Questões de Concurso Público Prefeitura de Paverama - RS 2023 para Médico Ginecologista/Obstetra
Foram encontradas 11 questões
Sua análise é mais _______ do que a das catecolaminas, mas é ________ sensível do que outros testes (com sensibilidade de 65-81% e especificidade de 90%).
As crises hipertensivas podem ser causadas por doenças subjacentes, como doença renovascular (por exemplo, estenose de artéria renal), doença do parênquima renal (por exemplo, _______________) e feocromocitoma.
A pancreatite aguda manifesta-se como dor abdominal grave e __________ na região __________, frequentemente com irradiação para o __________. Alguns pacientes podem ter hipersensibilidade abdominal discreta ou rigidez.
( ) O aumento da incidência de sífilis e de gonorreia. ( ) O aumento da prevalência da clamídia e as graves consequências disso para a saúde da mulher. ( ) O aumento das ISTs virais (herpes genitais, HPV, hepatite B). ( ) O reconhecimento de que o HPV não é uma das principais causas do câncer do colo do útero. ( ) A emergência da transmissão heterossexual do HIV. ( ) O abuso de álcool e de drogas está relacionado com o comportamento sexual não seguro.
I. A sífilis terciária é uma infecção assintomática, porém envolve o sistema nervoso central (SNC), o sistema cardiovascular, a pele e os tecidos subcutâneos (goma).
II. A sífilis primária é o estágio inicial da doença por Treponema pallidum, que geralmente se manifesta na forma de úlcera muito dolorosa e branda – o cancro.
III. A sífilis é causada por uma espiroqueta que penetra na pele erodida ou pela mucosa e se dissemina por meio dos linfáticos e da corrente sanguínea, envolvendo quase todos os órgãos.
Está(ão) CORRETO(S):
Antecedentes ________________: a paciente é interrogada sobre problemas de saúde ocorridos no passado e sua evolução e resolução. Isso inclui doenças e seu tratamento, internações hospitalares, cirurgias e o período de recuperação, alergias (com especial atenção à alergia associada a medicamentos), transfusões de sangue e vacinação.
(1) Ativação. (2) Estimulação. (3) Involução.
( ) Essa fase pode ser clinicamente dividida em três períodos (dilatação, expulsão e dequitação), e o fenômeno mais importante são as contrações uterinas efetivas que devem apresentar uma frequência regular entre duas e cinco contrações a cada 10 minutos. ( ) Essa fase destaca-se pelo retorno ao estado pré-gravídico (puerpério). Seu início ocorre após a dequitação. ( ) Prepara o útero e o canal cervical para o trabalho de parto e dura aproximadamente 6 a 8 semanas.