Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Analista de Tecnologia da Informação-Desenvolvimento

Foram encontradas 8 questões

Q2268296 Programação
Marque a alternativa que NÃO caracteriza uma etapa do processo de compilação.
Alternativas
Q2268297 Programação
Com relação aos conceitos do paradigma de orientação a objetos analise os itens a seguir:

     I - Uma classe define o modelo de um objeto, ou seja, todas as características que o objeto contém foram definidas na classe. É importante considerar que uma classe não representa nenhum objeto em particular, pois é só um modelo.

      II - O termo objeto e o termo instância são sinônimos e para usar um objeto após sua criação, devemos enviar mensagens, onde uma mensagem é a forma de comunicação entre objetos.

     III - O encapsulamento é o processo de proteger os membros de uma classe (atributos e métodos), permitindo que somente os membros necessários (públicos) sejam acessados pelos usuários da classe.

      IV - A sobrecarga de métodos é a capacidade de definir mais de um método com o mesmo nome, mas com assinaturas diferentes em duas classes.

Em relação aos itens analisados, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2268299 Programação
Com relação aos conceitos de linguagens de programação analise os itens a seguir:

I - As linguagens de scripting são mais unidas entre si por seu método de implementação, do que por um projeto de linguagem comum.
II - Em uma linguagem imperativa, um algoritmo é especificado em muitos detalhes, e a ordem de execução específica das instruções ou sentenças não deve ser incluída.
III - Uma linguagem de programação lógica é um exemplo de uma linguagem baseada em regras, onde há várias ordens em particular, e o sistema de implementação da linguagem deve escolher algumas ordens na qual elas são usadas para produzir os resultados desejados.
IV - As linguagens visuais fornecem uma maneira simples de gerar interfaces gráficas de usuário para os programas.

Em relação aos itens acima, podemos afirmar que: 


  
Alternativas
Q2268314 Programação
HTML5 é uma abreviação de Hypertext Markup Language (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Ela é uma linguagem de marcação usada para definir a estrutura do seu conteúdo e que consiste em uma série de elementos. Um elemento HTML é separado de outro texto em um documento por “tags”, que consistem no nome do elemento entre “<” e “>”. Assinale a alternativa que apresenta uma forma correta para destacar um texto com negrito.
Alternativas
Q2268315 Programação
A injeção de dependência é uma técnica de design usada para obter a inversão de controle. O Spring Framework oferece um recurso de injeção de dependência que permite aos objetos definir suas próprias dependências que o contêiner Spring posteriormente injeta nelas. Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos recursos de injeção de dependência do Spring mais recente.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: B