Questões de Concurso Público Prefeitura de Campinas - SP 2016 para Terapeuta Ocupacional
Foram encontradas 5 questões
O Programa de Humanização do Sistema Único de Saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, tem como principais norteadores:
Sobre a Lei Federal no 8.142, de 28/12/1990 é correto afirmar:
Uma das principais estratégias de trabalho no NASF é o matriciamento ou apoio matricial. Esta estratégia, formulada por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade brasileira, pode-se afirmar:
O Ministério da Saúde instituiu no SUS o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso ao Tratamento e Prevenção em Álcool e Outras Drogas, com vistas à prevenção do uso do crack e outras drogas, ao tratamento e à reinserção social de usuários, e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Em 2010, o Governo Federal instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. A política de saúde mental transformou diversos serviços organizados na chamada “rede de saúde mental”. Neste cenário, pode-se afirmar:
A equipe de um CAPS deve contemplar uma diversidade profissional e cada tipo de CAPS tem características próprias quanto aos tipos e quantidade de trabalhadores. A equipe mínima para estruturação de um CAPS I é: médico psiquiatra ou com formação em saúde mental, enfermeiro, três profissionais de nível superior de categorias diversas (psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional pertinente) e quatro profissionais de nível médio (técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, educacional e artesão).
De acordo com a Cartilha CAPS, as atividades a serem realizadas pelos profissionais são: