Questões de Concurso Público UFRJ 2016 para Médico - Radiologia Geral

Foram encontradas 25 questões

Q807523 Radiologia
Um paciente de 65 anos, com queixa de dor abdominal e perda de peso, realizou uma ultrassonografia abdominal que demonstrou algumas imagens hiperecogênicas nodulares de limites parcialmente definidos, acompanhadas de sombra acústica localizadas no fígado. Assinale o tipo de investigação diagnóstica a ser conduzido frente a esses achados.
Alternativas
Q807524 Radiologia
Uma paciente de 52 anos realizou ultrassonografia abdominal ambulatorial, que demonstrou lesão expansiva hipoecoica medindo 6,0 x 3,0 cm, com área central irregular ecogênica formando imagem de “pseudorrim” localizada na fossa ilíaca direita. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da imagem a ser encontrada na tomografia computadorizada do abdômen, bem como a hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q807525 Radiologia
Uma paciente de 15 anos foi encaminhada à Emergência com intensa dor na fossa ilíaca direita, náuseas e vômitos. À ultrassonografia pélvica, foi encontrada lesão expansiva hipoecoica com múltiplas pequenas imagens arredondadas anecoicas na periferia, em topografia anexial direita, com pequena quantidade de líquido livre na cavidade. O exame também apontou útero com eco endometrial espesso e centrado e ovário esquerdo de aspecto normal. Diante do quadro descrito, assinale a opção que apresenta o diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q807526 Radiologia
Uma paciente de 46 anos realizou uma ultrassonografia de tireoide para check-up. Foi encontrado nódulo hipoecoico com calcificação periférica em “casca de ovo”, sem fluxo vascular ao Doppler colorido no polo inferior do lobo esquerdo, medindo 1,0 cm. O exame também apontou ausência de linfonodomegalia cervical. Assinale a alternativa que melhor descreve a lesão encontrada e a conduta diagnóstica sugerida.
Alternativas
Q807527 Radiologia
Um paciente de 15 anos realizou ultrassonografia de testículos, que demonstrou múltiplos focos de calcificação puntiforme no testículo direito. Observa-se ainda, no mesmo testículo, formação arredondada heterogênea, com componente cístico e contornos lobulados medindo 1,0 cm. Considere a descrição e assinale a alternativa mais provável para este caso.
Alternativas
Q807528 Radiologia
Em relação ao exame ultrassonográfico das mamas, assinale a alternativa que apresenta a descrição de nódulo com menor risco de malignidade que corresponde a nódulo hipoecoico.
Alternativas
Q807529 Radiologia
A ultrassonografia abdominal de um paciente de 35 anos, com queda do estado geral, demonstrou inúmeros pequenos focos ecogênicos no baço, que estava levemente aumentado de volume. Dentre as causas mais prováveis, pode-se indicar:
Alternativas
Q807530 Radiologia
Em uma paciente de 40 anos, com queixa de dor lombar, foi realizada radiografia da bacia, que demonstrou perda dos limites dos foramens sacrais e da articulação sacro-ilíaca à direita, sem evidência de halo de esclerose. Na incidência em perfil do sacro, observa-se o aspecto insuflante da lesão. Assinale a opção que apresenta a melhor avaliação da lesão e a hipótese diagnóstica mais provável.
Alternativas
Q807531 Radiologia

Uma paciente de 60 anos realizou radiografia de seios da face com queixa de cefaleia. Frente às imagens, considera-se que há:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q807532 Radiologia

Uma paciente de 46 anos realizou esta mamografia.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que contém a descrição e a classificação BIRADS correspondente.

Alternativas
Q807533 Radiologia


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que observa-se na análise das imagens da mamografia.

                     Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q807534 Radiologia
Paciente de 40 anos realizou esta mamografia para rastreio, sendo assintomática. A ultrassonografia realizada em outro serviço, 6 meses antes da mamografia, demonstrou pequeno nódulo hipoecoico de 1,5 cm no QSE da mama direita e nenhuma lesão na mama esquerda. Assinale a alternativa correspondente à hipótese diagnóstica da imagem nodular da mama esquerda observada na mamografia.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q807535 Radiologia

Um paciente de 55 anos apresentou início de lombalgia em 04/2004, quando realizou exame de RM que revelou alterações degenerativas (Figura A). Ele relata que, no final de 2005, a dor mudou de características e passou a irradiar para o MIE, tendo realizado novo exame de RM (Figuras B, C, D).

Imagem associada para resolução da questão

Após a análise das imagens de RM acima, o diagnóstico da causa da dor do paciente é:

Alternativas
Q807536 Radiologia

Um paciente de 22 anos, com estado de imunodepressão, foi internado com febre, crises convulsivas e quadro respiratório a esclarecer. É submetido a exame de ressonância magnética que revelou as alterações a seguir (Figuras A a D). No estudo laboratorial do líquor, houve o isolamento de um fungo.

Imagem associada para resolução da questão

Baseado nas imagens de ressonância magnética, assinale a provável doença fúngica do paciente.

Alternativas
Q807537 Radiologia

Um paciente de 7 anos, com náuseas, vômitos e febre de início agudo, evoluindo com queda do nível de consciência, foi submetido à ressonância magnética. Analise as imagens a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que contém o diagnóstico provável.

Alternativas
Q807541 Radiologia
Assinale a alternativa que contém as estruturas envolvidas na lesão de Stener.
Alternativas
Q807542 Radiologia
Em relação à avaliação do labrum glenóide pela ressonância magnética, é correto afirmar que:
Alternativas
Q807543 Radiologia
Dentre as opções a seguir, assinale a que NÃO preenche o critério para o diagnóstico de carcinoma hepatocelular em paciente com cirrose.
Alternativas
Q807544 Radiologia
Os critérios de irressecabilidade por imagem do colangiocarcinoma hilar vistos no exame de ressonância magnética são o envolvimento da junção dos ductos biliares direito e esquerdo e do:
Alternativas
Q807545 Radiologia
Assinale a opção que contém as possibilidades diagnósticas mais prováveis para um nódulo renal com as seguintes características: discretamente hiperatenuante na tomografia sem contraste, que tem realce com aumento da sua atenuação em mais de 20 UH após a administração do contraste, ausência de redução evidente do sinal na supressão espectral de gordura ou na técnica de supressão de gordura por desvio químico (técnica de Dixon) da ressonância magnética, e hipossinal na ponderação T2.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: B
4: E
5: A
6: C
7: B
8: D
9: A
10: C
11: C
12: B
13: E
14: A
15: D
16: D
17: E
18: B
19: E
20: D