Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinápolis - MT 2017 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 20 questões

Q922253 Enfermagem
Marque a opção que é a EXCEÇÃO das doenças que podem ser atribuídas à falta de saneamento básico.
Alternativas
Q922254 Enfermagem
A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. As atribuições dos agentes de controle de endemias são, exceto:
Alternativas
Q922255 Enfermagem
A leptospirose é um problema mundial de saúde pública. É uma doença infecciosa febril aguda causada por bactérias patogênicas do gênero Leptospira, transmitida ao homem pelo contato direto ou indireto com a urina de animais infectados. A respeito dessa doença marque a alternativa errada:
Alternativas
Q922256 Enfermagem
A imunização é uma das formas mais efetivas de prevenção de doenças. Analise as doenças apresentadas abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas doenças que podem ser prevenidas por imunização:
I - Sarampo. II - Tuberculose. III - Escabiose. IV - Toxoplasmose. V - Tétano. VI - Hanseníase.
Alternativas
Q922257 Enfermagem
O tétano, causado pelo Clostridium tetani, é uma doença trágica, não apenas por sua gravidade, mas também porque pode ser totalmente prevenida pela imunização adequada. No que diz respeito ao tétano, tem-se as seguintes afirmações:
I. Não possui grande resistência as condições ambientais, por isso os esporos do tétano praticamente não contaminam os ferimentos de vítimas de trauma. II. A necrose tecidual, a anóxia e outros contaminantes bacterianos no ferimento fornecem um ambiente ótimo para a germinação dos esporos do tétano e a produção de toxina. III. A toxina principal, conhecida como “tetanolatina”, contribui para todos os sintomas do tétano. IV. A toxina completa liga-se aos nervos periféricos na região do ferimento, onde é transmitida aos “núcleos dos nervos cranianos”, tanto por transmissão intraespinhal, como pela liberação de toxina na circulação.
As afirmações consideradas corretas são:
Alternativas
Q922258 Enfermagem
Em relação à Lei 8.080/90, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q922259 Enfermagem
As leishmanioses são consideradas primariamente como uma zoonose, podendo acometer o homem, quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformando-se em uma antropozoonose. Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:
I - Os agentes etiológicos da leishmaniose visceral são protozoários. II - Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. A enzootia canina tem precedido a ocorrência de casos humanos e a infecção em cães tem sido mais prevalente do que no homem. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais. III - Existe vacinação para a prevenção de casos em humanos, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.
O número de afirmativas CORRETAS corresponde a:
Alternativas
Q922260 Enfermagem
Sobre a Sífilis, leia as afirmativas a seguir:
I - É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. II - Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. III - Pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q922261 Enfermagem
Nos cuidado com as crianças, são situações em que o ACS deve orientar a família a procurar o serviço de saúde o mais rápido possível, exceto:
Alternativas
Q922262 Enfermagem
Em crianças recém-nascidas (0 a 28 dias), o ACS deve verificar:
Alternativas
Q922263 Enfermagem
No seu trabalho o Agente Comunitário de Saúde – ACS deve:
I - Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; II – Não encaminhar as pessoas aos serviços de saúde; III - Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; IV - Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.
Dos itens acima, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q922264 Enfermagem
Conforme o Calendário Nacional de Vacinação da Criança do Programa/2016, vigente do Ministério da Saúde, a Vacina Pneumocócica 10 Valente deverá ser administrada na criança com qual idade?
Alternativas
Q922265 Enfermagem
Em conformidade com a Portaria Nº 2.488 de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, qual o número máximo de pessoas por Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o número de ACS por equipe de Saúde da Família?
Alternativas
Q922266 Enfermagem
Conforme o Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde do Ministério da Saúde/2009, quais são os exames que fazem parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (Recém-nascido)?
Alternativas
Q922267 Enfermagem
Em 2011, a portaria GM no. 2.488/2011 revogou a portaria GM no 648/2006 e demais disposições em contrário ao estabelecer a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica e aprovar a Política Nacional de Atenção Básica para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e para o__________________?
Alternativas
Q922268 Enfermagem
O tratamento para o Zika vírus é ______________. Isso quer dizer que não há tratamento específico para a doença, só para alívio dos sintomas. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.
Alternativas
Q922269 Enfermagem
Analise os sinais e sintomas da Malária:
I- Os sinais e sintomas da malária manifestam-se geralmente entre 8 a 25 dias após a infecção. No entanto, os sintomas podem-se manifestar mais tarde em indivíduos que tenham tomado medicação antimalárica de prevenção. As manifestações iniciais da doença, iguais em todas as espécies de malária, são semelhantes aos sintomas da gripe, podendo ainda ser semelhantes aos de outras doenças virais e condições clínicas como a sepse ou gastroenterite. Entre os sinais incluem-se dores de cabeça, febre, calafrios, dores nas articulações, vómitos, anemia hemolítica, icterícia, hemoglobina na urina, lesões na retina e convulsões. II- O sintoma clássico da malária são ataques paroxísticos, a ocorrência cíclica de uma sensação súbita de frio intenso seguida por calafrios e posteriormente por febre e sudação. Estes sintomas ocorrem a cada dois dias em infecções por P. vivax e P. ovale e a cada três dias em infecções por P. malariae. A infecção por P. falciparum pode provocar febre recorrente a cada 36-48 horas ou febre menos aguda, mas contínua. III- Os casos mais graves de malária são geralmente provocados por P. falciparum, variante que é muitas vezes denominada "malária falciparum". Os sintomas desta variante manifestam-se entre 9 a 30 dias após a infecção. Os indivíduos com „‟‟malária cerebral‟‟‟ apresentam muitas vezes sintomas neurológicos, entre os quais postura anormal, nistagmo, paralisia do olhar conjugado (incapacidade de mover em conjunto os olhos na mesma direção), opistótono, convulsões ou coma.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q922270 Enfermagem
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de __________ dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. Qual das alternativas melhor preenche a lacuna acima?
Alternativas
Q922271 Enfermagem
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:
I- tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue II- cansaço excessivo III- febre baixa geralmente à tarde IV- sudorese noturna.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q922272 Enfermagem
Considerando o que preconiza a Lei nº 8.142/1990, marque a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: A
5: C
6: C
7: C
8: D
9: C
10: A
11: B
12: C
13: D
14: A
15: A
16: B
17: D
18: B
19: D
20: C