Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Técnico em Enfermagem - Pediátrica

Foram encontradas 19 questões

Q2272269 Enfermagem
Ao separar a medicação recebida da farmácia, o técnico em enfermagem observa que houve troca dos rótulos de uma mesma medicação de dois lactentes. O técnico não administra e vai até a farmácia para corrigir a troca dos rótulos e ter certeza das doses dos medicamentos. Considerando a Classificação Internacional de Segurança do Paciente (International Classification for Patient Safety – ICPS), podemos classificar a falha detectada pelo técnico em enfermagem como sendo um:
Alternativas
Q2272270 Enfermagem
A punção venosa periférica é um procedimento amplamente utilizado nos serviços de saúde, incluindo a pediatria. Assinale a alternativa com as medidas de prevenção de eventos adversos associados aos cateteres intravenosos periféricos que devem ser seguidas pelo técnico em enfermagem.
Alternativas
Q2272271 Enfermagem
Em uma unidade de internação pediátrica, um lactente apresenta distúrbio de deglutição, podendo evoluir para aspiração pulmonar. Nesse contexto, marque a opção que indica a via de administração de dieta mais adequada.
Alternativas
Q2272272 Enfermagem
Considerando as medidas de prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2272273 Enfermagem
. Um técnico em enfermagem precisa administrar 150mg de ampicilina a cada 6h. A farmácia disponibiliza frascos de 1 grama, que deverá ser diluído em 10 ml de água destilada. Indique o volume necessário para atender as 24 horas.
Alternativas
Q2272274 Enfermagem
Considerando a Biossegurança e as boas práticas para o processamento de produtos para saúde, o técnico em enfermagem deve estar ciente de que:
Alternativas
Q2272275 Enfermagem
Para pacientes com infecção ou colonização por microrganismos multirresistentes que são transmitidos por contato direto ou indireto, são recomendadas medidas para evitar o contato. Assinale a opção adequada neste contexto.
Alternativas
Q2272276 Enfermagem
A administração de medicamentos pelo técnico em enfermagem é uma prática comum nos serviços de saúde. Considerando as boas práticas e o protocolo de prescrição, dispensa e administração de medicamentos, em relação aos nove certos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2272277 Enfermagem
Em relação a transfusão de hemocomponentes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2272278 Enfermagem
No período de outono/inverno é comum o aumento nas Emergências Pediátricas dos casos de bronquiolite nos bebês e o uso de medicação inalatória é a conduta terapêutica adotada. Nesse sentido, a técnica de administração por essa via inclui:
Alternativas
Q2272279 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH) busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Marque a alternativa onde se encontram os princípios da política.
Alternativas
Q2272280 Enfermagem
A Lei nº 8.080/90, conhecida como Lei Orgânica da saúde dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Com relação aos dispostos na referida lei é correto afirmar que:
Alternativas
Q2272281 Enfermagem
Na equipe de enfermagem, uma das atribuições do técnico de enfermagem é assistir ao enfermeiro. Assinale a alternativa que apresenta, dentro deste contexto, uma atribuição que NÃO cabe ao técnico de enfermagem.
Alternativas
Q2272282 Enfermagem
A aferição da pressão arterial é um procedimento importante em crianças com situações especiais de saúde como problemas cardíacos, renais, obesidade ou mesmo nos casos de situações de urgências. Com relação a esse procedimento, a escolha do tamanho do manguito correto é fundamental para garantir a verificação correta desse sinal vital. Nesse sentido, o tamanho do manguito deverá corresponder:
Alternativas
Q2272283 Enfermagem
No processo de alta hospitalar de um lactente de um ano e dez dias de vida, o técnico de enfermagem foi interpelado pela mãe da criança que estava preocupada pois o seu bebê fez um ano durante a internação e estava com a vacina da febre amarela atrasada. No entanto, sabendo que a criança já estava com um ano de vida, o técnico aproveitou a oportunidade para orientar a mãe quanto às vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde para crianças com 12 meses. Nesse sentido, além da vacina da febre amarela o bebê deverá receber:
Alternativas
Q2272285 Enfermagem
A interrupção temporária do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado, é recomendada no caso de: 
Alternativas
Q2272286 Enfermagem
A síndrome da morte súbita é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente. Alguns cuidados são indicados para reduzir os riscos de sua ocorrência, dentre eles o de como colocar as crianças para dormirem na posição:
Alternativas
Q2272287 Enfermagem
O técnico de enfermagem na unidade de terapia intensiva é responsável pela realização do balanço hídrico, que consiste na anotação de todos os volumes infundidos e eliminados e o cálculo parcial (a cada 6 horas) e total (nas 24 horas). Assim, analise a situação abaixo:
      Pré-escolar grave, em uso de dieta enteral a 8ml/h, recebendo noradrenalina a 1,2ml/h e hidratação venosa a 6ml/h, apresentou diurese de 115ml durante a manhã.         Ao realizar o preenchimento e o cálculo do balanço parcial para as 6h do turno matutino, o técnico encontrou o resultado de: 
Alternativas
Q2272288 Enfermagem
O técnico de enfermagem deve estar atento aos cuidados para a manutenção do acesso venoso periférico, o que inclui identificar que a presença de dor, calor, eritema e sensibilidade no local do acesso, que são sinais de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A
5: C
6: D
7: E
8: E
9: D
10: A
11: B
12: A
13: A
14: D
15: E
16: B
17: D
18: D
19: C