Questões de Concurso Público UFRJ 2015 para Nutricionista - Clínica

Foram encontradas 30 questões

Q683251 Nutrição
L.S, sexo feminino, 61 anos, com história de doença cardíaca isquêmica e diabetes mellitus tipo 2 há 15 anos, apresentou-se ao hospital de emergência com dor precordial de forte intensidade, dispneia e taquicardia. Foi evidenciado infarto agudo do miocárdio com alterações eletrocardiográficas. A prescrição dietética imediatamente após a liberação para iniciar a dieta deve contemplar as seguintes recomendações:
Alternativas
Q683252 Nutrição
A doença celíaca é uma doença inflamatória do intestino delgado que resulta da resposta autoimune para ingestão do glúten em indivíduos predispostos geneticamente. O tratamento dietético se baseia na eliminação do glúten da dieta. Assim, o desjejum de um paciente com doença celíaca deveria conter:
Alternativas
Q683253 Nutrição
A doença de Crohn e a Colite Ulcerativa caracterizam-se pela presença de diarreia, febre e desnutrição. Dentre os fatores de risco associados à exacerbação destes sintomas nas doenças inflamatórias intestinais, destacam-se:
Alternativas
Q683254 Nutrição
Paciente de 69 anos, sexo feminino, com diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) grau III foi internada com quadro de dispnéia, edema leve, taquicardia, fadiga e perda de peso de 10% nos últimos seis meses, peso seco atual = 48 kg e estatura = 1,70 m. A dieta desta paciente deve apresentar as seguintes características:
Alternativas
Q683255 Nutrição
A composição da dieta é parte importante na etiologia da resistência periférica à ação da insulina associada à obesidade e diabetes mellitus tipo 2. Em relação ao consumo de carboidratos, pode-se afirmar que dietas com:
Alternativas
Q683256 Nutrição
O paciente com doença renal crônica precoce pode se beneficiar de uma intervenção nutricional que objetive retardar e evitar a evolução da doença. Para tanto, a dieta deve conter:
Alternativas
Q683257 Nutrição
As gastrectomias apresentam como principais complicações a síndrome de Dumping e a hipoglicemia alimentar. Podem ser consideradas diretrizes de tratamento nutricional para pacientes que apresentem estas complicações:
Alternativas
Q683258 Nutrição
O lactário é a unidade com área restrita, destinada à limpeza, à esterilização, ao preparo e à guarda de mamadeiras, basicamente, de fórmulas lácteas. O lactário é obrigatório em estabelecimentos de assistência à saúde que possuam atendimento:
Alternativas
Q683259 Nutrição
A RCD/ANVISA n° 63/2000 fixa os requisitos mínimos exigidos para o cumprimento das Boas Práticas de Preparação de Nutrição Enteral. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q683260 Nutrição
O fator ambiental mais importante que afeta a multiplicação de micro-organismos é a temperatura. São características dos micro-organismos classificados no grupo dos mesófilos:
Alternativas
Q683261 Nutrição
Ao final de um almoço de confraternização entre colegas de trabalho, cerca de 1h30min após a refeição, 21 dos 35 participantes apresentaram náuseas e vômitos. Os resultados da investigação epidemiológica revelaram que a panqueca de frango foi o alimento consumido em comum por aqueles que apresentaram os sintomas. Assinale a alternativa que aponta o provável agente causador do problema.
Alternativas
Q683262 Nutrição
No tratamento dietoterápico da obesidade, a restrição energética deve ser moderada. Assim, recomenda-se que o valor energético da dieta seja calculado com restrição de:
Alternativas
Q683263 Nutrição
Assinale a alternativa em que se encontram as informações corretas acerca dos princípios dietéticos para o tratamento não farmacológico de um paciente diabético.
Alternativas
Q683264 Nutrição
Os pneumopatas apresentam depleção do estado nutricional com piora clínica, aumento da mortalidade e redução da qualidade de vida. Os efeitos adversos das doenças pulmonares no estado nutricional podem ser desencadeados por:
Alternativas
Q683265 Nutrição
As queimaduras resultam em trauma grave, com aumento da necessidade energética acima do gasto energético de repouso, de acordo com a extensão e a profundidade das lesões. As metas de tratamento nutricional para os pacientes queimados incluem:
Alternativas
Q683266 Nutrição
O objetivo primário da Terapia Nutricional (TN) na pancreatite aguda é minimizar o catabolismo, evitando, assim, a instalação da desnutrição proteico-energética ou o seu agravo. Com relação à indicação de TN na pancreatite aguda leve, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q683267 Nutrição
Para atingir as recomendações nutricionais nos pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV)/síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), preconiza-se que o consumo diário de energia, em quilocaloria (Kcal) por quilo de peso corporal (kg), segundo o Projeto Diretrizes (2011), seja de:
Alternativas
Q683268 Nutrição
Segundo o Projeto Diretrizes (2011), a suplementação oral de glutamina pode reduzir a gravidade da diarreia associada ao uso de medicamentos da classe dos inibidores de protease (IP) utilizado na terapia antirretroviral em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV)/síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Com relação a este tipo de suplementação, preconiza-se a seguinte conduta:
Alternativas
Q683269 Nutrição
A vitamina cuja deficiência resulta em queratinização das membranas mucosas que revestem o aparelho respiratório é:
Alternativas
Q683270 Nutrição
Segundo o Consenso de Nutrição Oncológica (2011), com relação aos pacientes obesos críticos com câncer, a recomendação diária de proteína deve ser:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: E
5: E
6: D
7: C
8: C
9: C
10: A
11: B
12: B
13: D
14: E
15: D
16: E
17: A
18: D
19: D
20: B