Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo - PR 2024 para Auxiliar de Enfermagem
Foram encontradas 11 questões
(1) Assistência toxicológica.
(2) Vigilância epidemiológica.
(3) Saúde bucal.
( ) Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
( ) O conjunto articulado de ações, em todos os níveis de complexidade, que visem a garantir promoção, prevenção, recuperação e reabilitação odontológica, individual e coletiva, inseridas no contexto da integralidade da atenção à saúde.
( ) O conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas, medicamentos e toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.

Sobre a higienização antisséptica das mãos, assinalar a alternativa CORRETA.
I. Não acarretar mais danos.
II. Otimizar o tempo.
III. Trabalhar em equipe.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) A execução do exame físico geralmente obedece a um sentido cefalocaudal, considerando, em todo o seu desenvolvimento, a impressão geral que o examinado transmite ao examinador, a simetria, a integridade e a funcionalidade dos segmentos examinados.
( ) Para a avaliação da linguagem, deve-se observar a qualidade, o volume e a velocidade da fala.
I. O banho de aspersão é aquele realizado no leito do paciente, com o auxílio de vasilhas menores e compressas.
II. Tem as seguintes finalidades: proporcionar conforto e bem-estar, prevenir doenças, remover sujidade da pele e minimizar odores desagradáveis, principalmente nas regiões mais aquecidas e úmidas do corpo, estimular a circulação sanguínea, remover células mortas e controlar a flora bacteriana, favorecer a transpiração e promover aceitação social.
Está CORRETO o que se afirma:
I. Facilidade no manuseio, pois o tubo para coleta de sangue contém, no seu interior, vácuo calibrado proporcional entre a quantidade de volume de sangue a ser coletado com o anticoagulante/ativador de coágulo determinado na etiqueta do produto.
II. Segurança e conforto ao paciente.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Recomenda-se que os profissionais de saúde implementem no seu plano de cuidados a inspeção da pele como parte da avaliação de risco do paciente.
( ) A hidratação da pele deve ser realizada diariamente nos pacientes internados, após o banho, mesmo que não haja comprometimento na saúde da pele.
( ) Deve-se fazer massagem e esfregar vigorosamente a pele, mesmo que esteja em risco de ulcerar, pois isso facilita a absorção do hidratante.