Questões de Concurso Público UFRJ 2023 para Técnico em Farmácia

Foram encontradas 19 questões

Q2272289 Farmácia
Droga designava primitivamente toda substância orgânica ou inorgânica empregada como ingrediente de tinturaria, química ou farmácia. As drogas usadas em medicina eram chamadas drogas medicinais, podendo ser de origem animal, vegetal ou mineral. As mais comuns eram as de origem vegetal. O termo fármaco é a tradução do grego phármakon. De phármakon derivam várias palavras, tais como farmacologia, farmacognosia, farmacotécnica, farmacodinâmica, farmacopéia, farmacoquímica e muitas outras. Farmácia veio do grego pharmakía. Medicamento provém do latim medicamentum, vocábulo que tem o mesmo tema de médico, medicina, medicar, etc., e que se liga ao verbo medeor, que significa cuidar de, proteger, tratar. Medicamentum, em latim, tinha também o sentido de beberagem mágica, bruxaria, feitiço. Entre as afirmativas abaixo, assinale aquela que melhor define um fármaco.
Alternativas
Q2272290 Farmácia
Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento de um novo fármaco, deve-se ter a preocupação de atingir algumas características para tornar a nova substância o mais próxima possível de um fármaco ideal. Sabe-se que nem sempre é possível atingir todas as características no produto final, mas o sucesso de um novo fármaco depende de quão perto ele está de atingir tais características. Assinale a alternativa que melhor define um fármaco ideal.
Alternativas
Q2272292 Farmácia
RDC, sigla para Resolução da Diretoria Colegiada, é um tipo de regulamentação técnica, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As RDC’s estabelecem processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da agência. Isto inclui medicamentos, cosméticos, produtos e estabelecimentos de saúde, alimentos, entre outros. A RDC 306, de 07/12/2004, dispõe sobre:
Alternativas
Q2272293 Farmácia
Com base na Portaria SUS/MS 272, de 08/04/98, analise as afirmativas a seguir:

I - Nutrição Parenteral (NP) é a solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.

II - São candidatos à Terapia de Nutrição Parenteral os pacientes que não satisfazem suas necessidades nutricionais pela via digestiva, considerando-se também seu estado clínico e qualidade de vida.

III - O farmacêutico é o responsável pela preparação da NP. Esta envolve a avaliação farmacêutica da prescrição, a manipulação, o controle de qualidade, a conservação e o transporte da NP; exige a responsabilidade e a supervisão direta do farmacêutico, podendo ser realizada na farmácia ou em outro espaço selecionado para este fim.

Em relação aos itens acima, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2272294 Farmácia
Com base na RDC 220, de 21/09/2004, escolha a opção correta:
Alternativas
Q2272295 Farmácia
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Sua higienização é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba desde a higienização simples até a antissepsia cirúrgica das mãos.
    Sobre a necessidade de lavagem das mãos e a propagação das infecções hospitalares, escolha a opção mais completa e adequada.
Alternativas
Q2272296 Farmácia

Com base na portaria 344, de 12/05/1998, avalie as afirmativas abaixo.


I - Entorpecente é uma substância que NÃO causa dependência física ou psíquica.


II - Precursores são substâncias utilizadas para a obtenção de entorpecentes ou psicotrópicos.


III - Receita é a prescrição escrita de medicamento, contendo orientação de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral ou de produto industrializado.


IV - A Notificação de Receita “B” poderá conter no máximo 5 (cinco) ampolas e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente no máximo a 60 (sessenta) dias.


V - A lista A3 é a lista em que constam as substâncias psicotrópicas.


Em relação aos itens acima, podemos afirmar que:

Alternativas
Q2272297 Farmácia
Uma das grandes dificuldades encontradas num ambiente de farmácia hospitalar, magistral, drogaria ou mesmo num laboratório de análises clínicas são as prescrições escritas à mão. Muitas vezes a letra do prescritor não está devidamente legível ou encontramos abreviações nem sempre muito comuns. A tecnologia da informação pode auxiliar com a Prescrição Médica Eletrônica (PME). Sobre o assunto, escolha a opção correta: 
Alternativas
Q2272298 Farmácia
Tendo em mente os diferentes sistemas de distribuição de medicamentos pela farmácia hospitalar, analise as características dos sistemas abaixo.

   SISTEMA I: Ausência de investimento inicial; rápida disponibilidade de medicamentos na unidade assistencial; mínimas atividades de devolução à farmácia; redução das necessidades de recursos humanos e infraestrutura da Farmácia Hospitalar; mínima espera das execuções das prescrições. Método mais utilizado no Brasil e o mais arcaico. Aumento potencial de erros de medicação.
     SISTEMA II: Possibilidade de revisão das prescrições médicas; maior controle sobre o medicamento; redução de estoques nas unidades assistenciais; facilidade para devoluções à farmácia; redução de custos com medicamentos; aumento das necessidades de recursos humanos. O medicamento é dispensado por paciente, em um período de 24 horas.
    SISTEMA III: Os medicamentos podem ser dispensados parte por requisições e parte por prescrições médicas; comum em unidades de internação e serviços médicos (como Radiologia, Endoscopia, Ambulatórios e Urgência e Emergência).
   SISTEMA IV: Todos os medicamentos, em todas as formas farmacêuticas, deverão ser distribuídos prontos para o uso; a medicação dispensada é preparada por dose e concentração única para cada paciente; o farmacêutico analisa as prescrições médicas antes da distribuição dos medicamentos.

   As características descritas acima correspondem respectivamente aos seguintes sistemas de distribuição:
Alternativas
Q2272299 Farmácia
A sala destinada ao preparo de medicamentos para terapia antineoplásica deve dispor de cabine de segurança biológica classe II B2, que precisa ser ligada:
Alternativas
Q2272300 Farmácia
Um técnico em farmácia deve preparar álcool 70% para limpeza e desinfecção de áreas, instalações, equipamentos e materiais utilizados no preparo de nutrição parenteral. De acordo com a Portaria SNVS/MS nº 272, de 8 de abril de 1998, que fixa os requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Parenteral, a água utilizada no preparo do álcool a 70% para esta finalidade deve atender às especificações da água: 
Alternativas
Q2272301 Farmácia
Hipoclorito de sódio a 1% é uma solução largamente utilizada na limpeza e desinfecção de superfícies. O volume de uma solução de hipoclorito de sódio a 12% que um técnico em farmácia necessitará diluir para preparar 15 litros de solução de hipoclorito de sódio a 1% é de:
Alternativas
Q2272302 Farmácia
Um médico solicitou o preparo de 45 cápsulas de Finasterida 5 mg. Sabendo que as cápsulas disponíveis para o preparo são as de nº 5, cujo volume interno é de 0,13 mL, e ainda que a densidade da Finasterida seja de 0,98 g/mL e a do diluente seja de 0,85 g/mL, as quantidades totais de Finasterida e diluente necessários para o preparo das cápsulas são respectivamente:
Alternativas
Q2272303 Farmácia
Diluentes são excipientes quase sempre presentes em formas farmacêuticas como cápsulas e comprimidos, tendo por função: 
Alternativas
Q2272304 Farmácia
Uma suspensão oral de Amoxicilina traz na bula a informação de que, após a reconstituição, o medicamento mantém sua estabilidade por 14 dias se armazenado à temperatura ambiente. Para a manutenção da estabilidade do medicamento após a reconstituição é correto afirmar que ele:
Alternativas
Q2272305 Farmácia
Toda farmácia deve possuir balança de precisão, devidamente calibrada por empresa certificada que utilize padrões rastreáveis à Rede Brasileira de Calibração. Além disso, pessoal do próprio estabelecimento deve fazer a verificação da balança, empregando padrões de referência. A calibração e a verificação da balança devem ser realizadas:
Alternativas
Q2272306 Farmácia
A Curva ABC é uma importante ferramenta aplicada na gestão dos estoques de medicamentos em hospitais, baseando-se na importância dos itens, nas quantidades utilizadas e em seus valores. Analise as sentenças abaixo, classificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), e a seguir marque a alternativa correspondente à sequência correta:

I - Os medicamentos classe A são os menos numerosos, exigindo assim menor preocupação do gestor.
II - Os estoques de segurança dos medicamentos devem ser calculados de forma decrescente conforme a sua classe: C > B > A.
III - Deve-se buscar sempre a redução do estoque de medicamentos classe C, que, por serem os mais numerosos, representam a maior parte do capital investido.
IV - Os medicamentos classe B apresentam quantidades e valores intermediários em comparação aos medicamentos das classes A e C.
V - O tempo de abastecimento (TA) utilizado para calcular o estoque de segurança (ES) de um medicamento pode variar conforme sua classificação na curva ABC.
Alternativas
Q2272307 Farmácia
De acordo com as boas práticas para preparo de doses unitárias e unitarização de doses de medicamentos na farmácia hospitalar, analise as sentenças a seguir:

I - Nos casos de fracionamento de medicamentos sem o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade permanece conforme determinado pelo fabricante.
II - Nos casos de preparação de doses unitárias ou unitarização de doses por transformação/ adequação ou subdivisão da forma farmacêutica, o prazo de validade passará a ser de no máximo 25% do tempo remanescente constante da embalagem original, salvo recomendação específica do fabricante.
III - A rotulagem de medicamentos submetidos ao preparo de dose unitária ou unitarização deve apresentar a concentração da substância ativa por unidade posológica, exceto para medicamentos com mais de quatro fármacos.
IV - A existência de pia com água corrente na sala destinada ao preparo de dose unitária ou unitarizada é desejável, porém não obrigatória.
V - É permitida, em caráter excepcional, a contratação de serviços de farmácias para o preparo de dose unitária e unitarização de dose, devendo contudo haver contrato formal escrito entre as partes.

Sobre as sentenças acima, podemos afirmar que estão corretas apenas: 
Alternativas
Q2272308 Farmácia
Sobre o controle de estoque e administração de materiais na farmácia hospitalar, correlacione as colunas abaixo e a seguir marque a alternativa correspondente à sequência correta:

(1) Estoque de segurança  (2) Lote de ressuprimento (3) Inventário (4) Ponto de ressuprimento  (5) Tempo de abastecimento 

( ) Quantidade a ser adquirida para completar o estoque máximo ( ) Estoque mínimo a ser mantido ( ) Nível de estoque que sinaliza a necessidade de reabastecimento do estoque ( ) Prazo a ser considerado no cálculo do estoque de segurança ( ) Instrumento usado para confrontar o estoque contábil com o estoque físico
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: D
6: E
7: E
8: D
9: A
10: B
11: A
12: A
13: D
14: E
15: A
16: B
17: D
18: D
19: C