Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Enfermeiro - UTI NEO/UCINCO
Foram encontradas 30 questões
( ) I. O contato pele a pele, no método canguru, começa com o toque, evoluindo até a posição canguru. ( ) II. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele a pele, na posição horizontal junto ao peito dos pais ou de outros familiares. ( ) III. A população a ser atendida pelo método canguru é: gestantes de risco para o nascimento de crianças de baixo peso; recém-nascidos de baixo peso; e a mãe, o pai ou a família do recém-nascido de baixo peso. ( ) IV. São condições para a iniciação do recém-nascido no método canguru a estabilidade clínica, a nutrição enteral plena (peito, sonda gástrica ou copo) e peso mínimo de 2,0 kg.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) I. No período neonatal, a permeabilidade da pele é maior e, quanto mais prematuro for o recém-nascido, maior será essa permeabilidade. ( ) II. Nos recém-nascidos, a função fagocitária está aumentada, tendo os monócitos maior capacidade de migrar para o foco inflamatório. ( ) III. Nos recém-nascidos pré-termo, a quantidade de anticorpos IgG está diminuída de maneira proporcional à idade gestacional indicativa de prematuridade. ( ) IV. Os anticorpos IgM são transferidos, principalmente, via transplacentária durante o período gestacional.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) I. A Enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Federal de Enfermagem com jurisdição na área nacional. ( ) II. É privativa da equipe de Enfermagem a realização de planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem. ( ) III. Todas as atividades de Enfermagem realizadas em instituições públicas e privadas e em programas de saúde, somente podem ser desempenhadas sob a orientação e a supervisão de enfermeiro. ( ) IV. Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro poderá atuar na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) I. É direito da pessoa com transtorno mental ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis, além de receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento. ( ) II. É permitida a internação de pessoas com transtornos mentais em instituições com características asilares. ( ) III. Entende-se por internação compulsória aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro. ( ) IV. A pessoa com transtorno mental deve ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) I. A teoria miasmática defendia que as doenças eram causadas por fatores físico-químicos oriundos de emanações do solo ou do ar que tinham grande poder de nocividade.
( ) II. De acordo com a teoria da unicausalidade ou microbiológica, o adoecimento acontece quando o ser humano é atingido por um agente etiológico; assim, atuando sobre os agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, é possível a prevenção e a cura das doenças. ( ) III. A teoria da multicausalidade traz o processo “saúde-doença” como um conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade. ( ) IV. As intervenções em saúde na tríade ecológica (agente, hospedeiro e ambiente) podem ser realizadas por meio de prevenção primária (medidas de promoção da saúde e proteção específica), prevenção secundária (limitação da invalidez) e prevenção terciária (reabilitação, diagnóstico e tratamento precoce).
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) I. Entende-se por território a unidade geográfica única, de construção descentralizada do SUS na execução das ações estratégicas destinadas à vigilância, promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. ( ) II. A longitudinalidade do cuidado pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com a construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas. ( ) III. Apesar de não ser uma diretriz formal da atenção básica, a participação da comunidade deve ser incentivada, considerando a importância desta para ampliar a autonomia das pessoas e coletividades do território. ( ) IV. É papel da atenção básica elaborar, acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.