Questões de Concurso Público FEAS de Curitiba - PR 2024 para Médico de Família e Comunidade (20h - 40h)

Foram encontradas 2 questões

Q2560173 Medicina
A respeito dos achados clínicos da bronquiolite ao realizar o exame dos pulmões, analisar os itens abaixo:

I. Costuma evidenciar a fase expiratória prolongada associada a sibilos difusos.

II. Os estertores subcrepitantes difusos no fim da expiração e no início da inspiração são achados que excluem o diagnóstico de bronquiolite.

III. Os pulmões geralmente se mostram hiperinsuflados com incursões superficiais e, se a obstrução for grave, o murmúrio respiratório pode ser quase inaudível.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2560312 Medicina
Asma é uma doença heterogênea, geralmente caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas. É definida pela história de sintomas respiratórios, como sibilância, dispneia, constrição torácica e tosse, que variam ao longo do tempo, em conjunto com a limitação variável do fluxo aéreo expiratório. Depois de caracterizado o diagnóstico, deve-se estabelecer o padrão de gravidade da asma por meio da avaliação da frequência e da intensidade dos sintomas do comprometimento funcional, da presença de sinais de gravidade e de risco de fatalidade e, assim, determinar o tratamento. Com relação à asma e ao seu tratamento, analisar os itens abaixo:

I. Nos últimos anos, houve mudança no paradigma de tratamento da exacerbação da asma, sendo que as evidências mostraram a necessidade de iniciar ou aumentar o corticoide inalatório, mesmo nos casos leves ou moderados.

II. O uso isolado dos broncodilatadores agonistas β2 inalatórios de ação curta se associa a piores desfechos.

III. No tratamento de crianças, o resultado de quintuplicar a dose de corticoide inalatório em crise de asma demonstrou-se benéfico, sendo uma das recomendações atuais no caso de exacerbações nesse grupo.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A