Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2016 para Médico Radiologista

Foram encontradas 30 questões

Q729997 Radiologia
Um paciente de 25 anos submete-se a USTV de rotina que evidencia lesão expansiva em região anexial direita, medindo cerca de 6,0cm no maior eixo, sendo hipoecogênica e arredondada. Na margem medial da lesão, há imagem curvilínea bastante hiperecogênica e emissora de forte sombra acústica posterior. Qual é o diagnóstico?
Alternativas
Q729998 Radiologia
Os seguintes parâmetros foram observados em um doppler obstétrico: alto IR nas artérias sobre IR cerebral média, ILA dentro dos limites normais. Qual é o perfil hemodinâmico fetal?
Alternativas
Q729999 Radiologia
Os pseudocistos pancreáticos são sempre adquiridos e decorrem de traumatismos da glândula ou de pancreatite aguda. Assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q730000 Radiologia
No estudo do trato gastrintestinal por US, a visibilização da parede intestinal segue a seguinte sequência da camada interna para a externa:
Alternativas
Q730001 Radiologia
Sobre as bursites do cotovelo, assinale a opção FALSA.
Alternativas
Q730002 Radiologia
Nas opacidades de padrão intersticial, o aspecto em “vidro fosco” representa comprometimento do interstício parenquimatoso. Assim, pode-se dizer que:
Alternativas
Q730003 Medicina
Um paciente sofreu acidente vascular encefálico e foi prescrito o uso de aspirina para prevenir a trombose. Como a aspirina previne a trombose?
Alternativas
Q730004 Radiologia
A pneumonite por hipersensibilidade representa uma doença intersticial difusa, granulomatosa e de natureza inalatória, com inúmeros antígenos orgânicos e inorgânicos implicados. Pode se apresentar sob a forma de três fases: aguda, subaguda e crônica, com achados específicos na TCAR, em cada uma das fases. Diante da afirmação acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q730005 Radiologia
Doença inflamatória intestinal representa um grupo de condições idiopáticas do trato gastrintestinal em que a mais comum é a D. de Crohn. O estudo por CT enterografia e ressonância enterografia apresenta achados similares. Entre esses achados, qual é o comumente encontrado?
Alternativas
Q730006 Radiologia
O achado na TC do tórax que sugere hipertensão pulmonar idiopática inclui:
Alternativas
Q730007 Radiologia
Os cistos renais são de fácil identificação diagnóstica pelos métodos de imagem, não necessitando, muitas vezes, de recursos histopatológicos. Entretanto, cistos renais complexos ou com componentes sólidos podem ser evidenciados, necessitando de maior detalhamento em sua caracterização para permitir a determinação de diagnósticos diferenciais e, consequentemente, da conduta terapêutica e avaliação. Com relação aos cistos renais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q730008 Medicina
Qual das seguintes alternativas NÃO está relacionada ao polidrâmnio?
Alternativas
Q730009 Radiologia
Com relação à duplicidade pieloureteral, a regra de Weigert-Meyer afirma que:
Alternativas
Q730010 Radiologia
Quando uma amostra em um campo magnético é irradiada com uma radiofrequência apropriada, cada próton em uma substância orgânica fornece um sinal numa frequência que depende da diferença de energia entre os estados de spin up e down. Se todos os prótons de uma substância orgânica estivessem exatamente no mesmo ambiente, todos forneceriam sinais na mesma frequência em resposta a um campo magnético aplicado. Dessa forma, todos os espectros de RMN consistiriam de um único sinal, o qual nada nos informaria sobre a estrutura da substância, apenas que ela possui prótons. Felizmente, um núcleo está envolvido em uma nuvem de elétrons que o blinda parcialmente do campo magnético aplicado. A blindagem varia para os diferentes prótons dentro da molécula. Assim, tal blindagem é explicada, pois:
Alternativas
Q730011 Radiologia
O relaxamento dos spins que gera o sinal de indução livre (SIL) é causado pelas trocas de energia entre spins. Essas interações são chamadas de relaxamento e, juntas, fazem com que o vetor M retorne ao seu estado de equilíbrio (paralelo a B0). Duas constantes de tempo foram criadas para caracterizar cada um desses processos: T1 e T2. Nesse contexto, a constante:
Alternativas
Q730012 Radiologia
O tempo de relaxamento longitudinal depende da composição e estrutura do tecido-alvo e de sua proximidade com outros tecidos. Tal relaxamento tem a ver com a transferência de energia térmica dos prótons excitados ao seu redor com o seu meio. Se esse meio é um líquido puro ou simplesmente água, a transferência de energia será dificultada devido à alta velocidade de movimentação das pequenas moléculas de água. Os prótons requerem um tempo maior para conseguir transferir sua energia ao meio e retornar ao seu estado de equilíbrio. Analisando o texto, a magnetização longitudinal precisará:
Alternativas
Q730013 Radiologia
Quando um paciente é colocado na unidade de ressonância magnética, ele experimenta um campo magnético que, além de intenso, é bastante homogêneo. Todos os prótons no corpo do paciente terão, então, a mesma frequência de Larmor e poderão ser perturbados pelos mesmos pulsos de radiofrequência. Assim, os sinais emitidos por esses prótons e registrados para a reconstrução da imagem não poderão contribuir para especificar a localização exata dos tecidos estudados no organismo. Para selecionar uma determinada fatia no paciente, um campo magnético gradiente:
Alternativas
Q730014 Radiologia
O carcinoma lobular invasivo na forma difusa representa 10% de todos os cânceres de mama. É bilateral em 5% dos casos e apresenta um pico de acometimento na faixa etária entre 50 e 60 anos. Com relação à lesão acima citada, qual achado mamográfico NÃO é comum?
Alternativas
Q730015 Radiologia
Em uma colangiorressonância, a identificação de dilatação simultânea do colédoco e ducto de Wirsung EXCLUI qual diagnóstico?
Alternativas
Q730016 Radiologia
Com relação ao carcinoma ductal invasivo, pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: B
7: D
8: A
9: D
10: D
11: A
12: D
13: A
14: B
15: D
16: A
17: C
18: B
19: A
20: C