Questões de Concurso Público Prefeitura de Itamarati de Minas - MG 2021 para Educador Físico ESF
Foram encontradas 5 questões
I- Pela perspectiva funcionalista, a força do trabalho pode ser recuperada pelo tempo de lazer, em que se trabalha com desvios das normas sociais, atendendo às necessidades do sistema vigente.
II – O lazer em um momento da história, na Constituição de 1988 passa a ser entendido como um direito social, e passa a se relacionar a outras políticas sociais.
( )Ginástica Preparatória
( )Ginástica compensatória
( )Ginástica de Relaxamento
1- É realizada durante o expediente, uma pausa ativa visando quebrar a rotina do trabalhador com exercícios que compensem seus esforços repetitivos por meio de exercícios de descontração muscular e relaxamento, pode ser praticada no próprio local onde o trabalhador executa sua atividade, mesas do escritório, junto às máquinas e eventualmente no refeitório ou em espaço livre, visando diminuir a fadiga e prevenir as enfermidades profissionais crônicas como por exemplo as mais comuns na atualidade dos profissionais de escritório/Home Office que são provenientes dos vícios posturais. Este tipo de atividade visa proporcionar a compensação e o equilíbrio funcional, assim como a recuperação ativa, de forma a aproveitar as pausas regulares durante a jornada de trabalho para exercitar os músculos correspondentes e relaxar os grupos musculares que estão em contração durante o trabalho, prevenindo a fadiga muscular.
2-É realizada antes do horário de trabalho, também chamada de fase de aquecimento, ativa e estimula os músculos e ligações que serão usados durante a jornada de trabalho. Também ajuda a equipe a despertar, por promover a circulação sanguínea e de oxigênio.
3- É realizada no fim do expediente e é baseada em exercícios de alongamento, servindo para reparar o desgaste da jornada de trabalho, automassagem, exercícios respiratórios, exercícios de flexibilidade e meditação. Tem objetivo de promover o descanso e a volta à calma, garantindo a redução do estresse, alivia as tensões, problemas em casa e no trabalho, com consequente melhoria da função.
( )Para prescrição do treino em pacientes que tiveram a COVID 19, deve se ter primeiro a liberação médica (receita cuidados e medidas para melhorar a saúde) e do fisioterapeuta (protocolos cardiorrespiratórios e força), depois o profissional da Educação Física. Uma atuação multidisciplinar que vai depender do tempo hospitalizado, fatores individuais. Evidências científicas na literatura mostram que no caso do Covid deve ser feito primeiro o fortalecimento muscular e flexibilidade (2- 4 semanas) porque o indivíduo tem uma redução drástica da capacidade muscular, redução de força e flexibilidade, entra pra preencher essa lacuna
( )A utilização do treino intervalado como uso estratégico no aumento da aptidão aeróbica é permitido respeitando a individualidade, buscar estratégias para melhora, trabalhar com sessões curtas e não intensidade elevada. O percentual de carga pode ser relacionado com a escala perceptiva de esforço