Questões de Concurso Público Prefeitura de Bauru - SP 2025 para Especialista em Saúde - Médico Cirurgião
Foram encontradas 40 questões
Homem de 37 anos de idade, vítima de queda de moto após choque em alta velocidade com um carro, é trazido ao pronto socorro. Apresenta-se com vias aéreas pérvias, murmúrios vesiculares presentes e simétricos, FR de 30 ipm, FC de 125 bpm, PA de 90 x 50 mmHg. Apresenta ainda sinais de fratura em face, antebraço direito e perna direita. Dor à palpação da bacia e distensão abdominal, sem outras alterações.
Em relação a classificação do choque a indicação ou tratamento:
Mulher de 28 anos, vítima de colisão auto x auto encaminhada para emergência em prancha e com colar cervical, inconsciente, PA de 80 x 40 mmHg e pulso de 138 bpm. Apresenta desvio de traqueia para a esquerda, afundamento de parede anterior do hemitórax direito, respiração paradoxal e ausência de murmúrio vesicular a direita. As condutas listadas abaixo deverão fazer parte do atendimento desse paciente.
1. Entubação traqueal e ventilação.
2. Limpeza e imobilização da fratura do fêmur.
3. Craniotomia de urgência.
4. Punção torácica aliviadora seguida de drenagem.
5. Acesso venoso periférico e reposição volêmica.
Qual a sequência CORRETA de atendimento?
Paciente de 20 anos de idade foi trazido ao pronto-socorro após esmagamento da região perineal em acidente automobilístico, sem outros traumas (membros, craniano, tórax ou abdome). Após avaliação inicial, paciente apresentou impossibilidade de urinar e o raio x não evidenciou fratura de bacia.
Qual a hipótese diagnóstica e a conduta?