Questões de Concurso Público FEAS de Curitiba - PR 2024 para Médico de Família e Comunidade (20h - 40h)

Foram encontradas 24 questões

Q2560158 Medicina
Conforme o Código de Ética de Medicina, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) É direito do médico.
(2) É vedado ao médico.

( ) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

( ) Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
Alternativas
Q2560164 Medicina
A epidemiologia analítica visa à investigação, em escala individual, dos fatores componentes da população e, assim, lança mão da análise variacional daqueles em cada um dos indivíduos que formam o universo estudado. De acordo com o exposto, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

No intuito de testar as hipóteses levantadas, com base em dados relacionados à ocorrência do fenômeno, o estudo epidemiológico analítico _______________________, por exemplo, verifica, basicamente, o risco de indivíduos expostos e de indivíduos não expostos a um fenômeno desenvolverem a moléstia em estudo.
Alternativas
Q2560165 Medicina
 Exercer a gestão do SUS, no âmbito nacional, promover as condições e incentivar o gestor estadual com vistas ao desenvolvimento dos sistemas municipais, de modo a conformar o SUS-Estadual; fomentar a harmonização, a integração e a modernização dos sistemas estaduais compondo, assim, o SUS-Nacional e exercer as funções de normalização e de coordenação no que se refere à gestão nacional do SUS são responsabilidades de qual esfera do poder público? 
Alternativas
Q2560166 Medicina
O funcionamento do SUS faz com que a área da saúde esteja entre as mais democráticas, pois, além de comportar alto grau de participação social, sua gestão é um dos modelos de descentralização com maior êxito nos serviços públicos brasileiros. A respeito do funcionamento do SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composta paritariamente por representação do Ministério da Saúde.

( ) Os gestores do SUS são os representantes dos três níveis do governo.

( ) A rede do SUS é organizada de forma regionalizada e com nível de complexidade crescente.
Alternativas
Q2560169 Medicina
Certos sinais e sintomas em pacientes com queixas de cefaleia indicam avaliação complementar e/ou encaminhamento para o neurologista ou emergência clínica pela possibilidade de causa estrutural subjacente. Entre os sinais e sintomas abaixo, assinalar a alternativa que NÃO representa sinal ou sintoma de alarme:
Alternativas
Q2560170 Medicina
Diarreia é definida como uma diminuição na consistência das fezes com evacuações amolecidas ou líquidas e/ou um aumento da sua frequência para 3 ou mais evacuações em 24 horas acompanhadas ou não por febre ou vômitos. Nas crianças, a maior preocupação está no grau de desidratação que a diarreia pode causar, o qual reflete a gravidade da doença. Com relação aos sinais e aos sintomas (parâmetros) que podem indicar um grau de desidratação mais grave (grau C), assinalar a alternativa que melhor corresponde a esse grau de gravidade:
Alternativas
Q2560171 Medicina
O herpes simples é infecção comum, de distribuição universal, causada por dois tipos de DNA-vírus, Herpesvirus hominis, da família Herpesviridae. Com relação ao herpes simples, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560172 Medicina
A observação do muco cervical é um método contraceptivo natural em que: na primeira fase do ciclo, o muco torna-se transparente e elástico à medida que se aproxima da ovulação, período em que atinge o máximo de transparência e elasticidade (ação estrogênica), causando sensação de umidade na vulva; na segunda fase do ciclo, o muco se torna grumoso e esbranquiçado (ação progestogênica). As relações sexuais devem ser evitadas nos dias em que houver muco cristalino e por mais quatro dias após o último dia de muco com esse aspecto. Esse método contraceptivo natural pode ser chamado de:
Alternativas
Q2560173 Medicina
A respeito dos achados clínicos da bronquiolite ao realizar o exame dos pulmões, analisar os itens abaixo:

I. Costuma evidenciar a fase expiratória prolongada associada a sibilos difusos.

II. Os estertores subcrepitantes difusos no fim da expiração e no início da inspiração são achados que excluem o diagnóstico de bronquiolite.

III. Os pulmões geralmente se mostram hiperinsuflados com incursões superficiais e, se a obstrução for grave, o murmúrio respiratório pode ser quase inaudível.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2560174 Medicina
O impetigo é uma infecção cutânea superficial bastante comum, sobretudo na infância, e muito contagiosa. Classicamente, divide-se em forma bolhosa e não bolhosa. Com relação ao impetigo, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560307 Medicina
A prevalência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é significativa aos 45 anos e aumenta com a idade. No Brasil, de acordo com dados do VIGITEL 2019, a prevalência de DM2 vai de 7,4% em indivíduos com idade entre 45 anos e 54 anos; a 17,3% em indivíduos com idade entre 55 anos e 64 anos; e a 23% em indivíduos com idade acima dos 65 anos. Com relação ao diagnóstico e rastreamento de DM2, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560308 Medicina
A hipertensão arterial (HA) é uma condição habitualmente assintomática. Por isso, deve ser avaliada em todo atendimento médico e em programas estruturados de triagem populacional. Com relação ao diagnóstico da doença hipertensiva, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560309 Medicina
Paciente mulher, 35 anos, comparece em consulta médica sintomática, com resultado de exames para serem avaliados: TSH 0,1 (VR 0,4 – 4,0); T4 livre 1,52 (VR 0,7 – 1,48); anticorpo anti-tireoperoxidase (Anti TPO) positivo e anticorpo anti-receptor de TSH (Anti TRAb) positivo. O provável diagnóstico é:
Alternativas
Q2560310 Medicina
A respeito do trabalho do médico de família e comunidade na saúde pública, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) O foco do médico de família e comunidade é a prevenção quaternária, ou seja, primeiro a promoção da saúde. Portanto, não lhe cabe o atendimento de situações agudas.

( ) O médico de família e comunidade deve saber quais são as situações que comumente levam à consulta na prática geral; porém, não precisa ser um conhecedor de doenças pouco frequentes, mesmo que acometam significativamente a população sob seus cuidados (por exemplo, se o lúpus eritematoso sistêmico for uma doença prevalente em sua população, ele não precisa saber a respeito dessa patologia, deve encaminhar o paciente a um reumatologista).

( ) O médico de família e comunidade trabalha na construção da rede social mediante participação intersetorial como forma de promover cidadania. Para tanto, deve conhecer o território no qual está inserido, os recursos e as instituições da comunidade, bem como saber utilizar as referências do sistema de saúde e os benefícios sociais. 
Alternativas
Q2560311 Medicina
O diagnóstico da bacteriúria assintomática é firmado pela urocultura (≥ 100 mil ou mais colônias por mL de urina coletada por jato médio) em gestantes sem sintomas urinários. Com relação a quadros de bacteriúria e cistite em gestantes, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560312 Medicina
Asma é uma doença heterogênea, geralmente caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas. É definida pela história de sintomas respiratórios, como sibilância, dispneia, constrição torácica e tosse, que variam ao longo do tempo, em conjunto com a limitação variável do fluxo aéreo expiratório. Depois de caracterizado o diagnóstico, deve-se estabelecer o padrão de gravidade da asma por meio da avaliação da frequência e da intensidade dos sintomas do comprometimento funcional, da presença de sinais de gravidade e de risco de fatalidade e, assim, determinar o tratamento. Com relação à asma e ao seu tratamento, analisar os itens abaixo:

I. Nos últimos anos, houve mudança no paradigma de tratamento da exacerbação da asma, sendo que as evidências mostraram a necessidade de iniciar ou aumentar o corticoide inalatório, mesmo nos casos leves ou moderados.

II. O uso isolado dos broncodilatadores agonistas β2 inalatórios de ação curta se associa a piores desfechos.

III. No tratamento de crianças, o resultado de quintuplicar a dose de corticoide inalatório em crise de asma demonstrou-se benéfico, sendo uma das recomendações atuais no caso de exacerbações nesse grupo.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2560313 Medicina
A atividade física é definida como qualquer movimento produzido pelo músculo esquelético que requeira gasto energético. Para os indivíduos com diabetes mellitus (DM), o exercício físico adequadamente orientado e praticado proporciona benefícios significativos, constituindo ferramenta imprescindível para o manejo metabólico. Com relação aos exercícios físicos orientados para pacientes com pré-DM e DM2, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560314 Medicina
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é composta pelos medicamentos considerados básicos para atender à maior parte dos problemas de saúde da população. Ela deve ser periodicamente revisada e alterada se for preciso, levando em consideração o perfil de adoecimento do país. Sobre as partes que compõem o RENAME, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560315 Medicina
A respeito dos testes da triagem neonatal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Teste do Pezinho: é capaz de diagnosticar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e fibrose cística.

( ) Teste do Olhinho: também chamado de teste do reflexo vermelho, detecta obstruções no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito, entre outras alterações oculares.

( ) Teste de Apgar: realizado preferencialmente entre 24 e 48 horas após o nascimento para medir a oxigenação do sangue do recém-nascido, com o auxílio de um oxímetro.
Alternativas
Q2560316 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, sobre a atenção ao pré-natal de baixo risco, sobre a palpação obstétrica, analisar a sentença abaixo:

Deve ser realizada antes da medida da altura uterina (1ª parte). Deve iniciar-se pela delimitação do fundo uterino, bem como de todo o contorno da superfície uterina (este procedimento reduz o risco de erro da medida da altura uterina) (2ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: D
7: C
8: B
9: C
10: B
11: B
12: A
13: D
14: B
15: B
16: A
17: B
18: B
19: A
20: B