Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapiraca - AL 2018 para Professor de História

Foram encontradas 10 questões

Q1724735 História
Sobre o processo de colonização portuguesa na América é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1724736 História
Sobre como a historiografia contemporânea tem pensado o fim do sistema escravista no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1724737 História
“O caminho das reformas é o caminho do progresso pela paz social. Reformar é solucionar pacificamente as contradições de uma ordem econômica e jurídica superada pelas realidades do tempo em que vivemos.” (Presidente João Goulart – Discurso pronunciado no comício das reformas em 13 de março de 1964)
A reação das forças de oposição ao governo João Goulart foi de imediato, começando pela “marcha da família com Deus pela liberdade” e atinge o ápice com o golpe militar de 31 de março de 1964. A derrubada desse governo pode ser explicada pela:
Alternativas
Q1724738 História
O Antigo Regime fora criticado pelo Iluminismo, entretanto surgiu, em alguns governos, a figura do déspota esclarecido como forma de modernizar os países europeus considerados arcaicos por sua política absolutista. Sobre o despotismo esclarecido, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1724739 História
“O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas e muitas aldeias, não há apenas continuidade, mas mudança, mostra-se que ali conviviam povos e culturas variadas: egípcios, núbios, hícsos, hebreus, gregos, romanos. A Mesopotâmia já não é apenas o mundo dos déspotas precursores de Saddam Hussein, mas um local onde a variedade cultural produziu uma infinidade de reflexões, muitas delas profundamente enraizadas em nossa própria cultura. Os hebreus já não são apenas precursores do cristianismo, mas fazem parte de nossa própria maneira de conceber o mundo. A Antiguidade tampouco inicia-se com a escrita, mas, cada vez mais, busca-se mostrar como o homem possui uma História Antiga multimilenar, anterior à escrita em milhares de anos.”
(FUNARI, Pedro Paulo “A renovação da História Antiga”, in: KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Contexto, 2015, p. 97) 
Nesse trecho, o autor se refere à renovação da História Antiga nos livros didáticos brasileiros, ocorrida nas últimas três décadas. Assinale qual das afirmativas abaixo NÃO se refere às inovações que permitiram essa renovação no ensino de História Antiga no Brasil:
Alternativas
Q1724740 História
São temas que podem ser trabalhados em ensino de História Antiga e Medieval, EXCETO:
Alternativas
Q1724742 História
A Revolução Francesa de 1789, na sua dimensão política e econômica, foi um movimento orientado por:
Alternativas
Q1724743 História
Os negros nunca aceitaram passivamente a escravidão. Havia muitas formas de revoltas coletiva e individual. Do ponto de vista histórico, os quilombos foram a estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas, conhecidas como quilombos ou mucambos. Sobre os processos de constituição dos quilombos no Brasil, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1724745 História
O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, foi denominado por muitos historiadores de Revolução Americana, porque:
Alternativas
Q1724746 História
“Desaparecido o Estado mucambeiro dos Palmares continuaram os mucambos isolados a manter a recusa dos trabalhadores negros à escravidão. (…) Essa situação de negros trabalhadores de engenhos e de negros rebeldes mucambeiros seria aproveitada pela insurrecionalidade de 1832. Os senhores restauradores cometeram o erro de fornecer as armas que estavam em poder dos juízes de paz, seus aliados, aos negros dos seus plantéis e aos negros mucambeiros que aderiram. Com a prisão dos chefes absolutistas, os índios aldeados adotaram como regra ataques aos engenhos e à libertação dos negros escravizados. (…) A anistia que se decretou aos índios e aos homens livres mulatos e brancos não alcançava a multidão de negros que aderira à insurreição. (...) A permanência dos negros nas matas, concluída a insurrecionalidade, era a única forma de adesão à liberdade. Sua saída significava a exclusão da liberdade que a vida mucambeira e a insurrecionalidade cabana lhes havia oferecido. Para a mente estamental sesmeiro-escravista, negro só tinha vez na escravidão.” (LINDOSO, Dirceu. A utopia armada: rebeliões de pobres nas matas do Tombo Real. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1983, p. 305 e 306)
Sobre o fragmento acima NÃO se pode afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: B
5: E
6: D
7: C
8: A
9: C
10: B