Questões de Concurso Público Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP 2021 para Professor de Educação Básica III - Português

Foram encontradas 10 questões

Q1678532 Português
Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria

O trenzinho recebeu em Magoari o pessoal do matadouro e tocou para Belém. Já era noite. Só se sentia o cheiro doce do sangue. As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz. De vez em quando passava uma fagulha que a chaminé da locomotiva botava. E os vagões no escuro. Trem misterioso. Noite fora, noite dentro. O chefe vinha recolher os bilhetes de cigarro na boca. Chegava a passagem bem perto da ponta acesa e dava uma chupada para fazer mais luz. Via mal e mal a data e ia guardando no bolso. Havia sempre uns que gritavam:
— Vai pisar no inferno!
Ele pedia perdão (ou não pedia) e continuava seu caminho.Os vagões sacolejando.
O trenzinho seguia danado para Belém porque o maquinista não tinha jantado até aquela hora. Os que não dormiam aproveitando a escuridão conversavam e até gesticulavam por força do hábito brasileiro. Ou então cantavam, assobiavam. Só as mulheres se encolhiam com medo de algum desrespeito. Noite sem lua nem nada. Os fósforos é que alumiavam um instante as caras cansadas e a pretidão feia caía de novo. Ninguém estranhava. Era assim mesmo todos os dias. O pessoal do matadouro já estava acostumado. Parecia trem de carga o trem de Magoari.
[...]
Antônio Castilho de Alcântara Machado de Oliveira (1901-1935 
Assinale a alternativa CORRETA quanto às afirmações, abaixo, sobre as suas características textuais:
Alternativas
Q1678533 Português
Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria

O trenzinho recebeu em Magoari o pessoal do matadouro e tocou para Belém. Já era noite. Só se sentia o cheiro doce do sangue. As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz. De vez em quando passava uma fagulha que a chaminé da locomotiva botava. E os vagões no escuro. Trem misterioso. Noite fora, noite dentro. O chefe vinha recolher os bilhetes de cigarro na boca. Chegava a passagem bem perto da ponta acesa e dava uma chupada para fazer mais luz. Via mal e mal a data e ia guardando no bolso. Havia sempre uns que gritavam:
— Vai pisar no inferno!
Ele pedia perdão (ou não pedia) e continuava seu caminho.Os vagões sacolejando.
O trenzinho seguia danado para Belém porque o maquinista não tinha jantado até aquela hora. Os que não dormiam aproveitando a escuridão conversavam e até gesticulavam por força do hábito brasileiro. Ou então cantavam, assobiavam. Só as mulheres se encolhiam com medo de algum desrespeito. Noite sem lua nem nada. Os fósforos é que alumiavam um instante as caras cansadas e a pretidão feia caía de novo. Ninguém estranhava. Era assim mesmo todos os dias. O pessoal do matadouro já estava acostumado. Parecia trem de carga o trem de Magoari.
[...]
Antônio Castilho de Alcântara Machado de Oliveira (1901-1935 
O sujeito da oração, abaixo, é:As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz.
Alternativas
Q1678534 Português
Apólogo Brasileiro sem Véu de Alegoria

O trenzinho recebeu em Magoari o pessoal do matadouro e tocou para Belém. Já era noite. Só se sentia o cheiro doce do sangue. As manchas na roupa dos passageiros ninguém via porque não havia luz. De vez em quando passava uma fagulha que a chaminé da locomotiva botava. E os vagões no escuro. Trem misterioso. Noite fora, noite dentro. O chefe vinha recolher os bilhetes de cigarro na boca. Chegava a passagem bem perto da ponta acesa e dava uma chupada para fazer mais luz. Via mal e mal a data e ia guardando no bolso. Havia sempre uns que gritavam:
— Vai pisar no inferno!
Ele pedia perdão (ou não pedia) e continuava seu caminho.Os vagões sacolejando.
O trenzinho seguia danado para Belém porque o maquinista não tinha jantado até aquela hora. Os que não dormiam aproveitando a escuridão conversavam e até gesticulavam por força do hábito brasileiro. Ou então cantavam, assobiavam. Só as mulheres se encolhiam com medo de algum desrespeito. Noite sem lua nem nada. Os fósforos é que alumiavam um instante as caras cansadas e a pretidão feia caía de novo. Ninguém estranhava. Era assim mesmo todos os dias. O pessoal do matadouro já estava acostumado. Parecia trem de carga o trem de Magoari.
[...]
Antônio Castilho de Alcântara Machado de Oliveira (1901-1935 
Só as mulheres se encolhiam com medo de algum ´´desrespeito``.
Assinale a alternativa quem todos os vocábulos são formados pelo mesmo processo de formação de palavras do termo destacado:
Alternativas
Q1678535 Português
Leia a tirinha abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que tenha o mesmo valor semântico da oração do primeiro quadrinho:
Alternativas
Q1678536 Português
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1681897 Português
Leia à letra da canção “Naquela mesa”, composta por Sergio Bittencourt em 1970, para responder à questão.

Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava a gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho Eu fiquei seu fã

Eu não sabia que doía tanto
Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
Se eu soubesse o quanto dói a vida
Essa dor tão doída não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim

Naquela mesa tá faltando ele
E a saudade dele tá doendo em mim
Naquela mesa tá faltando ele
E a saudade dele tá doendo em mim
Observe que no trecho “Eu não sabia que doía tanto / Uma mesa num canto, uma casa e um jardim”, a saudade do pai falecido é representada pelos objetos e lugares a ele associados. Esse recurso se refere à figura de linguagem denominada:
Alternativas
Q1681898 Português
Leia à letra da canção “Naquela mesa”, composta por Sergio Bittencourt em 1970, para responder à questão.

Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava a gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho Eu fiquei seu fã

Eu não sabia que doía tanto
Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
Se eu soubesse o quanto dói a vida
Essa dor tão doída não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim

Naquela mesa tá faltando ele
E a saudade dele tá doendo em mim
Naquela mesa tá faltando ele
E a saudade dele tá doendo em mim
Considere as seguintes afirmações com relação ao verso “Naquela mesa tá faltando ele”
I. Apesar de haver dois desvios à norma culta da língua, estes não se configuram como erro, uma vez que se trata de uma canção popular e, portanto, deve adequar-se ao contexto. II. Se a redução do verbo “está” fosse substituída por sua versão formal, não haveria prejuízo à musicalidade, mas comprometeria o caráter oral característico da canção. III. Caso o verso fosse “corrigido” conforme prescreve a norma culta da língua, isso não descaracterizaria a canção como popular. Ao contrário, a tornaria ainda mais acessível a todos, já que estaria de acordo com um padrão.
Alternativas
Q1681899 Português

Leia a tirinha abaixo, do cartunista Quino, e responda à questão.



                                              Fonte:

                                              https://wordsofleisure.files.wordpress.com/2014/10/im

                                              g_4480.jpg

O humor da tira decorre, principalmente, do fato de:
Alternativas
Q1681900 Português

Leia a tirinha abaixo, do cartunista Quino, e responda à questão.



                                              Fonte:

                                              https://wordsofleisure.files.wordpress.com/2014/10/im

                                              g_4480.jpg

Em gêneros que mesclam a linguagem verbal e a linguagem não-verbal, como as tirinhas, a interpretação desta última é tão imprescindível quanto a primeira para a compreensão do texto. Diante disso, o terceiro quadrinho, é essencial para o desfecho da tira. Nele:
Alternativas
Q1681901 Português

Leia a tirinha abaixo, do cartunista Quino, e responda à questão.



                                              Fonte:

                                              https://wordsofleisure.files.wordpress.com/2014/10/im

                                              g_4480.jpg

Ainda no terceiro quadrinho, os balões explicitam uma representação sonora do conteúdo transmitido na TV. Esse recurso se refere à figura de som denominada:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: A
6: B
7: C
8: B
9: D
10: B