Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Biomédico
Foram encontradas 19 questões
I - é um método diagnóstico que utiliza amostras coletadas de fluidos corporais como sangue, urina, saliva e do líquido cefalorraquidiano.
II - esse método pode detectar DNA tumoral circulante (do inglês “cell-free tumor DNA” - ctDNA), RNA tumoral circulante (do inglês “cell-free microRNAs” - cfmiRNAs), vesículas tumorais extracelulares (EVs) e proteínas tumorais.
III - com a biópsia líquida é possível identificar células tumorais circulantes por citômetria de fluxo.
IV - é possível detectar mutações específicas do DNA tumoral circulante das amostras obtidas.
I - Para a manipulação do nitrogênio líquido é necessário o uso de máscara de proteção facial, luvas Isolantes de raspa de couro, jaleco com mangas compridas, avental, calça comprida e botas de segurança ou sapatos fechados.
II - O congelamento das células pode ser feito usando 90% soro fetal bovino e 10% de dimetilsulfóxido (DMSO).
III - O descongelamento deve ser feito de forma lenta, aumentando um grau por minuto até chegar a 37º C.
IV - Algumas linhagens de células precisam ficar imersas no nitrogênio líquido enquanto outras devem ficar na fase gasosa.
I - Genoma é o conjunto de todas as informações do DNA de um organismo, incluindo os genes e regiões não codificantes.
II - Transcriptoma é o conjunto de todos os RNAs transcritos por uma célula, tecido ou organismo, incluindo os RNAs não codificantes.
III - Proteoma é o conjunto de proteínas produzidas por uma célula, tecido ou organismo.
IV - Metaboloma é o conjunto de todas as pequenas moléculas químicas de uma célula, tecido ou organismo, incluindo os metabolitos e também pequenas moléculas exógenas como drogas, toxinas ou contaminantes ambientais.
I - A cromatografia é um método de separação em que, quanto maior a interação do composto com a fase estacionária, menor será o tempo de eluição.
II - O termociclador é um equipamento imprescindível para a amplificação do DNA pela reação em cadeia da polimerase (PCR), pois controla precisamente a temperatura, o tempo em que ocorrem as etapas e o número de ciclos.
III - O espectrofotômetro é um equipamento utilizado para realizar a quantificação da luz absorvida, transmitida ou refletida por uma amostra laboratorial.
I - Micotoxicoses é o termo genérico para as infecções ocasionadas por fungos, tanto na forma filamentosa quanto leveduriforme.
II - Micose é o termo dado às doenças ocasionadas por fungos filamentosos, fungos leveduriformes, bactérias filamentosas e micoplasmas.
III - Os fungos dimórficos podem se apresentar na forma filamentosa em parasitismo e Leveduriforme em saprofitismo, dependendo da temperatura a que são incubados.
IV - Os fungos são seres eucariotos e autotróficos.
5’-CTGGCCTCAATCTCACAGTCTGCCTGCATC CGCGTACTCTGCCCTCATTC CGCGTGCAG GACTATGACGTAGCAGCAGGTGACCTTTACG GAGGATAAGAGCAATGCGCT TATTACAGTG-3’
Marque a opção que apresenta, respectivamente, os iniciadores senso e antissenso.
I - O nível de Biossegurança 3 (NB-3) é indicado para todo laboratório onde o trabalho com agentes incomuns pode causar doenças sérias ou potencialmente fatais como resultado de exposição por inalação.
II - O nível de Biossegurança 1 (NB-1) é indicado para todo laboratório que envolva agentes bem caracterizados e conhecidos por não provocarem doença em seres humanos.
III - O nível de Biossegurança 4 (NB-4) é indicado para todo laboratório onde a equipe do mesmo tenha conhecimento específico e completo direcionado para agentes infecciosos extremamente perigosos e deverá ser capaz de entender as funções da contenção primária e secundária.