Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2016 para Enfermeiro (Edital nº 97)

Foram encontradas 50 questões

Q704325 Enfermagem
De acordo com a Resolução COFEN 359/2009, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q704326 Enfermagem
Alguns pacientes requerem métodos especiais de higiene oral devido a seus níveis de dependência, como os pacientes inconscientes com vias aéreas artificiais (tubos orotraqueais). Diante dessa situação, assinale a alternativa correta relacionada ao procedimento da higiene oral.
Alternativas
Q704327 Enfermagem
“É o processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença”. A qual etapa do processo de enfermagem a citação se refere?
Alternativas
Q704328 Enfermagem
Uma mulher de 22 anos ingeriu grande quantidade de acetaminofeno (APAP), causando intoxicação. O médico da emergência solicita à enfermeira que administre carvão ativado conforme prescrição. Diante da prescrição e da gravidade da situação, a enfermeira realiza o procedimento, ciente de que a finalidade do carvão ativado é:
Alternativas
Q704329 Enfermagem
Na assistência aos pacientes vítimas de envenenamento, qual item NÃO constitui cuidado de enfermagem?
Alternativas
Q704330 Enfermagem
Um enfermeiro responsável pelo Centro de Material e Esterilização (CME) recebeu várias lâminas de laringoscópio. Acerca da classificação dos artigos hospitalares e procedimento correto para sua esterilização, assinale o item correto.
Alternativas
Q704331 Enfermagem
Monitorar o processo de esterilização requer a observação da qualificação operacional dos equipamentos, por meio de testes biológicos, químicos e físicos. Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. I. Os testes químicos podem ser realizados com tiras de papel que mudam de cor (termocrômicas) ou tiras de papel impregnadas com substâncias termotrópicas. II. As classes inerentes ao teste físico são seis que podem variar de indicadores de processo a indicadores simuladores. III. Os testes biológicos podem se caracterizar por um preparado de esporos bacterianos autocontidos em ampolas separadas dos meios de cultura, havendo mudança de cor, caso haja crescimento bacteriano. IV. O teste de Bowie e Dick, teste químico, deve ser colocado no centro dos pacotes, objetivando monitorar a presença de vapor neste ponto. V. O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada dois ciclos de esterilização. 
Alternativas
Q704332 Enfermagem
 A realização da higiene do paciente é uma prática diária e fundamental na rotina da equipe de enfermagem. Com relação à técnica do banho no leito, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Verificar as condições do ambiente e adequá-las às necessidades da tarefa, bem como observar e avaliar alterações que o paciente possa apresentar. II. Antes do início do banho no leito, deve-se proporcionar privacidade, orientar sobre o procedimento, reunir material necessário e tirar totalmente a roupa do paciente. III. Calçar luva de procedimento, sendo este o único equipamento de proteção individual (EPI) preconizado para banho no leito. IV. Quando iniciar a higiene dos membros superiores, deve-se começar pelo membro proximal e, em seguida, o distal; seguir esse mesmo sentido para a higiene de cada membro (axila, braço e punho). V. Ao término do banho no leito, deve-se enxugar criteriosamente o paciente e colocar uma vestimenta limpa. 
Alternativas
Q704333 Enfermagem
Durante o banho no leito a enfermeira foi informada de que a pele dos membros inferiores do paciente está ressecada, escamosa e pruriginosa. Qual a conduta correta que poderá ser realizada diante da situação? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q704334 Enfermagem
O enfermeiro, ciente da necessidade de uma avalição clínica do paciente, a fim de detectar fatores que retardam a cicatrização de feridas, sabe que pacientes obesos possuem deficiência nesse processo, devido:
Alternativas
Q704335 Enfermagem
Avaliar a ferida do paciente é fundamental na tomada de decisão e no processo de cicatrização. O enfermeiro pode se deparar com inúmeras situações, devendo estar ciente do correto manejo da ferida avaliada. Marque a alternativa correta, que evidencia a conduta diante de uma ferida com exsudato de moderado a intenso.
Alternativas
Q704336 Enfermagem
Curativos secos destinam-se à cicatrização de feridas por primeira intenção com pouco exsudato. Um enfermeiro, ao realizar a troca do curativo seco de uma incisão pós-operatória, observa que a gaze está aderida em um ponto da linha da incisão, devido a um exsudato sanguinolento antigo. Assinale o item correto acerca da principal conduta diante da situação.
Alternativas
Q704337 Enfermagem
A transfusão de sangue e hemoderivados é um evento irreversível que acarreta benefícios e riscos potenciais ao receptor. Apesar da indicação precisa e da administração correta, reações às transfusões podem ocorrer. É reação transfusional imediata:
Alternativas
Q704338 Enfermagem
Na etapa pré-transfusional, é realizada a coleta de amostras para exames, utilizando-se dois tubos, um deles com EDTA, para a tipagem sanguínea e outro, sem anticoagulante, para os testes pré-transfusionais. Este é um momento crítico em que a ocorrência de erros pode comprometer todo o processo transfusional e provocar sérios danos ao receptor. Sobre os testes pré-transfusionais, escreva V para verdadeiro e F para falso sobre o que se afirma nos itens abaixo e assinale a alternativa correta que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo. ( ) Os tubos devem ser identificados imediatamente após a coleta das amostras, ainda ao lado do paciente, com etiquetas manuscritas ou impressas, preferencialmente com código de barras, quando houver tecnologia disponível. Essas etiquetas devem conter pelo menos dois dados diferentes de identificação (ex.: nome completo e registro), ser legíveis, sem abreviaturas e resistentes à umidade, uma vez que as amostras poderão ficar conservadas em geladeira. Nas etiquetas ainda devem constar a data, a hora da coleta (as amostras têm validade de 48 horas) e a identificação de quem as coletou. ( ) Para se realizar a coleta, devem ser utilizados equipamentos de proteção individual (EPI) – avental, luvas e protetor facial que devem ser descartados, respeitando-se as normas de biossegurança. ( ) Os hemocomponentes só devem ser transfundidos após a conclusão desses testes pré-transfusionais. Contudo, existem situações em que o tempo necessário para isso pode colocar em risco a vida do paciente. Nessas situações, permite-se a liberação do hemocomponente para transfusão com a autorização do médico antes da conclusão do teste. ( ) As amostras devem ser encaminhadas ao laboratório acondicionadas em suporte que possibilite a visualização dos tubos e estar devidamente identificadas com o símbolo de risco biológico.
Alternativas
Q704339 Enfermagem
Foi prescrito crioprecipitado para um paciente internado com quadro de coagulação intravascular disseminada (CID). Ele chegou à unidade em que você está atuando como enfermeiro às 16 horas, tendo sido descongelado o material às 15 horas. Sobre essa prática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q704340 Enfermagem
A aplicação de epinefrina é recomendada para situações potencialmente fatais. Sobre a utilização da epinefrina, é correto afirmar que pode ser usada em:
Alternativas
Q704341 Enfermagem
Sobre as medicações utilizadas nas situações de infarto agudo do miocárdio, é correto afirmar que:
Alternativas
Q704342 Enfermagem
Escreva V para verdadeiro e F para falso sobre os cuidados pós-parada cardiorrespiratória (PCR) abaixo e assinale a alternativa correta que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo. ( ) É aconselhável evitar e corrigir imediatamente a hipotensão (pressão arterial sistólica inferior a 90 mmHg ou pressão arterial média inferior a 65 mmHg) durante os cuidados pós-parada cardiorrespiratória. ( ) A angiografia coronária de emergência é indicada para todos os pacientes com infarto agudo do miocárdio. ( ) Todos os pacientes que são ressuscitados em decorrência de uma PCR, mas, posteriormente evoluem para morte ou morte cerebral, devem ser avaliados como possíveis doadores de órgãos. ( ) Em pacientes que estiverem entubados, um ETCO2 que não ultrapassa 10mmHg na capnografia após 20 minutos de ressuscitação cardiorrespiratória (RCP) está associado a uma probabilidade muito baixa de ressuscitação. Sendo assim, este é um parâmetro objetivo a ser usado para determinar o fim dos esforços da RCP.
Alternativas
Q704343 Enfermagem
De acordo com a American Heart Association (2015), na cadeia de sobrevivência da parada cardiorrespiratória (PCR) ocorrida no ambiente intra-hospitalar, estão:
Alternativas
Q704344 Enfermagem
A American Heart Association (2015) aborda os tópicos de uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade para adultos. De acordo com essa associação internacional e com as condutas que os socorristas devem realizar durante a RCP, escreva V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo. ( ) Realizar compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120 por minuto e ventilar adequadamente (2 respirações após 30 compressões, cada respiração administrada em 1 segundo, provocando a elevação do tórax). ( ) Realizar compressão a uma profundidade de pelo menos 2,4 polegadas (6 cm). ( ) Permitir o retorno total do tórax após cada compressão. ( ) Interromper as compressões por 10 segundos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: B
8: C
9: C
10: D
11: C
12: A
13: A
14: C
15: C
16: D
17: D
18: D
19: D
20: C