Questões de Concurso Público Prefeitura de Coração de Jesus - MG 2023 para Agente de Combate às Endemias
Foram encontradas 10 questões
I. Outras estratégias existem, para que as pessoas se conhecerem além da viagem terapêutica. II. A viagem terapêutica apresenta-se como a melhor ferramenta para que as pessoas se conheçam. III. O lugar escolhido é fundamental para que a viagem terapêutica surta os efeitos almejados. IV. A viagem cumprirá a sua função terapêutica se hábitos do cotidiano forem deixados de lado. V. A viagem será terapêutica se ajudar as pessoas a enxergarem novas possibilidades de vida.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. O termo “modus operandi” foi usado no sentido de “mesmas ações” e apresentado em itálico porque se trata de um estrangeirismo. II. O termo “se”, nos dois usos no trecho, apresenta-se como conjunção e exerce portanto, a função de elemento de coesão. III. As vírgulas usadas depois do termo “então” e depois do termo “corrida” intercalam uma oração. IV. O termo “então” insere no trecho um valor semântico de conclusão e poderia ser substituído, sem alteração de sentido, pela conjunção “portanto”. V. O pronome “te”, no trecho, exerce funções diferentes em seus dois usos, pois funciona como objeto direto do verbo “sufoca”, e objeto indireto do verbo “falta”.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. O termo “coach” foi usado no mesmo sentido que no texto 01, em referência a um profissional que orienta as pessoas para que atinjam seus objetivos. II. As falas da personagem Joana, assim como as da professora Márcia Miyamoto, são consideradas argumentos de autoridade, pois são irrefutáveis. III. A forma de expor os argumentos pela personagem Joana e pela professora Márcia Miyamoto interferem na aceitação de suas ideias. IV. Os conselhos dados pela personagem Joana são tão terapêuticos quanto o tipo de viagem a que o texto 01 faz referência. V. A hiperprodutividade apresenta-se como uma característica positiva tanto no texto 02 quanto no texto 01.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. No segundo quadro, o verbo “seja”, de acordo com a norma, deveria estar no plural para concordar com o seu sujeito “seguidores”. II. A partir do segundo quadro, a personagem Joana opta por se referir aos seus seguidores individualmente, já que usa o verbo no singular. III. Na terceira fala, o verbo “se esqueça” é transitivo indireto, o que justifica o uso da preposição “de”, que se encontra em contração com o pronome “isso”. IV. A forma verbal “vai morrer” poderia, de acordo com a norma, ser substituída pela forma “morrerá”. V. O termo “seguidores”, no primeiro quadro, e o termo “Joana”, no último quadro, exercem a mesma função sintática, por isso estão separados por vírgula.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. Os dois textos consideram que as viagens são oportunidades de promoção do autoconhecimento. II. Os dois textos, embora não usem verbos no imperativo, têm função apelativa, pois pretendem convencer as pessoas a praticarem uma determinada ação. III. Os dois textos, embora tenham pontos de contato quanto à temática, pertencem a gêneros diferentes. IV. Os dois textos fazem uso da linguagem verbal e não verbal para transmitirem suas ideias. V. O texto 03, diferentemente do texto 01, insere a questão da inclusão social por meio da linguagem não verbal.
Estão CORRETAS as alternativas
I. A vírgula no primeiro período foi usada, de acordo com a norma, para separar um aposto explicativo. II. O “se” foi usado como pronome reflexivo e corresponde, semanticamente, a “a si mesmo”. III. O termo “você” faz com que ocorra uma próclise no trecho “para você se descobrir”, já que os pronomes pessoais de tratamento são palavras atrativas. IV. A desinência verbal em “somos” explicita que esse verbo se encontra na 1.ª pessoa do plural. V. O substantivo “plataforma” funciona como elemento referencial e de coesão, pois remete ao termo “Smiles”.
Estão CORRETAS as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfossintática das falas do texto 02.
I. A personagem pensa em tomar uma atitude drástica diante das dificuldades que enfrenta.
II. A fala da personagem, no terceiro quadro, cria uma expectativa que não se cumpre, tendo em vista a sua última fala.
III. A ambiguidade produzida pelo uso das palavras “jogar” e “canal” produz expectativa para uma determinada ação.
IV. A quebra de expectativa dá-se pela mudança de sentido das palavras “jogar” e “canal”, que ocorre com a inserção da última fala.
V. O recurso da quebra de expectativa foi usado no texto com a finalidade de produzir humor.
Estão CORRETAS as afirmativas