Questões de Concurso Público UFRJ 2021 para Biólogo - Biologia Molecular

Foram encontradas 16 questões

Q1879254 Biologia
Sobre os íntrons nos RNAs, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1879258 Biologia
A célula eucariótica é composta de muitas estruturas, compartimentos e organelas, cada uma com funções específicas que exigem conjuntos distintos de proteínas e enzimas. Essas proteínas (com exceção daquelas produzidas nas mitocôndrias e plastídios) são sintetizadas nos ribossomos, no citoplasma. Como elas são direcionadas para seus destinos celulares finais? Talvez o sistema de direcionamento de proteínas mais bem caracterizado seja o que começa no retículo endoplasmático. A maioria das proteínas lisossomais, de membrana ou secretadas tem uma sequência sinal amino-terminal. Sobre as sequências-sinal e as proteínas com sequência-sinal, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1879260 Biologia
Assinale a alternativa que melhor descreve a função do RNA de interferência (RNAi).
Alternativas
Q1879262 Biologia
Sobre DNA, RNA ou código genético, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1879266 Biologia

Logo após a transcrição gênica, a molécula de RNA mensageiro primário (pré-RNAm) sofre uma série de modificações até chegar a sua forma madura e funcional (RNAm). Sobre esses processos, é correto afirmar que:

Alternativas
Q1879267 Biologia
Com relação à sequência promotora, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1879268 Biologia
Em relação à técnica de PCR em tempo real, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1879269 Biologia
Após a etapa de tradução, algumas proteínas podem sofrer modificações pós-traducionais que determinam sua função e localização intracelular. Uma dessas modificações é a adição de moléculas de ubiquitina à cadeia polipeptídica recém-sintetizada. Nesse contexto, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1879270 Biologia
Em 2009, o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi conferido às pesquisadoras americanas Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e ao seu colaborador Jack W. Szostak, pela descoberta de como os cromossomos são protegidos pelos telômeros e pela ação das telomerases. Em relação aos telômeros e às telomerases, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1879271 Biologia
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é um tipo de ácido nucleico que tem destaque por armazenar a informação genética da grande maioria dos seres vivos. Essa molécula é uma dupla-fita formada por nucleotídeos e apresenta, geralmente, a forma de uma dupla-hélice. Essa dupla hélice pode ser desnaturada por vários fatores. Com relação à sua completa desnaturação, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q1879272 Biologia
Com o advento da genômica, o sequenciamento completo de genomas, principalmente de organismos eucariotos, e a comparação entre eles geraram uma enorme quantidade de informações sobre a estrutura e complexidade genômica existente e permitiram uma melhor compreensão sobre a evolução desses genomas. Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q1879274 Biologia
O DNA é formado por duas fitas complementares e antiparalelas que giram em torno de um eixo. Marque a alternativa que explica por qual motivo essas fitas são chamadas de antiparalelas.
Alternativas
Q1879276 Biologia
Marque, dentre as alternativas a seguir, a que explica por que é importante compreender a filogenia.
Alternativas
Q1879277 Biologia
A tradução de todas as proteínas em uma célula eucariótica começa no citoplasma (com exceção de algumas proteínas produzidas nas mitocôndrias e cloroplastos). Quando uma proteína é produzida, ela é dirigida para o sítio de ação por meio de marcas moleculares. As proteínas que serão direcionadas à membrana plasmática percorrem primeiro um caminho do retículo endoplasmático ao Golgi. Sobre esse caminho, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1879281 Biologia
Para se obter o silenciamento de RNA pela técnica de RNA de interferência, as moléculas de RNA necessárias para induzir o silenciamento podem ser sequências de:
Alternativas
Q1879283 Biologia

O plasmídeo pESC tem uma sequência de múltipla clonagem, além de codificar o epítopo myc (41-188 pb)(MEQKLISEEDLESTOP) nessa mesma sequência. Na sequência da fita 5´→ 3-, o epítopo myc, assim como os sítios de restrição, estão descritos a seguir. Para facilitar a visualização, os sítios das enzimas de restrição também estão realçados em negrito na sequência.  


Imagem associada para resolução da questão


Para expressar a proteína LEU2 com o epítopo myc no N-terminal da proteína, utilizando o plasmídeo pESC, assinale a alternativa que apresenta os sítios de restrição que devem ser adicionados à sequência LEU2 nas pontas 5´ e 3´, respectivamente, considerando que nenhum destes existe na sequência de LEU2.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: E
6: D
7: A
8: C
9: A
10: A
11: E
12: B
13: A
14: B
15: A
16: A