Questões de Concurso Público FEAS de Curitiba - PR 2024 para Médico Cirurgião Proctologista/Coloproctologista
Foram encontradas 24 questões
(1) É direito do médico.
(2) É vedado ao médico.
( ) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
( ) Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
No intuito de testar as hipóteses levantadas, com base em dados relacionados à ocorrência do fenômeno, o estudo epidemiológico analítico _______________________, por exemplo, verifica, basicamente, o risco de indivíduos expostos e de indivíduos não expostos a um fenômeno desenvolverem a moléstia em estudo.
( ) A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composta paritariamente por representação do Ministério da Saúde.
( ) Os gestores do SUS são os representantes dos três níveis do governo.
( ) A rede do SUS é organizada de forma regionalizada e com nível de complexidade crescente.
I. Costuma evidenciar a fase expiratória prolongada associada a sibilos difusos.
II. Os estertores subcrepitantes difusos no fim da expiração e no início da inspiração são achados que excluem o diagnóstico de bronquiolite.
III. Os pulmões geralmente se mostram hiperinsuflados com incursões superficiais e, se a obstrução for grave, o murmúrio respiratório pode ser quase inaudível.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Nas doenças com processo inflamatório intestinal, observa-se retocolite ulcerativa idiopática, em que os principais achados são lesões que aparecem descontínuas (em salto), e perda das haustrações de uma maneira contínua no reto e cólon.
II. Os pólipos, as poliposes e as neoplasias malignas promovem as chamadas “falhas de enchimento”, com aspecto macroscópico polipoide, ulcerado ou estenosante, e, nessa condição, quando adquire forma anelar com estreitamento circunferencial, apresentam imagem em forma de “maçã mordida” ou em “anel de guardanapo”.
III. O enema de bário pode ser feito com um único contraste ou com duplo contraste. O método de um único contraste se faz preenchendo todo o cólon com uma suspensão diluída de bário; no exame de duplo contraste instila-se ar e uma suspensão mais viscosa de bário no cólon, o que permite melhor identificação das lesões menores, neoplasias e doenças inflamatórias.
Estão CORRETOS:
Uma jovem de 20 anos, seguida pela Gastrenterologia por suspeita de doença de Crohn, submetida à dilatação endoscópica de estenose do cólon ascendente. Após procedimento, desenvolve dor torácica, detectando-se pneumoperitônio em radiografia torácica. É submetida à laparotomia exploradora, com resseção de massa inflamatória na região ileocecal contendo perfuração cólica na proximidade da válvula ileocecal e confecção de anastomose ileocólica Kono-S. Pós-operatório sem intercorrências. Exame anatomopatológico confirmou ileocolite de Crohn. Mantém seguimento em consulta de Cirurgia/Gastrenterologia, sem intercorrências até o momento (4 meses).
I. A anastomose Kono-S, uma anastomose manual terminoterminal transversal funcional antimesentérica, usada desde 2003 no Asahikawa Medical University Hospital, tem sido associada a maiores recorrências da doença de Crohn a nível da anastomose em relação à anastomose laterolateral convencional.
II. Uma coluna de suporte, posicionada entre a anastomose e o mesentério, e a configuração da anastomose (ampla e transversal) conferem potenciais vantagens na capacidade de manter o diâmetro intestinal e, assim, prevenir a distorção ou estenose associada a estenoses recorrentes, que regra geral ocorrem no bordo mesentérico do lúmen. Esta pode ser uma estratégia cirúrgica a adotar na prevenção das recorrências cirúrgicas da doença de Crohn.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/114406/Captura_de%20Tela%20%285273%29.png)