Questões de Concurso Público Prefeitura de Maripá - PR 2024 para Agente de Endemias

Foram encontradas 12 questões

Q3310247 Saúde Pública
Por lei, desde 2014 é proibido fumar cigarros e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados. Assinalar a alternativa que NÃO apresenta uma das consequências dessa proibição.
Alternativas
Q3310399 Saúde Pública
A Resolução nº 588/2018 – Política Nacional de Vigilância em Saúde tem como princípios, EXCETO:
Alternativas
Q3310400 Saúde Pública
O Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas reconhece que o uso de drogas é um problema de saúde pública e que as ações de prevenção devem ser relacionadas a uma abordagem:
Alternativas
Q3310402 Saúde Pública
Considerando o fato de endemias, epidemias e pandemias serem evitáveis com manejo e controle apropriados, conforme demanda de cada doença ou agravo, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Esquistossomose. (2) Chagas. (3) Cólera

( ) Prevenção/Controle: evitar contato com águas que possuam cercarias liberadas por hospedeiros intermediários, os caramujos.

( ) Prevenção/Controle: fortalecimento de vigilância em áreas consideradas de risco, a fim de impedir a introdução de Triatoma infestans em vetores da doença.

( ) Prevenção/Controle: executar a higiene adequada das mãos com água e sabão antes de comer, preparar alimentos e após usar o banheiro.

( ) Prevenção/Controle: dificultar ou impedir a proliferação de barbeiros nas residências. 
Alternativas
Q3310403 Saúde Pública
Considerando-se as etapas cruciais da prática em Vigilância em Saúde Ambiental, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Elementos como: mapeamento da situação do saneamento ambiental e dos recursos hídricos, das fontes de poluição atmosférica e de qualidade do ar, assim como o diagnóstico do abastecimento de água, exemplificam a etapa de ________ na visão da Vigilância em Saúde Ambiental. 
Alternativas
Q3310405 Saúde Pública
Conceitualmente, pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, com potencial de espalhar-se por um ou mais continentes ou por todo o mundo. Assinalar a alternativa que NÃO corresponde a um exemplo de pandemia.
Alternativas
Q3310408 Saúde Pública
Em relação à vigilância da coqueluche em situação de surto ou epidemia, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3310410 Saúde Pública
Dados publicados pelo Ministério da Saúde em maio discorrem que, naquele ano, haviam sido notificados dois casos de raiva humana, sendo o 1º caso no município de Mantena/MG, transmitido por um bovino infectado com uma variante de um morcego, e o 2º caso notificado em Cariús/CE, um homem de 34 anos agredido por um primata não humano. Sobre a doença referida, analisar os itens.

I. A vacina antirrábica canina e felina é disponibilizada de forma gratuita no SUS em campanhas de vacinação e em demandas de rotina.

II. Entre as manifestações mais graves da raiva em humanos destacam-se delírios, febres, espasmos musculares involuntários e convulsões.

III. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave.


Está CORRETO o que se afirmaÇ
Alternativas
Q3310411 Saúde Pública

A imagem a seguir se refere a qual método de prevenção à dengue? 


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3310413 Saúde Pública
A qualidade de vida em um contexto de bem-estar e integralidade ambiental está associada ao acesso ao saneamento básico, pois diversas doenças podem ser contraídas ao se ingerir água ou alimento contaminado com o micro-organismo patogênico. Entre as alternativas a seguir, qual NÃO apresenta um micro-organismo causador de doença, caso ingerido da forma descrita no enunciado?
Alternativas
Q3310414 Saúde Pública
A respeito de reservatórios animais de doenças, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Diversos mamíferos são reservatórios do parasito Trypanosoma cruzi, incluindo gambás e tatus.

( ) Roedores como ratos, ratazanas e camundongos são reservatórios de bactérias que causam raiva canina.

( ) Triatomíneos são reservatórios do parasito causador da doença de chagas.
Alternativas
Q3310416 Saúde Pública
Em relação à hanseníase, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: C
6: C
7: D
8: D
9: A
10: A
11: C
12: D