Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Enfermeiro - Pediátrico

Foram encontradas 25 questões

Q2268685 Enfermagem
O Código de ética dos profissionais de enfermagem trata dos princípios, direitos e deveres relativos à conduta ética do profissional de enfermagem. Nesse sentido, assinale a alternativa que trata de um dever de todo o profissional de enfermagem:
Alternativas
Q2268686 Enfermagem
A administração de medicamentos por via intramuscular é uma prática comum na enfermagem. Ao escolher o local de administração, é importante considerar a orientação do local e a solução a ser administrada. A escolha incorreta do local pode resultar em complicações e desconforto para o paciente. Marque a opção que indica o local mais adequado para a administração de uma injeção intramuscular de 5 ml de solução oleosa.
Alternativas
Q2268687 Enfermagem
Em um hospital, a direção está revisando o quadro de profissionais de enfermagem, levando em consideração as diretrizes da Resolução COFEN 543/2017 para o dimensionamento de pessoal. Essa resolução estabelece critérios importantes para garantir uma relação adequada entre o número de profissionais de enfermagem e a demanda assistencial da instituição. De acordo com a Resolução COFEN 543/2017, o principal pressuposto considerado para o dimensionamento de pessoal deve ser:
Alternativas
Q2268688 Enfermagem
Durante o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), os enfermeiros são responsáveis por realizar uma série de etapas com o objetivo de planejar, implementar e avaliar os cuidados prestados aos pacientes. Cada etapa desempenha um papel importante na garantia de uma assistência de qualidade. Nesse contexto, assinale a assertiva abaixo que traz a etapa que norteará a elaboração do plano de cuidados individualizado do paciente.
Alternativas
Q2268689 Enfermagem
O exame físico é uma das principais ferramentas utilizadas pelos enfermeiros para coletar informações objetivas sobre o estado de saúde do paciente. Durante esse exame, diversas técnicas são aplicadas para avaliar diferentes aspectos do corpo. Cada técnica desempenha um papel importante na identificação de mudanças e no estabelecimento de um plano de cuidados adequados. Sendo assim, indique a técnica que permite a avaliação da expansibilidade e mobilidade torácica do paciente: 
Alternativas
Q2268690 Enfermagem
De acordo com a Anvisa (2022), para o sistema de hemovigilância brasileiro, uma reação adversa é considerada sentinela, quando sua ocorrência pode trazer não só graves danos ao indivíduo afetado, mas também quando ações tempestivas devem ser tomadas com o objetivo de evitar ou minimizar riscos a outros indivíduos. Deste modo, são consideradas reações transfusionais sentinelas:
Alternativas
Q2268691 Enfermagem
A Classificação Internacional de Segurança do Paciente da OMS pretende fornecer uma compreensão global do domínio da segurança do paciente, e tem como objetivo representar um ciclo de aprendizagem e de melhoria contínua. Assim, busca, realçar a identificação, a prevenção, a detecção e a redução do risco bem como a recuperação do incidente e a resiliência do sistema. Deste modo, para garantir assistência de enfermagem segura para a criança e sua família, o enfermeiro deve considerar na elaboração do plano de cuidados os seguintes fatores:
Alternativas
Q2268692 Enfermagem
Considerando a criança no contexto hospitalar, para prestar uma assistência segura, o enfermeiro deve seguir o protocolo de prevenção de quedas. Segundo o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), a avaliação do risco de queda deve ser feita no momento da admissão do paciente com o emprego de uma escala adequada ao perfil de pacientes da instituição. Deste modo, considerando a especificidade do publico pediátrico, utilizamos a escala de Humpty-Dumpty adaptada. De acordo com essa escala, indique a pontuação que classificará á criança com alto risco de queda:
Alternativas
Q2268693 Enfermagem
A administração de medicamentos é um dos aspectos mais desafiadores e críticos da enfermagem pediátrica, sendo importante um monitoramento cuidadoso. Portanto, a administração segura da dose certa, ao cliente certo, na hora certa e pela via certa é uma questão fundamental, porque as crianças apresentam um risco maior para erros de medicação e são um grupo mais vulnerável a possíveis efeitos colaterais e superdosagem. Assim, cabe ao enfermeiro pediatra antes de prescrever o cuidado considerar que a administração da medicação tem de estar:
Alternativas
Q2268694 Enfermagem
A adesão ao tratamento é um fator fundamental para o sucesso do tratamento das pessoas com doenças crônicas; como o Diabetes Mellito tipo 1, comum na infância. Assim, recomenda-se em conjunto com a família identificar possíveis barreiras que impedem a adesão. O enfermeiro deve considerar que a via de administração usual das insulinas é a subcutânea (SC), e que a velocidade de absorção varia conforme o local de aplicação, sendo mais rápida no abdômen, intermediária nos braços e mais lenta nas coxas e nádegas. Buscando garantir a manutenção adequada do tratamento da criança, marque as orientacoes que devem ser abordadas junto a família: 
Alternativas
Q2268695 Enfermagem
A tuberculose é um problema de saúde pública no Brasil, com aproximadamente 64 mil casos novos diagnosticados em 2021. O Ministério da Saúde (2022) apontou que houve uma queda na cobertura da vacina BCG nos últimos anos devido ao desabastecimento do imunizante ocasionado por questões relacionadas à falta de sustentabilidade e de investimentos, com isso, houve aumento relativo no risco de adoecimento de tuberculose na faixa etária de 0 a 14 anos em 2022 quando comparado à 2020. Quando a criança é internada com suspeita de tuberculose, o diagnóstico da forma pulmonar é baseado na combinação de critérios clínicos e epidemiológicos. Nos casos de crianças a baixo de 2 anos internadas, marque o método utilizado para coleta de amostras para baciloscopia.
Alternativas
Q2268696 Enfermagem
Os princípios norteadores do cuidado paliativo estão muito bem definidos e foram adaptados para a população pediátrica, uma vez que está claro que não se pode extrapolar para o paciente pediátrico todos os conceitos e estratégias utilizados em adultos. No momento da definição de plano de cuidados, ter um instrumento objetivo que possa auxiliar na avaliação do paciente e na tomada de decisão para antecipação de eventos pode ser muito útil. Para tanto, o enfermeiro poderá lançar mão da seguinte escala de avaliação de funcionalidade: 
Alternativas
Q2268697 Enfermagem
Entre os eventos fisiopatológicos que podem levar a criança à insuficiência respiratória aguda, está a troca de O2 e CO2 entre os alvéolos pulmonares e o sangue. Este mecanismo é denominado:
Alternativas
Q2268698 Enfermagem
O choque é uma condição clínica de emergência pediátrica e existem variados tipos. O choque distributivo apresenta as seguintes características: 
Alternativas
Q2268699 Enfermagem
Os sinais de Kernig e Brudzinski positivo indicam a seguinte condição: 
Alternativas
Q2268700 Enfermagem
O principal cuidado de enfermagem à criança que está com dreno de tórax de selo d’água é:
Alternativas
Q2268701 Enfermagem
A criança com cânula de traqueostomia pode apresentar alguns sinais que indicam obstrução parcial. Marque o sinal que indica esta condição: 
Alternativas
Q2268702 Enfermagem
Quando a criança é diagnosticada com anemia falciforme ela e sua família devem ser orientadas quanto a alguns cuidados no sentido de evitar a falcização das hemácias que levam as crises álgicas.

Neste sentido, estes devem ser orientados à:
Alternativas
Q2268703 Enfermagem
As indicações para inserção de um Catéter Central de Inserção Periférica (PICC) incluem a incapacidade de obter e/ou manter uma via vascular para infusão terapêutica por um período maior que 5 dias e intermediar uma via intravenosa (IV) de longa duração. O uso precoce de um PICC também poupa veias periféricas e a dor de repetidas punções, que podem ser traumatizantes para uma criança.Entretanto, o uso de PICC é contra indicado nas seguintes situações:  
Alternativas
Q2268704 Enfermagem
A resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010 traz na seção III, Artigo 4° a definição de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Mista (UTIPm). Assinale a opção que apresenta a correta definição de UTIPm contida no referido dispositivo legal.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: D
6: A
7: E
8: B
9: A
10: B
11: A
12: B
13: B
14: C
15: A
16: D
17: C
18: D
19: D
20: B