Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2016 para Educação Física
Foram encontradas 17 questões
O esporte é reconhecidamente um fenômeno sociocultural e este tem sido objeto de discussões em vários estudos de pesquisadores como Betti, Bracht, Paes, Freire, Moreira, entre outros. Alguns desses pesquisadores se posicionam a favor do esporte no contexto escolar, outros se posicionam contra. Sobre a utilização do esporte na escola, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale o item que contém o somatório das opções corretas.
(02) O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Quanto mais diversificadas forem as modalidades esportivas desenvolvidas na escola, maiores serão as alternativas voltadas para os praticantes.
(04) O esporte deve contemplar, além dos aspectos lúdicos, momentos nos quais seja possível apreender a leitura técnica e tática. Os alunos precisam compreender como o esporte é evidenciado na sociedade. Assim, mesmo utilizando o lúdico, o esporte na escola precisa ser uma cópia do esporte de rendimento, tal como predomina na sociedade.
(06) No ensino do esporte na escola, o professor poderá utilizar como estratégia metodológica a adaptação das regras para que os alunos se apropriem dos conhecimentos do esporte no ato de jogar, de forma que todos possam realmente ser incluídos e possam jogar.
(08) O esporte na escola diferencia-se do esporte de rendimento. No entanto, nas aulas de Educação Física, o professor deve
abordar pedagogicamente temas relacionados ao esporte de rendimento, a fim de que o aluno faça uma leitura desse fenômeno
sociocultural de forma abrangente, sem, no entanto, ser submetido a práticas da competitividade de forma exacerbada, com a
utilização de regras rígidas, movimentos padronizados, produtividade e vitória.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Física, assinale a soma das afirmativas corretas. (Segundo Betti & Zuliani, 2002)
(1) O ensino da Educação Física deve estabelecer o confronto entre o senso comum com o conhecimento científico, ou seja, a estabelecer um confronto de saberes para a constituição de um novo saber que vise a atender às exigências do meio sociocultural no qual o aluno se insere.
(3) A diversificação e o aprofundamento dos conhecimentos são essenciais para o ensino da Educação Física de qualidade.
(5) O ensino da Educação Física deve ser dimensionado de tal modo que venha a promover uma dificuldade crescente ao longo das séries, tanto do ponto de vista motor, quanto cognitivo, afetivo, fisiológico e social.
(7) Para a elaboração de uma proposta de ensino para a Educação Física, deve-se levar em consideração as características, as
capacidades e os interesses dos alunos, com relação às perspectivas motora, cognitiva, afetiva, fisiológica, social e moral.
Os esportes são atividades muito praticadas atualmente. Existe uma diversidade de esportes que podem ser classificados baseados em critérios, tais como: cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação (GONZALÉZ, 2004). Sobre a classificação dos esportes, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e, em seguida, escolha o item que contém a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O sistema de classificação baseado na relação de cooperação e de oposição apresenta quatro categorias: esportes individuais em que não há interação com o oponente, esportes coletivos em que não há interação com o oponente, esportes individuais em que há interação com o oponente e esportes coletivos em que há interação com o oponente.
( ) Na classificação dos esportes sem interação com o adversário, o critério baseia-se no tipo de desempenho motor utilizado para a definição do vencedor/perdedor nas diversas modalidades.
( ) Na classificação dos esportes com interação com o adversário, o critério refere-se ao objetivo tático da ação, ou seja, há a exigência imposta aos integrantes para que se atinja o propósito durante o desenvolvimento da prática esportiva.
( ) Os esportes sem interação com o adversário, tendo como critério a comparação de desempenho, são classificados em: esportes
de marca; esportes estéticos; esportes de precisão. Já os esportes com interação com o adversário, cujo critério se refere aos
princípios táticos do jogo, são classificados em: esportes de combate ou luta; esportes de campo e taco; esportes de rede/quadra
dividida ou muro; esportes de invasão.
Sobre os métodos de ensino da Educação Física, são aspectos positivos ou vantagens de utilização do MÉTODO GLOBAL:
I) proporcionar maior motivação, porque se aprende a jogar jogando.
II) fácil implementação e organização.
III) possibilitar amplo relacionamento social entre os participantes.
IV) pouca incidência de erros técnicos e táticos, bem como redução dos conflitos em função da utilização do jogo no formato de competição.
No processo de ensino e aprendizagem do movimento na Educação Física, o feedback é um dos elementos mais críticos na comunicação efetiva, uma vez que caberá ao professor oferecer as informações necessárias para facilitar a avaliação do aluno sobre o movimento executado, analisando os erros e verificando o que foi bem sucedido. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, assinale a sequência correta.
( ) O feedback deve ser utilizado frequentemente para minimizar erros da prática, mas não deve sobrecarregar demais o aluno com muitas informações de uma só vez.
( ) O feedback interno, também denominado de feedback intrínseco, é obtido pelo aluno como um resultado da tarefa em si, a partir das informações dadas pelos professores durante ou após a execução do movimento. Ao realizar uma tarefa de movimento o feedback intrínseco é recebido na forma de sugestões visuais, táteis e cinestésicas.
( ) O feedback oferecido durante a realização de uma tarefa é denominado de feedback externo, no qual o professor oferece informações a respeito da precisão das ações do aluno no momento da execução.
( ) O feedback externo ou feedback expandido, utiliza as sugestões verbais do professor ou o uso de algum aparelho mecânico para
que o aluno seja capaz de identificar os erros e os sucessos na execução da tarefa. O feedback interno, que acontece quando, por
exemplo, um aluno está executando a parada de mãos na ginástica, pode ser ampliado por feedback externo, por meio dos
comentários do professor sobre o posicionamento das mãos e sobre o alinhamento do corpo. A repetição de uma gravação em
vídeo da parada de mãos pode oferecer feedback externo adicional.
Sobre a aquisição de habilidades motoras no ensino da Educação Física, segundo Gallahue e Ozmun (2002), analise as afirmativas que se seguem e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) As habilidades motoras podem ser subdividas em categorias fundamentais de movimento, podendo ser de três tipos: habilidades motoras de equilíbrio, habilidades motoras de locomoção e habilidades motoras manipulativas.
( ) As habilidades de equilíbrio constituem a base de todas as outras habilidades locomotoras e manipulativas, porque todo movimento envolve um elemento de equilíbrio.
( ) Um padrão de movimento é uma série organizada de movimentos relacionados. Um padrão de movimento envolve a realização de um movimento isolado que, por si só, é muito restrito para ser classificado como uma habilidade motora fundamental ou uma habilidade esportiva.
( ) As habilidades locomotoras são aquelas nas quais o corpo é transportado em uma direção vertical ou horizontal de um ponto a
outro. Atividades como correr, saltar, pular, saltitar e pular corda são consideradas movimentos locomotores fundamentais.
Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta.
I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como
principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma
sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.
A ideia abaixo apresenta elementos para pensar a Educação Física na escola contrapondo-se à lógica tradicional, técnica e esportiva que historicamente caracterizou e influenciou a Educação Física escolar. Assim, após a leitura da citação, assinale a alternativa correta sobre esta abordagem pedagógica que protagoniza este conceito.
“A prática pedagógica da educação física visa a proporcionar aos sujeitos da educação a oportunidade de conhecer os sistemas de
significados de cada cultura (diversidade) por meio das manifestações corporais. Nesta abordagem da Educação Física escolar, não
se estuda o movimento, estuda-se o gesto, sem adjetivá-lo de certo ou errado, sem focalizar sua quantidade ou qualidade, sem
tencionar a melhoria do rendimento, nem tampouco a manutenção da saúde, da alegria e do prazer. Nesta abordagem, o gesto
fomenta um diálogo por meio da produção cultural, por meio da representação de cada cultura. O gesto transmite um significado
cultural expresso nas brincadeiras, nas danças, nas ginásticas, nas lutas, nos esportes, nas artes circenses etc.” (NEIRA, 1992)
A educação para um estilo de vida ativo nos programas de Educação Física, proposta pela abordagem da saúde renovada, é uma das abordagens da Educação Física que tem sido estruturada como uma alternativa para os programas tradicionais que ainda concentram suas práticas em torno dos esportes formais. Sobre essa abordagem de ensino, podemos afirmar que:
I) a educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais fundamentais que a Educação Física tem a realizar no âmbito escolar. A importância dessa abordagem decorre do grande número de estudos científicos demonstrando a associação inequívoca entre os hábitos de atividades físicas e saúde. É preocupante a incidência de sedentarismo entre os jovens, bem como os resultados que apontam que os adolescentes e jovens não estão sendo estimulados adequadamente em relação à prática de atividades físicas que venham a repercutir favoravelmente em sua saúde.
II) uma das expectativas de aprendizagem das aulas de Educação Física é fazer com que os alunos venham a incluir hábitos de atividades físicas em suas vidas, compreendendo conceitos básicos relacionados com a saúde e a aptidão física, que sintam prazer na prática de atividades físicas, que desenvolvam certo grau de habilidades motoras, o que lhes proporcionará a percepção de competência e motivação para essa prática.
III) por meio da intervenção didático-pedagógica, pautada na abordagem da saúde renovada, nas aulas de Educação Física, é
possível contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos de ordem conceitual e procedimental sobre o tema saúde
relacionado às práticas corporais de movimento.
A componente curricular Educação Física está permeada pelos diferentes saberes que compõem a cultura corporal de movimento. Esses saberes devem ser tratados não apenas em sua dimensão procedimental, ou seja: o saber fazer, mas evidenciar também a dimensão conceitual, o saber, e a dimensão atitudinal, saber ser, abordando os diferentes elementos que compõem suas significações. As informações que se seguem referem-se ao conteúdo Handebol na escola. Quais afirmativas abaixo são exemplos da dimensão procedimental?
I – Execução dos fundamentos de passe e recepção do Handebol.
II – Respeito às regras e às capacidades individuais e do grupo, evitando comparações.
III – Análise do contexto histórico e das transformações pelas quais o Handebol passou.
IV – Vivenciar o jogo de Handebol aplicando os fundamentos técnicos e táticos.
V – Participar das atividades em grupos, duplas, trios, cooperando e interagindo de forma colaborativa.