Questões de Concurso Público Prefeitura de Chapecó - SC 2024 para Agente de Combate às Endemias
Foram encontradas 9 questões
O Sistema Informatizado de Eventos Adversos Pós-Vacinais (SI-EAPV) tem permitido uma análise mais rápida e contemplado maior número de variáveis quanto à reatogenicidade dos produtos usados pelo Programa Nacional de Imunizações. Em relação aos objetivos desse sistema, analisar os itens.
I. Identificar os eventos adversos pós-vacinação.
II. Promover uma investigação capaz de estabelecer ou descartar a relação de causalidade com a vacina.
III. Fornecer dados que possibilitem uma avaliação descritiva e/ou analítica da ocorrência dos eventos adversos.
IV. Notificar casos agregados, constituindo uma situação epidêmica, de doenças que não constem na lista de notificação compulsória.
Está CORRETO o que se afirma:
Considerando-se a vigilância em saúde, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Vigilância epidemiológica.
(2) Vigilância sanitária.
(3) Vigilância ambiental.
(4) Vigilância em saúde do trabalhador.
( ) Conhecimento, detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do ambiente que possam interferir na saúde humana.
( ) Reconhece as doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.
( ) Conjunto de atividades destinadas à promoção, à proteção, à recuperação e à reabilitação da saúde de pessoas submetidas aos riscos e aos agravos advindos das condições de trabalho.
( ) Controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.
Considerando-se o modelo multicausal da epidemiologia, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Epidemiologia descritiva.
(2) Epidemiologia analítica.
(3) Notificação compulsória.
( ) Examina a existência entre uma condição e a ocorrência de uma doença.
( ) Comunicação obrigatória à autoridade de saúde.
( ) Estuda a distribuição das doenças ou condições relacionadas à saúde.
Entre as opções a seguir, qual grupo populacional NÃO está entre os prioritários nas ações para lidar com a epidemia concentrada de tuberculose no Brasil, por não ser um dos grupos de maior vulnerabilidade?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida composta que avalia o desenvolvimento de um país. Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH considera as seguintes dimensões essenciais para o bem-estar humano:
Determinadas características físicas auxiliam na identificação do agente transmissor da dengue, o mosquito do gênero Aedes. Sendo elas:
Conforme dados do Ministério da Saúde, no ano de 2022, foram registrados no Brasil 174 óbitos causados por leishmaniose visceral. Sobre a doença, analisar os itens.
I. Pessoas que estiveram em áreas de ocorrência atual da doença e apresentam aumento de baço e fígado são casos suspeitos.
II. Um método de combate ao inseto transmissor do protozoário causador da doença se dá por meio da higiene ambiental.
III. A leishmania é transmitida aos seres humanos e a outros mamíferos por insetos vetores ou transmissores, conhecidos como barbeiros.
Está CORRETO o que se afirma:
No Brasil, cerca de 17 vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS, sendo ofertadas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. São doenças preveníveis por vacina, disponibilizadas pelo SUS:
Para a notificação de casos em vigilância epidemiológica, são utilizados instrumentos de coleta de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). São eles:
I. Ficha Individual de Notificação.
II. Ficha Individual de Investigação.
III. Ficha de Controle de Vetores.
Está CORRETO o que se afirma: