Questões de Concurso Público Prefeitura de Itaiópolis - SC 2024 para Sanitarista

Foram encontradas 11 questões

Q2572894 Saúde Pública
Considerando-se a Lei nº 8.080/1990 — Lei Orgânica da Saúde, sobre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. ( ) Formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos social e sanitário, vigilância de determinadas doenças e estabelecer acesso igualitário exclusivamente para pessoas de baixa renda aos serviços de saúde. ( ) Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Alternativas
Q2572902 Saúde Pública
Sobre as competências cabíveis à atenção primária à saúde no Brasil, analisar os itens.
I. Atuar na prevenção e promoção de saúde. II. Diagnosticar, tratar e reabilitar. III. Acolher usuários e servir como “porta de entrada” para o SUS. IV. Auxiliar a autonomia do indivíduo diante de seu processo de cura e reestabelecimento.
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2572904 Saúde Pública
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. A divulgação de relatório ilustra a importância de um Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação. Na aplicação do Plano de Contingência de Inundação serão, portanto, realizadas atividades específicas a serem implementadas em quatro níveis: nível zero, nível de resposta I, nível de resposta II e nível de resposta III. Sobre estes níveis, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Nível zero: emergência expandida. ( ) Nível de resposta I: monitoramento de eventos. ( ) Nível de resposta II: emergência localizada. ( ) Nível de reposta III: emergência nacional.
Alternativas
Q2572905 Saúde Pública
Em Epidemiologia, o termo “variável” refere-se a características da população (ou do ambiente) foco da análise. São valores — numéricos ou não numéricos — que variam de acordo com as categorias de cada unidade de análise. Com base no exposto, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Variável quantitativa discreta. (2) Variável quantitativa contínua. (3) Variável qualitativa nominal. (4) Variável qualitativa ordinal.
( ) Não existe ordenação da categoria. ( ) Admite valor fracionado. ( ) Ensino Fundamental, Ensino Médio, graduação e pósgraduação são exemplos desta variável. ( ) Assume valores absolutos. Por exemplo, número de pessoas, número de filhos.
Alternativas
Q2572906 Saúde Pública
As medidas de prevenção e controle da leptospirose devem ser direcionadas aos reservatórios (roedores e outros animais), à melhoria das condições de proteção dos trabalhadores expostos e das condições higiênico-sanitárias da população e às medidas corretivas sobre o meio ambiente, diminuindo sua capacidade de suporte para a instalação e proliferação de roedores.
Imagem associada para resolução da questão

A respeito das medidas de prevenção da leptospirose, analisar os itens.
I. Cuidados com a água para consumo humano, garantia da utilização de água potável, filtrada, fervida ou clorada para consumo, haja vista serem comuns quebras na canalização durante as enchentes. II. Recomenda-se retirar a lama (sempre com a proteção de luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o a seguir com uma solução de hipoclorito de sódio. III. O Sinan Net tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo.
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2572907 Saúde Pública
A malária é uma doença infecciosa febril aguda cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por fêmeas dos mosquitos pertencentes ao gênero Anopheles. No Brasil, a magnitude da malária está relacionada à elevada incidência da doença na região amazônica e à sua gravidade clínica potencial. A doença causa perdas sociais e econômicas consideráveis na população de risco, principalmente a que vive em condições precárias de habitação e saneamento. A respeito do ciclo de vida do agente etiológico, o protozoário pertencente ao gênero Plasmodium, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2572909 Saúde Pública
Araneísmo é o acidente causado pela inoculação de toxinas por intermédio do aparelho inoculador (quelíceras) de aranhas, que pode determinar alterações locais e sistêmicas. As aranhas de interesse médico no Brasil são representadas pelos gêneros:
I. Loxosceles. II. Latrodectus. III. Theraphosa.
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2572910 Saúde Pública
O SUS conta com múltiplas fontes de financiamento, além da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e dos recursos dos tributos PIS/COFINS, visto que estados e municípios respondem por 43% do financiamento, empregando seus tributos como parcela dos recursos das transferências obrigatórias. A idade como fator determinante para o aumento dos gastos em saúde gerou um debate entre estudiosos, e foram desenvolvidas três hipóteses: expansão, compressão e equilíbrio dinâmico. Com base nas hipóteses apresentadas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente. 
(1) Expansão. (2) Compressão. (3) Equilíbrio Dinâmico.
( ) Assume que o aumento da expectativa de vida ocorre por conta de mudanças nos padrões de doenças — em decorrência de hábitos mais saudáveis e da cura de algumas doenças crônicas — que têm como consequência o adiamento da morbidez. ( ) Alega que, com o avanço das técnicas da medicina, a fatalidade de doenças degenerativas é prorrogada, enquanto o quadro de doenças permanece praticamente o mesmo. ( ) Assume que os anos vividos em morbidez são adiados e ocorre uma queda na taxa de mortalidade. Ou seja, com o aumento da expectativa de vida, os anos vividos com saúde aumentam, enquanto os de morbidez permanecem constantes.
Alternativas
Q2572911 Saúde Pública
Em saúde, a informação é o esteio para a gestão dos serviços, pois orienta a implantação, acompanhamento e avaliação dos modelos de atenção à saúde e das ações de prevenção e controle de doenças. Entre os sistemas nacionais de informação em saúde existentes, alguns se destacam em razão de sua maior relevância para a Vigilância Epidemiológica, como o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). A entrada de dados no Sinan é feita mediante a utilização de alguns formulários padronizados. As fichas de notificação devem ser utilizadas para:
I. Notificação individual de casos suspeitos e/ou confirmados dos agravos de notificação compulsória. II. Notificação individual de casos suspeitos e/ou confirmados dos agravos de interesse nacional. III. Notificação de casos suspeitos e/ou confirmados dos agravos de interesse estadual e municipal.
Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q2572912 Saúde Pública
A avaliação de contatos visa à identificação precoce dos indivíduos com tuberculose (TB) e das pessoas recéminfectadas pelo bacilo entre os contatos de uma pessoa com tuberculose. O controle de contatos é realizado fundamentalmente pela atenção primária, inclusive nas situações em que o caso-índice esteja em acompanhamento clínico em serviços de referência. Com relação à investigação de contatos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Caso-índice: é o caso infectante, não necessariamente o primeiro caso identificado. A quantificação da exposição de risco é variável. A avaliação do risco de infecção deve ser individualizada, considerando-se a forma da doença do caso-fonte, o ambiente e o tempo de exposição. ( ) Caso-índice: é a pessoa inicialmente identificada com TB em um ambiente em que outras pessoas possam ter sido expostas. É o caso em torno do qual a avaliação de contato é centrada, embora nem sempre corresponda ao caso-fonte (caso infectante). ( ) Contato: toda pessoa que foi exposta ao caso-índice ou ao caso-fonte, no momento da descoberta do caso de TB. Esse convívio pode ocorrer em casa, ambientes de trabalho, instituições de longa permanência, escolas, entre outros.
Alternativas
Q2572913 Saúde Pública
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, incluindo o Brasil, sendo uma importante suspeita em pacientes que apresentam quadro febril agudo. No Brasil, as evidências científicas, até o momento, comprovam que a transmissão do DENV ao ser humano ocorre pela picada de fêmeas infectadas da espécie Aedes aegypti. Na vigilância entomológica, há diferentes metodologias para levantamento de acordo com as diferentes fases de vida deste vetor. Sobre os indicadores das fases de vida do Aedes aegypti, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Fase de larva (Índice de Infestação Predial – IIP, Índice de Tipo de Recipientes – ITR e Índice de Breteau – IB), obtido pelo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegytpi (LIRAa) ou LIA (Levantamento de Índice Amostral). ( ) Fase de ovo (Índice de Positividade de Ovo – IPO e Índice de Densidade de Ovo – IDO com as armadilhas ovitrampas). ( ) Fase de adulto (Índice de densidade de mosquitos nas residências, Índice de positividade de armadilhas e Índice de densidade de mosquitos em armadilhas).
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: B
6: A
7: B
8: A
9: D
10: A
11: A