Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Farmacêutico - Geral
Foram encontradas 20 questões
1 - Gestão Administrativa 2 - Gestão Clínica
( ) Sistema de distribuição de medicamentos. ( ) Seleção de medicamentos ( ) Organograma funcional. ( ) Gestão de estoque. ( ) Estudo de utilização de medicamentos.
I - Será vedada aos órgãos e entidades da Administração Pública federal a adesão à ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade estadual, distrital ou municipal.
II - As aquisições ou as contratações adicionais referentes a órgão não participantes, não poderão exceder, por órgão ou entidade, a 50% (cinquenta por cento) dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e para os órgãos participantes.
III - Para aquisição emergencial de medicamentos e material de consumo médico-hospitalar por órgãos e entidades da Administração Pública federal, estadual, distrital e municipal, a adesão à ata de registro de preços gerenciada pelo Ministério da Saúde não estará sujeita ao limite do dobro do quantitativo de cada item registrado.
IV - O prazo para a participação de outros órgãos são, no mínimo, 8(oito) dias úteis.
De acordo com as afirmativas acima, pode-se dizer que:
Um paciente de 80 kg em ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva tem uma prescrição de dexmedetomidina 0,5 mcg/kg/hora em infusão contínua. Considerando que o farmacêutico realize a dispensação da quantidade necessária para atender o paciente pelas próximas 24 horas, marque a opção que indica a quantidade liberada de ampolas de dexmedetomidina.
I - Componente Básico: inclui os medicamentos que tratam os principais problemas e condições de saúde da população brasileira na Atenção Primária à Saúde. Seu financiamento é de responsabilidade dos três entes federativos.
II - Componente Estratégico: destina-se ao acesso dos medicamentos e insumos para os agravos com potencial de impacto endêmico e às condições de saúde caracterizadas como doenças negligenciadas. São financiados, adquiridos e distribuídos de forma centralizada pelo Ministério da Saúde.
III - Componente Especializado: é uma estratégia de acesso a medicamentos, no âmbito do SUS, para doenças crônico-degenerativas, inclusive doenças raras, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde. Os medicamentos estão divididos em três grupos de financiamento, com características, responsabilidades e formas de organização distintas.
Em relação aos itens acima, podemos afirmar que:
( ) Os medicamentos devem ser manipulados em cabine de segurança biológica (CBS) classe II B2.
( ) A CBS deve ser validada com periodicidade anual e sempre que houver movimentação ou reparos.
( ) A CBS deve estar em funcionamento no mínimo por 30 minutos antes do início do trabalho de manipulação e permanecer ligada por 30 minutos após a conclusão.
( ) Devem ser usadas luvas (tipo cirúrgica) de látex, punho longo, com talco e estéreis.
( ) Devem ser usados dois pares de luvas estéreis, trocados a cada 30 minutos ou sempre que sua integridade estiver comprometida.