Questões de Concurso Público FEAS de Curitiba - PR 2024 para Médico

Foram encontradas 28 questões

Q2558686 Medicina
As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores. Conforme o Decreto nº 7.508/2011, os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde, EXCETO:
Alternativas
Q2558688 Medicina
Conforme o Código de Ética de Medicina, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) É direito do médico.
(2) É vedado ao médico.

( ) Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

( ) Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
Alternativas
Q2558689 Medicina
Sobre o controle epidemiológico, fundamentando-se na Lei Municipal nº 9.000/1996 — Código de Saúde de Curitiba, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) É facultativa a notificação obrigatória de qualquer suspeita de doenças transmissíveis.

( ) Frente à ocorrência de epidemia, caberá ao Prefeito Municipal a adoção de todas as medidas de controle pertinentes.

( ) Os estabelecimentos de ensino que congreguem crianças, creches e estabelecimentos congêneres não exigirão, no momento da matrícula anual, a apresentação do comprovante de imunização. 
Alternativas
Q2558693 Medicina
Quanto aos objetivos que fundamentam as políticas de saúde pública no Brasil, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558694 Medicina
A epidemiologia analítica visa à investigação, em escala individual, dos fatores componentes da população e, assim, lança mão da análise variacional daqueles em cada um dos indivíduos que formam o universo estudado. De acordo com o exposto, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

No intuito de testar as hipóteses levantadas, com base em dados relacionados à ocorrência do fenômeno, o estudo epidemiológico analítico _______________________, por exemplo, verifica, basicamente, o risco de indivíduos expostos e de indivíduos não expostos a um fenômeno desenvolverem a moléstia em estudo.
Alternativas
Q2558695 Medicina
Exercer a gestão do SUS, no âmbito nacional, promover as condições e incentivar o gestor estadual com vistas ao desenvolvimento dos sistemas municipais, de modo a conformar o SUS-Estadual; fomentar a harmonização, a integração e a modernização dos sistemas estaduais compondo, assim, o SUS-Nacional e exercer as funções de normalização e de coordenação no que se refere à gestão nacional do SUS são responsabilidades de qual esfera do poder público? 
Alternativas
Q2558696 Medicina
O funcionamento do SUS faz com que a área da saúde esteja entre as mais democráticas, pois, além de comportar alto grau de participação social, sua gestão é um dos modelos de descentralização com maior êxito nos serviços públicos brasileiros. A respeito do funcionamento do SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) é composta paritariamente por representação do Ministério da Saúde.

( ) Os gestores do SUS são os representantes dos três níveis do governo.

( ) A rede do SUS é organizada de forma regionalizada e com nível de complexidade crescente.
Alternativas
Q2558697 Medicina
Não é novidade que o ensino em saúde carrega consigo várias marcas do flexnerianismo. Entre elas, podem-se considerar alguns problemas pedagógicos, como a compartimentalização do ensino, o método didático baseado na transmissão vertical do conhecimento e a especialização precoce. Um resultado indesejado da falta de capacitação didática pode ser a ausência de debates, interesse ou consenso para a construção de um projeto político-pedagógico claro, o que favorece (e reforça) o acúmulo de contradições entre o ensino ideal e o real, como:

I. A existência de grades curriculares baseadas em disciplinas como créditos a serem somados e desvinculados entre si.

II. Os sistemas de avaliação com base na memorização (sem que se avaliem habilidades técnico-práticas ou de relação profissional-paciente).

III. A inexistência de bons textos didáticos em algumas áreas, apesar da proliferação de vários artigos mais complexos e específicos sobre o mesmo assunto.

IV. A valorização do ensino passivo, com base na transmissão do saber professor-estudante, e não na construção do conhecimento com o próprio estudante como protagonista.


Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2558699 Medicina
O herpes simples é infecção comum, de distribuição universal, causada por dois tipos de DNA-vírus, Herpesvirus hominis, da família Herpesviridae. Com relação ao herpes simples, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558700 Medicina
Diarreia é definida como uma diminuição na consistência das fezes com evacuações amolecidas ou líquidas e/ou um aumento da sua frequência para 3 ou mais evacuações em 24 horas acompanhadas ou não por febre ou vômitos. Nas crianças, a maior preocupação está no grau de desidratação que a diarreia pode causar, o qual reflete a gravidade da doença. Com relação aos sinais e aos sintomas (parâmetros) que podem indicar um grau de desidratação mais grave (grau C), assinalar a alternativa que melhor corresponde a esse grau de gravidade:
Alternativas
Q2558701 Medicina
A prevalência de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é significativa aos 45 anos e aumenta com a idade. No Brasil, de acordo com dados do VIGITEL 2019, a prevalência de DM2 vai de 7,4% em indivíduos com idade entre 45 anos e 54 anos; a 17,3% em indivíduos com idade entre 55 anos e 64 anos; e a 23% em indivíduos com idade acima dos 65 anos. Com relação ao diagnóstico e rastreamento de DM2, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558702 Medicina
A observação do muco cervical é um método contraceptivo natural em que: na primeira fase do ciclo, o muco torna-se transparente e elástico à medida que se aproxima da ovulação, período em que atinge o máximo de transparência e elasticidade (ação estrogênica), causando sensação de umidade na vulva; na segunda fase do ciclo, o muco se torna grumoso e esbranquiçado (ação progestogênica). As relações sexuais devem ser evitadas nos dias em que houver muco cristalino e por mais quatro dias após o último dia de muco com esse aspecto. Esse método contraceptivo natural pode ser chamado de:
Alternativas
Q2558703 Medicina
A hipertensão arterial (HA) é uma condição habitualmente assintomática. Por isso, deve ser avaliada em todo atendimento médico e em programas estruturados de triagem populacional. Com relação ao diagnóstico da doença hipertensiva, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558704 Medicina
A respeito dos achados clínicos da bronquiolite ao realizar o exame dos pulmões, analisar os itens abaixo:

I. Costuma evidenciar a fase expiratória prolongada associada a sibilos difusos.
II. Os estertores subcrepitantes difusos no fim da expiração e no início da inspiração são achados que excluem o diagnóstico de bronquiolite.
III. Os pulmões geralmente se mostram hiperinsuflados com incursões superficiais e, se a obstrução for grave, o murmúrio respiratório pode ser quase inaudível.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2558705 Medicina
Paciente de 23 anos comparece em consulta na APS com queixas de olho direito vermelho, irritação ocular, secreção e fotofobia há três dias. Há dois dias, iniciou com dor ocular profunda e diminuição da acuidade visual (verificada e confirmada pelo teste de Snellen). Nega trauma ocular. Com relação ao quadro desse paciente, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558706 Medicina
 A gestação consiste em condição diabetogênica, uma vez que a placenta produz hormônios hiperglicemiantes e enzimas placentárias que degradam a insulina, com consequente aumento compensatório na produção de insulina e na resistência à insulina, podendo evoluir com disfunção das células β. O diabetes mellitus gestacional (DMG) trata-se de uma intolerância a carboidratos de gravidade variável, que se inicia durante a gestação atual, sem ter previamente preenchido os critérios diagnósticos de diabetes mellitus (DM). Com relação ao DMG, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558707 Medicina
A maioria dos pacientes com doença renal crônica (DRC) evolui com declínio da taxa de filtração glomerular (TFG), e a doença pode permanecer assintomática até atingir o estágio 4. Entretanto, a velocidade de progressão da DRC pode ser reduzida e, para isso, tem sido proposto seu diagnóstico precoce. Com relação ao estágio da DRC, considera-se estágio 5, em que ocorre falência renal e, muitas vezes, necessidade de diálise renal, quando a TFG está:
Alternativas
Q2558708 Medicina
Diversos medicamentos podem interferir na função tireoidiana, no transporte dos hormônios ou até mesmo na absorção de tiroxina por diversos mecanismos. Quanto ao mecanismo com o qual a medicação pode interferir na função tireoidiana, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2558709 Medicina
O tratamento medicamentoso para hipertensão arterial é composto de diversas classes de medicamentos. Com relação aos efeitos colaterais gerais de cada classe, assinalar a alternativa que contém o efeito colateral mais comumente relacionado à classe dos bloqueadores de canais de cálcio:
Alternativas
Q2558710 Medicina
Em relação aos fenótipos clínicos típicos das síndromes exantemáticas e/ou febris e às respectivas doenças, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Febre, tosse, coriza, conjuntivite com fotofobia, enantema (lesões eritematosas com máculas brancoazuladas centrais, na mucosa jugal ao nível dos prémolares) e exantema maculopapular, após 2-4 dias de intensificação dos sintomas, iniciando-se pela fronte (na linha de implantação capilar), região retroauricular e na porção superior do pescoço, expandindo-se inferiormente para tronco e extremidades, podendo atingir palmas e plantas em até 50% dos casos.

(2) Pródromos de febre aguda, mal-estar, anorexia, dor de cabeça, seguidos por exantema — máculas eritematosas intensamente pruriginosas, que evoluem para vesículas repletas de fluido claro que se tornam umbilicadas e se rompem, formando crostas. Há lesões em vários estágios de evolução.

(3) Doença leve, dificilmente distinguível de outras infecções virais, caracterizada por febre baixa, dor de garganta, cefaleia, mal-estar, anorexia, linfadenopatia (principalmente suboccipital, retroauricular e cervical anterior) e um exantema (pequenas máculas rosadas coalescentes), iniciando-se no pescoço e na face e espalhando-se centrifugamente para tronco e extremidades, onde aparece como máculas discretas.

(4) Febre alta que dura por uma a duas semanas, acompanhada de alterações em extremidades (eritema de palmas e plantas, edema de mãos e pés), exantema polimorfo, conjuntivite bilateral sem exsudato, alterações em lábios e cavidade oral (eritema, língua em framboesa, fissuras labiais), linfonodomegalia cervical (>1,5cm de diâmetro), usualmente unilateral.

(5) Faringite (tonsilite exsudativa), febre periódica/recorrente, estomatite aftosa, mal-estar e linfonodomegalia cervical.

( ) Doença de Kawasaki.
( ) Varicela.
( ) Sarampo.
( ) Rubéola.
( ) PFAPA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: C
6: A
7: A
8: D
9: C
10: D
11: B
12: B
13: A
14: C
15: D
16: B
17: A
18: C
19: A
20: B