Questões de Concurso Público UFRJ 2017 para Técnico em Audiovisual

Foram encontradas 30 questões

Q1024257 Áudio e Vídeo
Diante da necessidade de produzir um programa (audiovisual) para ser transmitido por emissoras de TV aberta no Brasil, é necessário seguir especificações técnicas de padrões normatizados. Nesse contexto, assinale quais são as resoluções de vídeo (imagem) indicadas e definidas para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
Alternativas
Q1024258 Áudio e Vídeo
Embora o problema da conversão de filme (película) para vídeo tenha tido seus efeitos minimizados com os formatos HD, considerando ser necessário realizar a telecinagem de um material audiovisual, assinale o método usado para converter 24fps (quadros por segundo) de filme para 30fps (60 campos) de 525 linhas de TV.
Alternativas
Q1024259 Áudio e Vídeo
Para utilizar numa edição de vídeo uma fita virgem como fita Master é indicado pré-gravar uma base que permitirá o controle longitudinal de pista. Para gerar o CTL na fita virgem é necessário utilizar na mesa de edição (Editing Control Unit) o modo de edição:
Alternativas
Q1024260 Áudio e Vídeo
Para o profissional de audiovisual é fundamental assegurar a qualidade do material produzido, garantindo que sinais de vídeo estejam devidamente ajustados e equilibrados dentro dos parâmetros de transmissão. Para tanto, o monitoramento do sinal de vídeo pode ser realizado através do Waveform e do Vectorscope, equipamentos relacionados, respectivamente, ao monitoramento dos sinais de:
Alternativas
Q1024261 Áudio e Vídeo
Alternância de planos orientados no mesmo eixo dramático, mas em sentidos opostos, é conhecida como campo/contracampo. O eixo dramático, estabelecido pela relação entre dois personagens que se olham frente a frente, por exemplo, é fundamental para situar o espectador espacialmente e geograficamente na cena. Considere a cobertura de um jogo de futebol com os esquemas de posicionamento de câmeras a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Assinale o esquema no qual existe quebra de eixo:
Alternativas
Q1024262 Áudio e Vídeo
Os principais tipos de cabos utilizados para transmissão de sinais de áudio e vídeo, VGA/ WXGA, são os coaxiais, pares trançados e fibras ópticas. As figuras a seguir ilustram três tecnologias utilizadas em conectores de fibra óptica.
Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa correta, da esquerda para a direita, dos tipos de conectores de cabos de fibra óptica ilustrados.
Alternativas
Q1024263 Áudio e Vídeo
O padrão DVI permite que o sinal seja transmitido de forma digital da placa de vídeo até o monitor, eliminando a necessidade de fazer a conversão digital e assegurando que a qualidade da imagem seja mantida. Por essa razão, recomenda-se que a saída DVI seja usada em monitores LCD, DVDs, TVs de plasma, entre outros. Considerando um monitor padrão WQXGA (2.560×1.600) nativamente, como o Apple 30IN cinema, o HP LP3065 e o Dell 3007WFP, e a fim de obter a melhor performance em termos de resolução de imagem, observe os padrões DVI dos conectores a seguir:
Imagem associada para resolução da questão Assinale a alternativa dos padrões DVI que irão assegurar a transmissão de dados para obter a resolução WQXGA (2.560×1.600) nativa.
Alternativas
Q1024264 Áudio e Vídeo
Os sensores digitais das câmeras comumente não conseguem processar numa única foto um amplo alcance de tons como a visão humana é capaz de perceber. O mundo natural tem uma grande gama dinâmica de valores de luminância. Diferentemente das câmeras digitais, o olho humano pode perceber essas variações de níveis de luminância. Numa cena em que, num primeiro plano, há uma pessoa sobre uma área de sombra e, num segundo plano, há um céu bastante iluminado, a exposição média da totalidade da cena dificilmente conseguirá um equilíbrio correto entre o primeiro e segundo planos. Uma alternativa hoje comum em câmeras digitais e smartphones é habilitar o modo HDR (do inglês High Dynamic Range ou Grande Alcance Dinâmico).
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à fotografia HDR.
Alternativas
Q1024265 Áudio e Vídeo
Quando assistimos a um DVD ou Blu-ray, seja no computador ou em um player, as informações do arquivo gravado na mídia são lidas e interpretadas pelo computador. A velocidade com que essas informações são lidas é chamada de:
Alternativas
Q1024266 Áudio e Vídeo
A profundidade de campo é a área de nitidez aceitável em frente e atrás do assunto no qual a lente é focada. A profundidade de campo varia de acordo com a distância focal da lente, a abertura escolhida e a distância do disparo. Considere uma pessoa a 3 metros de distância da câmera tendo ao fundo uma paisagem de montanhas no horizonte. A fim de obter foco em todos os planos no enquadramento, assinale a melhor alternativa de abertura do diafragma.
Alternativas
Q1024267 Áudio e Vídeo
Na instalação de projetores multimídia é comum ocorrer uma distorção da imagem projetada devido à posição do projetor em relação à tela de projeção. Locais como um auditório ou uma sala de aula muitas vezes requerem que o projetor seja fixado mais próximo ao teto ou mais lateralmente em relação ao centro geométrico da tela. A maioria dos projetores multimídia possuem controles para correção do efeito trapézio produzido por essas projeções irregulares que distorcem uma imagem que deveria ser retangular.
Observe as distorções das quatro projeções a seguir e as correções realizadas pelo técnico em audiovisual. Imagem associada para resolução da questão Assinale a alternativa que apresenta as correções de trapézio corretas.
Alternativas
Q1024268 Áudio e Vídeo
O Chroma-Key é uma técnica utilizada para compor imagens como, por exemplo, um apresentador sobre um plano de fundo (background) com imagens gráficas ou simplesmente para inserir um personagem ou objeto gravado num estúdio no plano de fundo que se desejar. Ao realizar uma gravação com um fundo para Chroma-Key é importante tomar alguns cuidados com a iluminação, de modo a assegurar a qualidade do recorte. Para assegurar a qualidade do recorte de Chroma-Key de um personagem ou objeto e evitar problemas de composição das imagens na pós-produção, é correto utilizar:
Alternativas
Q1024269 Áudio e Vídeo
O Balanço de Branco das câmeras determina como o sensor concebe o tom de cor da luz de cada ambiente que está sendo fotografado. As cores são mensuradas através da temperatura de cor, que usa a unidade de medida Kelvin como escala de mensuração. Por isso, é comum dizer que uma imagem está com uma temperatura de cor mais quente ou mais fria. Uma camiseta branca fotografada à luz do sol de meio-dia (12h), sem nuvens, registrará uma temperatura de cor próxima de:
Alternativas
Q1024270 Áudio e Vídeo
Sobre os recursos da versão de 2015 do Adobe Premiere Pro CC relativos à criação e manipulação de projetos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1024271 Áudio e Vídeo
A iluminação para vídeo e cinema, seja em estúdio, seja em tomadas externas, é um elemento fundamental para assegurar a qualidade da imagem, tanto técnica quanto dramática. Em relação aos princípios básicos de iluminação para vídeo e cinema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1024272 Áudio e Vídeo
Considerando ser necessário produzir um material audiovisual de alta qualidade, sem compressão de vídeo, assinale a alternativa que contém a melhor opção de formato Quicktime indicada.
Alternativas
Q1024273 Áudio e Vídeo
Reproduzir com exatidão a cor tal como é vista na natureza, seja num papel, num quadro ou no écran de um monitor não é tarefa fácil. Os modelos de cor foram criados para uniformizar a maneira como são especificadas as cores em formato digital, de modo a reproduzir com rigor a cor pretendida, seja pelo scanner, monitor ou impressora. Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíveis.
Assinale a alternativa que apresenta o modo de cor utilizado nos monitores de computador e em aparelhos de TV.
Alternativas
Q1024274 Áudio e Vídeo
No processo de edição e pós-produção em sistemas de edição não lineares é comum a utilização de arquivos de imagem, sejam estáticas ou em movimento, com o canal de transparência já integrado aos canais de cor. É o caso, por exemplo, de material videográfico (iconográfico) como tarjas semitransparentes, logomarcas e letterings para inserção sobre a imagem. Entretanto, somente alguns formatos de arquivos de vídeo e imagem dão suporte ao canal de transparência (Alpha Channel).
Assinale a alternativa de formato de imagem que NÃO dá suporte ao Alpha Channel.
Alternativas
Q1024275 Áudio e Vídeo
O Adobe Premiere Pro CC oferece suporte a vários formatos de áudio e vídeo, tornando os fluxos de trabalho de pós-produção compatíveis com os formatos de transmissão mais recentes. Alguns desses formatos são nativos do próprio programa, embora alguns deles não sejam necessariamente compatíveis com os sistemas operacionais Windows e OS.
Assinale a alternativa de formato de arquivo NÃO nativo e NÃO compatível com OS do Mac.
Alternativas
Q1024276 Áudio e Vídeo
O YouTube utiliza players com proporção de 16:9. Na produção de um material audiovisual para ser postado no Youtube, e a fim de evitar as barras pretas laterais (letterbox) adicionadas automaticamente ao se fazer o upload de vídeos com relação de aspecto de imagem 4:3, assinale a alternativa de resolução (largura x altura de vídeo) que implicará a adição/exibição do letterbox.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: C
6: B
7: D
8: A
9: C
10: C
11: E
12: E
13: B
14: C
15: E
16: X
17: A
18: A
19: B
20: E