Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2018 para Professor Substituto - Língua Portuguesa

Foram encontradas 30 questões

Q953369 Português
De acordo com Bagno (2005)*, “Pesquisas têm revelado que, apesar de todos os esforços de renovação das práticas de ensino de língua empreendidos nos últimos tempos, ainda predomina na maioria das escolas brasileiras uma concepção de ‘aula de português’ que se reduz ao reconhecimento/classificação de palavras e funções de palavras e à rotulação dessas classes/funções”. O alvo dessa crítica é:
*BAGNO, Marcos. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 5, n. 1. Tarefas da educação lingüística no Brasil, 2005, p. 74.
Alternativas
Q953370 Português
O ensino de língua portuguesa objetiva formar usuários competentes, e entende-se essa competência comunicativa como a habilidade tida pelo falante de fazer uso de uma quantidade crescente de meios linguísticos de que ele dispõe conforme cada situação de interação efetiva de comunicação. Na busca por esse objetivo, um professor de língua portuguesa do oitavo ano, por exemplo, deve:
Alternativas
Q953371 Português
O ensino e a aprendizagem da conjugação de verbos irregulares impõem dificuldades para professores e alunos, como é o caso do verbo ver neste exemplo: Se você vir esse filme, não vai conseguir dormir! No tocante ao estudo desse tipo de conteúdo em uma situação de sala de aula do nono ano, uma prática didático-pedagógica que se tem mostrado bastante inoperante é:
Alternativas
Q953372 Português
As estratégias textual-discursivas de construção do sentido devem ser baseadas em uma abordagem de interação sociocognitiva, ou seja, os atores da comunicação lançam mão de um conjunto dessas estratégias com vistas ao processamento do texto. Entre as ações seguintes, qual NÃO se relaciona a tais estratégias?
Alternativas
Q953373 Português
Considera-se que o léxico é “o conjunto de vocábulos de que dispõe uma língua dada” (CAMARA JÚNIOR, 1986), do qual o falante dessa língua se utiliza para comunicar-se. Supõe-se, então, que quanto mais elevada for a escolaridade desse falante, maior será esse conjunto, uma vez que ele está sendo exposto sistematicamente a mais informações. Com base nisso e em referência às estratégias de construção do sentido do texto, levando-se em conta o contexto de sala de aula do sexto ao nono ano, deve-se afirmar que:
Alternativas
Q953374 Português
“O ensino do Português como língua materna no Brasil tem sido objeto de inúmeros estudos, que se dedicam a investigar a formação dos professores, as orientações oficiais para o ensino, os materiais didáticos e, sobretudo, as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio. Muitas dessas pesquisas apontam o texto como núcleo central do ensino, em uma abordagem que recobre as práticas socioverbais constituídas na e pela interação social”*. A asserção dessas autoras e as atividades didáticopedagógicas relacionadas às estratégias de textualização imbricam-se. Desse modo, o êxito de tais atividades requer, forçosamente, o uso de textos:
Alternativas
Q953375 Português
Com relação às obras do russo Lev Vygotsky, destaca-se o conceito da ZDP – zona de desenvolvimento proximal, a qual está relacionada à diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha, i.e., a zona de desenvolvimento real (ZDR), e aquilo que é capaz de aprender e fazer por meio do auxílio de uma pessoa mais experiente – zona de desenvolvimento potencial (ZDPL) – representada por um adulto, uma criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado. Em sala de aula, essa “pessoa mais experiente”, por óbvio, é o professor, por isso lhe cabe, ao trabalhar, juntamente com seus alunos, seja crianças, seja adolescentes, as relações entre significação e contexto:
Alternativas
Q953376 Português
Em turmas do nono ano, a indicação de textos clássicos da literatura brasileira é muito importante, todavia isso implica um grande embaraço: a dificuldade de sua compreensão por causa da existência de termos e expressões estranhas aos alunos. Esse tipo de texto enseja a ampliação do vocabulário dos alunos e os expõe a outra realidade textual, proporcionando-lhes a oportunidade de:
Alternativas
Q953377 Português
Os textos publicitários apresentam recursos linguísticos muito interessantes, por isso constituem um material bastante proveitoso para as atividades de interpretação de texto, sobretudo quando, neles, se detecta o caráter polissêmico. O texto seguinte é bem característico desse traço: “BANHO E TOSAaqui seu cão sai um gato!”. Com base na significação e no contexto de produção desse texto, o aluno deve concluir que:
Alternativas
Q953378 Português
Caso se peça, em uma atividade do nono ano, por exemplo, a identificação da relação existente entre as duas orações seguintes, que constituem um axioma de Descarte: “Penso, logo existo”, o aluno deverá concluir que as duas orações:
Alternativas
Q953379 Português
O estudo das relações de subordinação e coordenação implica o conceito de frase e o de oração. Com base nisso, o aluno deve ter em mente que:
Alternativas
Q953380 Português
As atividades relacionadas às conjunções com base na tradição normativa baseiam-se em sua dicotomia, ou seja, as coordenativas e as subordinativas. De algum modo, tal estratégia pode facilitar aos alunos identificar e classificar tais palavras, uma vez que eles:
Alternativas
Q953381 Português
Às vezes, as orações coordenadas e as subordinadas reduzidas de infinitivo, de gerúndio ou de particípio não trazem o conectivo, e isso dificulta, de certa forma, o entendimento dos alunos sobre a relação semântica existente entre as orações. Com base na análise desta citação de Oscar Wilde (www.citador.pt) “A educação é uma coisa admirável, mas é bom recordar que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado”, considerando apenas as orações reduzidas de infinitivo nela constantes, assinale a alternativa correta com relação à exata compreensão dessa análise a que deveria chegar o aluno.
Alternativas
Q953382 Português
Neste período do escritor francês Charles Baudelaire – “A gramática, a mesma árida gramática, transforma-se em algo parecido a uma feitiçaria evocatória; as palavras ressuscitam revestidas de carne e osso, o substantivo, em sua majestade substancial, o adjetivo, roupa transparente que o veste e dá cor como um verniz, e o verbo, anjo do movimento que dá impulso à frase.” –, observa-se um recurso de estruturação frasal, o zeugma, o qual consiste na:
Alternativas
Q953383 Português
Deve-se analisar este trecho: “Em O programa de capacitação de professores estará sendo implantado brevemente pelo governo e Gilse fará um tratamento de dentes, observa-se que as expressões assinaladas têm nítido sentido passivo e são interpretadas pelas gramáticas como complementos nominais, apesar de poderem ser substituídas pelos adjetivos docente e dentário, que funcionalmente são adjuntos adnominais”*. A relação entre sintaxe e morfologia, nas gramáticas tradicionais, não é suficientemente explorada; com frequência, essas duas partes da gramática não se fundem para se ter um estudo morfossintático. Com base nisso, é correto afirmar que:
*http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/LinguaPortuguesa/artigos/artigo(1). pdfda. ROSSIGNOLI, W. A. Aspectos da sintaxe portuguesa: uma leitura crítica da gramática tradicional, p. 8
Alternativas
Q953384 Português
A priori, vale destacar a importância da descrição normativa para os estudos de uma língua, pois é a partir desse tipo de prática que podemos promover reflexões sobre os usos reais que o falante faz de sua língua. Enquanto estudiosos de uma língua, temos de reconhecer o papel e a relevância da abordagem tradicional, sem, contudo, deixar de lado, as contribuições que as pesquisas linguísticas têm proporcionado para a compreensão e o funcionamento da linguagem”*. Com referência ao estudo em sala de aula dos conteúdos morfológicos e sintáticos, levando-se em consideração o excerto que introduz esta questão, assinale a assertiva correta quanto ao papel da gramática tradicional nesse contexto.
*KANTHACK, G. S. Letras Vernáculas: sintaxe da língua portuguesa (EAD – UESC, mód. 4, v. 2). Ilhéus: Editus, 2011, p. 15.
Alternativas
Q953385 Português
No Ensino Fundamental, mesmo depois dele, o processo de ensino e aprendizagem dos aspectos ortográficos da língua portuguesa, falada e escrita no Brasil, apesar do AOLP 1990, envolve algumas dificuldades tanto para o docente quanto para o discente, porquanto inexiste uma relação direta entre fonemas e grafemas. Qual das circunstâncias seguintes NÃO influencia nesse processo de articulação entre os sistemas fonológico e ortográfico?
Alternativas
Q953386 Português
Com relação à lusofonia e no tocante aos aspectos ortográficos da língua portuguesa no processo de aquisição da modalidade escrita dessa língua, assinale a assertiva correta.
Alternativas
Q953387 Português
Nas aulas de língua portuguesa cujo tema é as regras ortográficas, no Ensino Fundamental, da sexta à nona série, o professor tem dificuldade de estabelecer uma relação prática e concreta entre a grafia das palavras e a sua prolação. Nesse contexto, qual característica fonológica NÃO representa exemplo desse tipo de dificuldade?
Alternativas
Q953388 Português
De acordo com Perini (1997: 13, apud Bagno*), “qualquer falante de português possui um conhecimento implícito altamente elaborado da língua, muito embora não seja capaz de explicitar esse conhecimento. E [...] esse conhecimento não é fruto de instrução na escola, mas foi adquirido de maneira tão natural e espontânea quanto a nossa habilidade de andar”. Esse trecho explicita as bases de uma prática didático-pedagógica a qual coloca em relevo:
*BAGNO, Marcos.Preconceito lingüístico. São Paulo: Loyola,1999, p. 124.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: D
5: D
6: D
7: A
8: B
9: A
10: C
11: A
12: C
13: C
14: C
15: B
16: D
17: A
18: C
19: B
20: D