. A respeito dos elementos que constituem a unidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Ponteiras. (2) Rolos giratórios. (3) Facas destacadoras. (4) Correntes transportadoras.

( ) São chapas colocadas sobre os rolos giratórios, com o intuito de facilitar a retirada das espigas. Evitam o contato direto da espiga com os rolos, diminuindo perdas devido ao debulhamento acidental decorrente de tal fato.
( ) São estruturas que giram em sentido oposto, de forma a puxar para baixo o colmo da planta para que ele não seja colhido juntamente com as espigas.
( ) São estruturas que formam um par, girando em sentidos opostos, e correm sobre as facas destacadoras. Uma de suas finalidades é levar as espigas para dentro da plataforma.
( ) São extensões feitas de chapa que têm duas finalidades básicas: levantar plantas caídas, de forma que possam ser recolhidas pelos demais mecanismos, e guiar as fileiras de plantas até os rolos giratórios.
Alternativas
Q2273619 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Sobre as práticas conservacionistas do solo, analisar os itens abaixo:

I. As práticas conservacionistas de caráter cultural são aquelas que recorrem a estruturas artificiais para promover a disposição adequada de porções de terra com as finalidades de reduzir a velocidade de escoamento da enxurrada e aumentar a infiltração no solo.
II. Cultivo em contorno e captação in situ são práticas de caráter mecânico.
III. Práticas vegetativas podem ser medidas e associadas aos princípios de sustentabilidade com o objetivo de reduzir impactos negativos dos cultivos, como erosão, salinização, desertificação, lixiviação de nutrientes, perda de água, entre outros.
IV. Os cordões de vegetação em contorno constituem uma técnica que objetiva controlar a erosão em áreas com declividade por meio do uso de espécies de plantas cultivadas em faixas e em nível.
V. As espécies capim-elefante, cana-de-açúcar e palma forrageira são utilizadas na prática de cultivo em contorno.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2273620 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Algumas práticas e estratégias são necessárias para que as culturas expressem seu potencial genético de produtividade e para que o solo se mantenha fértil. A utilização de adubos orgânicos é uma delas. Assinalar a alternativa que apresenta o principal processo envolvido para que elementos que constituem tecidos vegetais, animais ou excretas sejam mineralizados, o que pode ocorrer no campo ou, de modo mais sofisticado, em laboratórios e fábricas de adubo orgânico:
Alternativas
Q2273621 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As regulagens dos arados são feitas para que eles trabalhem o mais corretamente possível, isto é, proporcionando uma aração adequada com o mínimo esforço de tração, não havendo tendência de se deslocarem tanto longitudinalmente quanto transversalmente. Várias regulagens podem ser executadas nos arados, resumidas em dois aspectos principais: o controle da profundidade de trabalho e o controle da estabilidade lateral. Assinalar a alternativa que apresenta um ajuste de controle de profundidade de um arado de discos montado:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: E
6: C
7: A
8: D