Questões de Concurso Público Prefeitura de Maripá - PR 2024 para Enfermeiro
Foram encontradas 21 questões
( ) O monitoramento químico é feito por dispositivos, classificado por meio de seis tipos de indicadores químicos (I, II, III, IV, V e VI) e pode ser externo, teste específico ou interno, e tem como objetivo indicar falha no processo. ( ) O monitoramento biológico deve ser feito com indicadores que contenham Bacillus stearothermophilus ou Bacillus atrophaeus, conforme o tipo de material usado no processo, a fim de que se verifique a influência da esterilização. ( ) Os indicadores do monitoramento biológico devem ser utilizados apenas mensalmente e não devem ser utilizados em carga que contenha materiais de implantes.
(1) Respiração de Kussmaul. (2) Respiração de Cheyne-Stokes. (3) Respiração de Biot.
( ) Também chamada de dispneia periódica, corresponde a períodos de respiração lenta e superficial que gradualmente vai se tornando rápida e profunda, alternando períodos de apneia. ( ) Também denominada atáxica, caracteriza-se por ser irregular. ( ) Está associada à acidose metabólica, à cetoacidose diabética e à insuficiência renal com uremia. ( ) É a respiração profunda; sua frequência pode ser rápida, normal ou lenta. Caracteriza-se por inspirações rápidas e amplas, intercaladas por inspirações rápidas com pouca amplitude e curtos períodos de apneia em inspiração e expirações profundas e ruidosas e períodos de apneia expiratória.
I. Destacam-se entre os fatores de risco: prematuridade, asfixia ao nascer, distúrbios neurológicos, atresia de esôfago, hérnia diafragmática, doenças pulmonares crônicas, atresia duodenal, gastrosquise. II. O vômito é a apresentação clássica do refluxo, porém muitos episódios não resultam em êmese. III. O RGE pode ocorrer como distúrbio primário em consequência de incompetência ou relaxamento intermitente do esfíncter esofágico posterior, podendo também ser manifestação de outra doença.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Disfagia é a percepção da dificuldade da passagem do bolo alimentar da boca ao estômago. ( ) Nos distúrbios que envolvem o esôfago, os pacientes percebem a obstrução abaixo da fúrcula, sendo provável que a lesão esteja localizada, especificamente, no esôfago superior, próximo a glote. ( ) A disfagia esofágica pode ter origem neurológica, infecciosa, miopática ou estrutural.
I. A pressão de aspiração não deve ultrapassar 20 a 25cmH2O. II. A ordenha de dreno não está indicada para casos em que haja drenagem de conteúdo hemático com formação de coágulos. III. Instalar o dispositivo com válvula de aspiração na rede de vácuo do painel de gases.
Está CORRETO o que se afirma:
A queimadura de _____________divide-se em superficial, que apresenta bolha rósea, úmida e ________; e profunda, na qual a bolha é esbranquiçada, seca e ________.
A maioria dos traumas torácicos tem repercussão no sistema respiratório, causando problemas ventilatórios e/ou na difusão dos gases. As principais consequências disso são hipóxia, hipercapnia e acidose proveniente ____________________.
O nível de consciência varia conforme a intensidade do trauma, oscilando desde vigília até coma. Para uma avaliação simples e rápida utiliza-se a Escala de Coma de Glasgow (ECG). O escore mínimo é de ___ e máximo de ___.
A monitorização da ________________ consiste em verificar os níveis de pressão existentes dentro da cavidade abdominal. Nesse contexto, alguns fatores são considerados de risco para o aumento da referida pressão, como: traumas abertos ou fechados; cirurgias abdominais; fraturas pélvicas; edemas em vísceras; transplante renal; cirrose; ascite.