Questões de Concurso Público Prefeitura de Maripá - PR 2024 para Médico Generalista (I, II e III)
Foram encontradas 25 questões
I. A identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A formulação de política de saúde destinada a promover a redução de riscos de doenças e de outros agravos, nos campos trabalhistas e previdenciários.
III. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
Está CORRETO o que se afirma:
É direito do médico: Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas ______ e respeitada a legislação vigente.
(Fonte: GIOVANELLA, L., et al.)
(1) Endocardite infecciosa.
(2) Osteomielite.
(3) Meningite.
( ) A vegetação consiste em uma massa de plaquetas, fibrina, microrganismos e escassas células inflamatórias.
( ) A variação hematogênica espontânea pode ocorrer em indivíduos saudáveis, enquanto a disseminação local afeta principalmente pacientes com comorbidades.
( ) O S. pneumoniae constitui a causa mais comum dessa doença em adultos com mais de 20 anos de idade.
I. Úlceras pépticas são as causas mais comuns de hemorragia digestiva baixa.
II. A diarreia é definida como aguda se durar menos de 2 semanas, persistente se durar entre 2 e 4 semanas e crônica se durar mais de 4 semanas.
III. Entre as causas da hiperbilirrubinemia indireta, estão distúrbios hemolíticos, eritropoiese ineficaz, produção aumentada de bilirrubina, fármacos e doenças hereditárias.
Está CORRETO o que se afirma:
A ________ é uma doença benigna que representa uma forma clínica específica da ceratose seborreica e é mais frequente em mulheres negras. As lesões são pequenas, elevadas, pretas ou marrom-escuras e assintomáticas, atingindo principalmente a face, o pescoço e o colo.
A queimadura de _____________divide-se em superficial, que apresenta bolha rósea, úmida e ________; e profunda, na qual a bolha é esbranquiçada, seca e ________.
__________ é um agente anticonvulsivante amplamente utilizado para epilepsia generalizada e atua por bloqueio de canais de sódio (antiarrítmico 1B). Em doses tóxicas, pode induzir aparecimento de nistagmo, diplopia, ataxia, fala arrastada, letargia ou estupor.
I. crise aguda fre uentemente precipitada por uma refeição copiosa ou gordurosa.
II. A colecistite acalculosa deve ser considerada uando um paciente criticamente doente não tiver nen um influ o oral por um período prolongado.
III. contagem de leucócitos est abitualmente elevada (12.000-15.000/μL).
Está CORRETO o que se afirma:
I. Para diagnosticar como injúria renal aguda, é necessário ter aumento da concentração de creatinina sérica e anúria associada.
II. Os distúrbios clínicos mais associados à injúria renal aguda pré-renal são hipovolemia, redução do débito cardíaco e fármacos que interferem com as respostas vasculares renais.
III. A taxa de filtração glomerular normal é mantida em parte pelo fluxo sanguíneo renal e pelas resistências relativas das arteríolas aferentes e eferentes renais.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Os pacientes com esclerodermia cutânea difusa apresentam fenômeno de Raynaud, enquanto os pacientes com esclerodermia cutânea limitada apresentam somente a esclerodactilia.
II. O lúpus eritematoso sistêmico grave que torna necessária a terapia com altas doses de glicocorticoides pode ocorrer com febre, prostração, perda de peso e anemia, com ou sem outras manifestações dos órgãos-alvo.
III. Os sintomas iniciais da artrite reumatoide geralmente resultam da inflamação das articulações, tendões e bursas, sendo que é comum a rigidez matinal que dura mais de 1 hora.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) A redução de morte cardiovascular ou hospitalização por insuficiência cardíaca é um efeito dos inibidores de SGLT-2 somente em pacientes portadores de diabetes mellitus.
( ) O infarto agudo do miocárdio tipo 2 é causado por doença arterial coronariana aterotrombótica e geralmente são precipitados por ruptura da placa aterosclerótica.
( ) A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca caracterizada por uma ativação elétrica atrial irregular, rápida e aparentemente desorganizada.