Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2016 para Assistente Social (Edital nº 97)

Foram encontradas 50 questões

Q704085 Serviço Social

Quanto à importância da tradição marxista no Serviço Social é correto afirmar:

Alternativas
Q704086 Serviço Social
Segundo Iamamoto (2009), ao longo dos três últimos decênios o debate no Serviço Social brasileiro tem sido polarizado por um duplo e contraditório movimento. Assinale a alternativa correta quanto a essa afirmação.
Alternativas
Q704087 Serviço Social
Segundo Iamamoto (2014), o debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou-se em alguns eixos temáticos. Assinale a alternativa correta quanto ao que correspondem a tais eixos.
Alternativas
Q704088 Serviço Social
Assinale a alternativa correta à luz das considerações de Yazbek (2009) quanto às tendências históricas e teóricometodológicas do debate profissional do Serviço Social dos anos 1980.
Alternativas
Q704089 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto à vertente do Processo de Renovação do Serviço Social apontada por Netto (2004) que mais substantivamente se viu apropriada pelos profissionais do Serviço Social, dentre as razões pelos traços de congruência interventiva, sua funcionalidade em face das requisições próprias à institucionalidade construída pelas condições históricas vigentes.
Alternativas
Q704090 Serviço Social
Durante o processo de Renovação do Serviço Social no Brasil sobressaíram formulações teóricas com o objetivo de adequar as (auto) representações profissionais às tendências sócio-políticas no contexto vigente (NETTO: 2004). Dessa forma, assinale a alternativa correta quanto à formulação que considera a profissão como prática institucionalizada, caracterizada pela ação junto aos indivíduos com desajustamento familiar e social, devendo atuar no nível macro, cujo modus operandi consiste em participar de todas as fases de programação para o macroplano, deve formular a metodologia e estratégia de ação para elaborar e implementar infraestrutura social, devendo nesse sentido ser capaz de formular e gerir as políticas públicas.
Alternativas
Q704091 Serviço Social
Segundo Meirelles (2015), o processo de mundialização do capital e de neoliberalismo afetou enormemente a “questão social” latino-americana aprofundando-a. Os fundamentos críticos que explicam as relações sociais de produção capitalista e suas derivações clássicas de pobreza e de desigualdade social tornam-se elementos indispensáveis tanto para a compreensão ampliada da questão social quanto para a efetividade da intervenção profissional do Assistente Social. Assinale a alternativa correta sobre o significado e concepções de pobreza, pauperização e desigualdades sociais.
Alternativas
Q704092 Serviço Social
Assinale a alternativa correta ao que Potyara Pereira (2009) chama de necessidades humanas.
Alternativas
Q704093 Serviço Social
A análise sobre a questão social na perspectiva crítico dialética aponta que esta abrange duas dimensões na sociedade capitalista, dessa forma assinale a alternativa correta quanto à essas dimensões.
Alternativas
Q704094 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto ao significado de capitalismo global na perspectiva de Giovanni Alves (2013).
Alternativas
Q704095 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto ao que significa trabalho incerto, imprevisível, e no qual os riscos empregatícios são assumidos principalmente pelo trabalhador e não por seus empregadores ou pelo governo.
Alternativas
Q704096 Serviço Social
Giovanni Alves (2013) ao tratar das novas determinações da precarização do trabalho nas condições históricas do século XXI, traz o debate acerca da maquinofatura. Dessa forma, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso, ao que se afirma nos itens abaixo sobre a Maquinofatura.
(  ) Nova forma de produção do capital, significa trabalho resposto apenas como precarização salarial. ( ) Nova forma tecnológica de produção do capital baseada na rede informacional, colocou a necessidade da gestão como “captura” da subjetividade do trabalho vivo, nexo essencial do toyotismo como inovação organizacional. ( ) Com o seu surgimento alteram-se os termos do estranhamento social dado pela relação tempo de vida/tempo de trabalho e pela constituição de um novo modo de vida: o modo de vida just in time. ( ) O ponto de partida da maquinofatura é o revolucionamento da força de trabalho (como na manufatura) e o revolucionamento da técnica (como na grande indústria).
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
Alternativas
Q704097 Serviço Social
Quanto às novas demandas profissionais e ao potencial ético-político do Serviço Social, podemos afirmar que o leque dos fenômenos-objeto trabalhados e pesquisados no âmbito do Serviço Social se amplia, requerendo novas problematizações e aportes de conhecimentos que se refletem nas práticas profissionais, no ensino e nos campos de estágios curriculares. Nesse aspecto, assinale a alternativa correta quanto a essas novas demandas profissionais.
Alternativas
Q704098 Serviço Social
A profissão dos Assistentes Sociais na contemporaneidade é interpelada e desafiada pela necessidade de construir mediações políticas e ideológicas. Assinale a alternativa correta ao que corresponde aquilo que nos permite afirmar e atribuir às nossas entidades um caráter de intelectual coletivo, capaz de articular e pactuar a presença dos profissionais nas lutas coletivas e em movimentos sociais mais amplos, na direção da construção de outra ordem societária.
Alternativas
Q704099 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto ao que Alves (2013) denomina de fatos históricos que alteraram efetivamente os termos e modos de ser da precarização do trabalho sob o capitalismo global, contribuindo para que precarização do trabalho assumisse, primeiro, a caracterização de precarização estrutural do trabalho e depois, adquirisse o estatuto social de precarização existencial ou ainda, precarização do homem que trabalha.
Alternativas
Q704100 Serviço Social
Para Sarmento (2012), o pensar e o fazer profissional levam necessariamente a problematizar, a discutir o que faz o assistente social em seu cotidiano, como faz e para que faz. Assinale a alternativa correta ao que o autor destaca como marcos de referência importante na formação e exercício do assistente social, por ele denominado por “ser profissional” nos dias atuais.
Alternativas
Q704101 Serviço Social
O exercício profissional dos Assistentes Sociais implica a existência de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização das propostas de ação conscientemente definidas (SARMENTO: 2012). Na esteira dessa compreensão, assinale a alternativa correta que corresponde ao instrumento importante no levantamento de dados qualitativos e que possibilita a participação conjunta dos usuários e do assistente social, requer do profissional clareza acerca dos elementos teóricos, segurança dos objetivos pretendidos na direção que dá ao conhecimento compreensivo e explicativo, bem com um esforço conjunto entre o Assistente Social e usuários, para refletir criticamente sobre os mecanismos de produção e reprodução social das relações nas quais estão inseridos, reconstruindo as mediações, em uma perspectiva de totalidade e historicidade.
Alternativas
Q704102 Serviço Social
Assinale a alternativa correta ao que Yasbek (2014) afirma como estratégia específica de promoção de mais mercado, e seus processos de privatização multiplicadores dos mecanismos a favor do capital, suas perspectivas de monetarização de políticas sociais residuais que evidenciam a orgânica relação entre as mudanças em andamento na esfera da economia política e as políticas sociais contemporâneas.
Alternativas
Q704103 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto aos eixos orientadores de organização das políticas públicas no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988.
Alternativas
Q704104 Serviço Social
Assinale a alternativa correta quanto à lógica em andamento, no regime de acumulação na ordem capitalista, especialmente as mudanças que caracterizam a esfera da produção e o mundo do trabalho, associadas à nova hegemonia liberal-financeira, e às transformações que ocorrem nas políticas sociais com o advento, por um lado, da ruptura trabalho/ proteção social e, por outro, com a recomposição das políticas sociais que se tornam cada vez mais focalizadas e condicionadas e apostam na contrapartida por parte dos que recebem algum benefício. (YASBEK, 2014)
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: C
5: B
6: A
7: A
8: C
9: C
10: D
11: B
12: C
13: D
14: C
15: D
16: C
17: C
18: B
19: D
20: C