Questões de Concurso Público FEAS de Curitiba - PR 2024 para Médico de Família e Comunidade (20h - 40h)
Foram encontradas 24 questões
(1) É direito do médico.
(2) É vedado ao médico.
( ) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
( ) Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
No intuito de testar as hipóteses levantadas, com base em dados relacionados à ocorrência do fenômeno, o estudo epidemiológico analítico _______________________, por exemplo, verifica, basicamente, o risco de indivíduos expostos e de indivíduos não expostos a um fenômeno desenvolverem a moléstia em estudo.
( ) A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composta paritariamente por representação do Ministério da Saúde.
( ) Os gestores do SUS são os representantes dos três níveis do governo.
( ) A rede do SUS é organizada de forma regionalizada e com nível de complexidade crescente.
I. Costuma evidenciar a fase expiratória prolongada associada a sibilos difusos.
II. Os estertores subcrepitantes difusos no fim da expiração e no início da inspiração são achados que excluem o diagnóstico de bronquiolite.
III. Os pulmões geralmente se mostram hiperinsuflados com incursões superficiais e, se a obstrução for grave, o murmúrio respiratório pode ser quase inaudível.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) O foco do médico de família e comunidade é a prevenção quaternária, ou seja, primeiro a promoção da saúde. Portanto, não lhe cabe o atendimento de situações agudas.
( ) O médico de família e comunidade deve saber quais são as situações que comumente levam à consulta na prática geral; porém, não precisa ser um conhecedor de doenças pouco frequentes, mesmo que acometam significativamente a população sob seus cuidados (por exemplo, se o lúpus eritematoso sistêmico for uma doença prevalente em sua população, ele não precisa saber a respeito dessa patologia, deve encaminhar o paciente a um reumatologista).
( ) O médico de família e comunidade trabalha na construção da rede social mediante participação intersetorial como forma de promover cidadania. Para tanto, deve conhecer o território no qual está inserido, os recursos e as instituições da comunidade, bem como saber utilizar as referências do sistema de saúde e os benefícios sociais.
I. Nos últimos anos, houve mudança no paradigma de tratamento da exacerbação da asma, sendo que as evidências mostraram a necessidade de iniciar ou aumentar o corticoide inalatório, mesmo nos casos leves ou moderados.
II. O uso isolado dos broncodilatadores agonistas β2 inalatórios de ação curta se associa a piores desfechos.
III. No tratamento de crianças, o resultado de quintuplicar a dose de corticoide inalatório em crise de asma demonstrou-se benéfico, sendo uma das recomendações atuais no caso de exacerbações nesse grupo.
Estão CORRETOS:
( ) Teste do Pezinho: é capaz de diagnosticar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e fibrose cística.
( ) Teste do Olhinho: também chamado de teste do reflexo vermelho, detecta obstruções no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito, entre outras alterações oculares.
( ) Teste de Apgar: realizado preferencialmente entre 24 e 48 horas após o nascimento para medir a oxigenação do sangue do recém-nascido, com o auxílio de um oxímetro.
Deve ser realizada antes da medida da altura uterina (1ª parte). Deve iniciar-se pela delimitação do fundo uterino, bem como de todo o contorno da superfície uterina (este procedimento reduz o risco de erro da medida da altura uterina) (2ª parte).
A sentença está: