Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Físico - Física Médica

Foram encontradas 19 questões

Q763707 Radiologia
O fantoma ACR avalia o posicionamento, o alinhamento, a exatidão do número TC e a espessura de corte. O material que compõe o simulador da base é equivalente à densidade da água. Para avaliar a exatidão do número de CT, existem cilindros no interior do simulador de diferentes materiais, semelhantes à densidade do osso: o polietileno, material equivalente à água, o acrílico e o ar. Baseado na Portaria SVS/MS nº 453, de 1 de junho de 1998, que faz referência para água, osso e ar, o intervalo aceito de Número de CT para água e osso é, respectivamente:
Alternativas
Q763708 Radiologia
Um Físico Médico avaliou um tomógrafo de 64 canais no Hospital Central de Roraima. O MSAD é calculado baseado no método dos cinco pontos: uma medida central e quatro medidas na periferia, nas posições correspondentes a 0h, 3h, 6h e 9h do simulador de corpo dosimétrico. Os parâmetros empregados na aquisição de dados para abdome foram: colimação de 40 mm e pitch igual a 1,375. Os valores de CTDI central e periférico são respectivamente: 17,37 mGy, 16,32 mGy, 14,76 mGy, 8,622 mGy e 16,35 mGy. A dose média em múltiplos cortes foi: CDTI, 15,13 mGy; e MSDA, 11 mGy. Sabendo do resultado, baseado na dose média em múltiplos cortes, assinale a alternativa que apresenta o Valor de Referência (ANVISA) para abdome.
Alternativas
Q763709 Radiologia
A dose de entrada na pele (DEP) é a dose absorvida no centro do feixe incidente na superfície do paciente, quando submetido a um procedimento radiológico. O valor da dose na entrada da pele para um exame de mama comprimida à espessura de 4,5 cm deve ser menor ou igual a:
Alternativas
Q763710 Radiologia
Dentre as alternativas a seguir, assinale a indicada pela Portaria SVS/MS nº 453, de 1 de junho de 1998, como procedimento para proteção contra radiação em radiodiagnóstico.
Alternativas
Q763711 Radiologia
Considere a coincidência do campo luminoso com o campo de radiação de um aparelho de raios X apresentado pela Portaria SVS/MS nº 453, de 1 de junho de 1998. Para estar dentro da conformidade, a diferença entre as bordas do campo de radiação e as bordas do campo luminoso NÃO deve exceder:
Alternativas
Q763712 Radiologia
A principal característica do filme mamográfico é a emulsão de:
Alternativas
Q763713 Radiologia
Conforme estabelecido pela Norma CNEN NN 3.01, de dezembro de 2013, a exposição normal dos indivíduos deve ser restringida de tal modo que, nem a dose efetiva, nem a dose equivalente nos órgãos ou tecidos de interesse, causadas pela possível combinação de exposições originadas por práticas autorizadas, excedam o limite de dose especificada. De acordo com essas informações, assinale a alternativa que contém, respectivamente, os limites de dose anual para extremidades, cristalino e corpo inteiro em relação ao indivíduo do público.
Alternativas
Q763715 Radiologia
A mamografia é um exame que possibilita o diagnóstico precoce de lesões malignas da mama. Com relação aos fatores radiográficos utilizados em mamografia, é correto afirmar que:
Alternativas
Q763716 Radiologia
A radioterapia é utilizada amplamente para o tratamento de tumores malignos. É correto afirmar que ela é fracionada:
Alternativas
Q763717 Radiologia
Na radioterapia, o perfil de dose é criado pela integração de dose depositada à medida que o colimador se movimenta a partir do campo aberto até a posição fechada. Devido à movimentação do colimador, diferentes partes do campo são expostas ao feixe primário, em tempos diferentes. Durante o tratamento, a dose é liberada e o colimador move-se através do controle de um computador. O computador assegura a dose liberada e a posição do colimador na posição exata, garantindo a distribuição adequada à geometria do tumor e/ou à superfície de entrada da região irradiada, como nos casos de mama. Esse texto refere-se ao elemento modificador do feixe, que é o(a):
Alternativas
Q763718 Radiologia
O Serviço de Radioterapia do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, utiliza, para tratamento de tumores, os respectivos radioisótopos para Braquiterapia HDR, Betaterapia e Implante permanente de próstata:
Alternativas
Q763720 Radiologia
No tomógrafo computadorizado, a resolução espacial ou de alto contraste que determina a quantidade de detalhes passíveis de observação em uma imagem está diretamente relacionada com o:
Alternativas
Q763721 Radiologia
Baseado na norma CNEN NE 5.01, de agosto de 1988, nos requisitos adicionais para transporte, é correto afirmar que:
Alternativas
Q763723 Radiologia
A tomografia por emissão de pósitron (PET) baseia-se na detecção da coincidência de duas radiações de 511 keV originadas da aniquilação pósitron-elétron em direções opostas de, praticamente, 180º. Os dois fótons são detectados em um intervalo de tempo, chamado de janela de coincidência, por dois detectores conectados. Os cristais detectores, utilizados nos equipamentos para exames PET, como o BGO, LSO, GSO e o LYSO possuem características distintas em relação ao poder de frenagem dos fótons (produção de luz). Em relação aos cristais detectores para PET, assinale a alternativa que representa uma de suas características.
Alternativas
Q763725 Radiologia
Medidores de atividades são utilizados na rotina dos serviços de medicina nuclear para medir a atividade de radiofármacos que serão administrados em pacientes. As normas nacionais e internacionais exigem que esses equipamentos passem por testes de aceitação e controle da qualidade periodicamente. O teste de aceitação é um conjunto de testes de segurança e desempenho que faz parte do processo de instalação do equipamento e demonstra se o instrumento adquirido atende aos requisitos estabelecidos pelo fabricante, pelas resoluções da CNEN, pelas demais normas nacionais, pelas recomendações internacionais e pelo usuário. Após o equipamento passar pelos testes de aceitação, ele deve passar periodicamente por testes de controle da qualidade, que formam um conjunto de testes de segurança e desempenho realizados, periodicamente, com a finalidade de avaliar se o instrumento continua atendendo aos requisitos das resoluções da CNEN, das demais normas nacionais e recomendações internacionais e, ainda, dos valores de referência estabelecidos durante os testes de aceitação. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que contém os quatro testes de controle da qualidade de medidores de atividade exigidos pela CNEN sendo os dois primeiros com periodicidade semestral, e os dois últimos com periodicidade anual.
Alternativas
Q763727 Radiologia
Após a última revisão da Norma CNEN 3.05 - REQUISITOS DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA PARA SERVIÇOS DE MEDICINA NUCLEAR, o uso de medidores de atividades com detectores do tipo Geiger-Müller foi vedado. Diante deste fato, o detector indicado para a medição da atividade de alíquotas radioativas utilizadas nos serviços de medicina nuclear é a câmara de ionização do tipo:
Alternativas
Q763730 Radiologia
Na confecção de um Plano Geral de Proteção Radiológica, as áreas de um serviço de medicina nuclear devem ser classificadas e estabelecidas formalmente. Conforme a Norma CNEN NN 3.01, de dezembro de 2013, para fins de gerenciamento da proteção radiológica, os titulares devem classificar as áreas de trabalho com radiação ou material radioativo em áreas controladas, áreas supervisionadas ou áreas livres, conforme apropriado. De acordo com a referida Norma, uma área deve ser classificada como supervisionada quando:
Alternativas
Q763734 Radiologia
É uma obrigação normativa dos serviços de medicina nuclear possuir, em seu parque instrumental, dois monitores de taxa de dose e dois monitores de contaminação de superfície, sendo um principal e outro reserva, com resolução de escala suficiente para a prática autorizada. Segundo a Norma CNEN NN 3.05, de dezembro de 2013, os instrumentos de detecção devem ser calibrados:
Alternativas
Q763735 Radiologia
A Norma CNEN NE 5.01, de agosto de 1988, define veículo como: “veículo rodoviário (incluindo veículo articulado, isto é, combinação de trator e semirreboque), carro ou vagão ferroviário. Cada vagão deve ser considerado como um veículo separado”. No entanto, a POSIÇÃO REGULATÓ- RIA 5.01 / 001 determina que a referida Norma NÃO abrange um tipo de veículo para transporte de materiais radioativos. Assinale a alternativa que indica corretamente este tipo de veículo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: E
5: A
6: C
7: B
8: A
9: C
10: C
11: B
12: A
13: D
14: C
15: D
16: B
17: A
18: A
19: E