Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaguariaíva - PR 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 9 questões

Q2240007 Fonoaudiologia
O distúrbio alimentar pediátrico se refere à condição em que a criança apresenta uma ingestão oral inadequada para a idade, associada a alguma disfunção. Em relação aos fatores que evidenciam essas disfunções, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2240008 Fonoaudiologia
Conforme o Código de Ética de Fonoaudiologia, sobre infrações éticas do fonoaudiólogo na relação com o cliente, analisar os itens abaixo:
I. Interromper atendimento sem motivo justificável. II. Exagerar ou minimizar o quadro diagnóstico ou prognóstico. III. Utilizar, em tratamento, procedimentos, materiais ou recursos que não tenham evidência científica ou eficácia comprovada.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2240009 Fonoaudiologia
Sobre a expressão verbal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Métodos funcionais de investigação demonstram que quanto __________ a complexidade acústica, maiores porções do giro temporal _________ são ativadas.
Alternativas
Q2240011 Fonoaudiologia
Quanto aos comportamentos normais na sucção do neonato, analisar os itens abaixo:
I. Movimentação dos músculos masseteres, verificada pela formação do sulco na bochecha, sempre bem visível. II. Presença de compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais. III. Vedamento labial pela contração dos músculos orbiculares e bucinadores. IV. Movimentos mandibulares e movimentos anteroposteriores da língua.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2240012 Fonoaudiologia
 Em relação ao Tratamento em Motricidade Orofacial, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2240013 Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo tem papel importante na atuação junto a pacientes idosos com quadros demenciais. Sobre os efeitos das doenças demenciais comumente observados nos processos de comunicação e linguagem, analisar os itens abaixo:
I. Problemas progressivos de compreensão do material de leitura. II. Memória semântica preservada mesmo em estágios avançados dos processos demenciais. III. Em estágios iniciais, o indivíduo pode recorrer à parafasia.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2240014 Fonoaudiologia
Em visita a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), uma das professoras solicita orientação da fonoaudióloga sobre um aluno de 4 anos e 10 meses. Segundo a professora, ele tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e interage bem com as outras crianças, mas apresenta um pobre repertório de palavras para a idade e uma fala de difícil compreensão. A professora relata que percebe que o aluno tem boa compreensão e demonstra intenção na fala, sabendo o que pretende dizer e se esforçando para isso, mas a fala tem pouca clareza, o que é possível corroborar após breve observação do aluno em atividade com a turma. Reforçando a necessidade de encaminhamento para avaliação fonoaudiológica, com base nas informações até então obtidas, pode-se levantar a seguinte hipótese diagnóstica:
Alternativas
Q2240015 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica contempla a promoção da saúde na interface com a educação. Nesse sentido, são inúmeras as ações que podem ser realizadas por fonoaudiólogos no âmbito escolar, EXCETO: 
Alternativas
Q2240016 Fonoaudiologia
Considerando-se a classificação das afasias, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O Sr. Santos, 75 anos, teve um AVC isquêmico que afetou área no hemisfério esquerdo do cérebro e apresenta alteração na linguagem com hipótese diagnóstica de __________. Os achados da avaliação da linguagem corroboram a hipótese diagnóstica, em que o Fonoaudiólogo identifica a presença de parafrasia e jargão, um maior uso de palavras de função em relação ao pouco uso de substantivos e verbos, repetição comprometida e alteração na compreensão oral tanto quanto na compreensão escrita.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: C
6: C
7: A
8: B
9: B