Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2021 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 29 questões

Q2104272 Medicina
Distúrbio de coagulação é causa comum nos ambulatórios, principalmente, de hematologia. Alguns fatores de coagulação dependem da vitamina K, EXCETO:
Alternativas
Q2104273 Medicina
Rapaz de 16 anos deu entrada na emergência com palidez mucocutânea e petéquias, além de sangramento gengival; nega doença crônica. Os exames laboratoriais apresentaram pancitopenia com anemia normocítica e normocrômica, reticulócitos reduzidos e ferro sérico elevado. O médico assistente teve como hipótese diagnóstica anemia aplásica. A anemia aplásica está relacionada com as situações a seguir, EXCETO:
Alternativas
Q2104274 Medicina
Homem de 30 anos foi à UPA com febre há 06 dias associada à hematúria, dispneia e hemoptise; relata baixa diurese há 02 dias. Paciente previamente hígido, tabagista e nega etilismo. Qual a suspeita diagnóstica desse caso?
Alternativas
Q2104275 Medicina
Paciente masculino, 35 anos, foi atendido em emergência com derrame pleural unilateral, o médico assistente decidiu solicitar estudo de líquido pleural para saber se o derrame era exsudato ou transudato. De acordo com os critérios de Light, qual das alternativas abaixo contém elementos necessários para fazer essa diferenciação? 
Alternativas
Q2104276 Medicina
Paciente jovem deu entrada na UPA com hematoquezia há 02 horas. Paciente nega doença crônica ou uso de medicamento e previamente hígido. Ao exame físico: leve palidez cutânea, ausculta cardiopulmonar fisiológica, frequência respiratória (FR) = 20 ipm, frequência cardíaca (FC) = 130 bpm, afebril, pressão arterial (PA) = 80 x 50 mmHg e oximetria de pulso = 90% (em ar ambiente); foram realizados reposição volêmica com cristaloides, oxigênio suplementar e solicitados exames laboratoriais. Quais as próximas condutas a serem adotadas?
Alternativas
Q2104277 Medicina
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) primária é extremamente prevalente em nosso dia a dia, já a de origem secundária é bem menos prevalente e sempre se deve descartar essa hipótese em pacientes hipertensos, principalmente aqueles de difícil controle. Associe o número relativo à doença com seu respectivo sinal na coluna à direita como segue abaixo:
(1) Hipertensão arterial maligna (2) Hipertensão renovascular (3) Poliarterite nodosa (4) Tireotoxicose (5) Coarctação aórtica
(__) Sopro abdominal. (__) Hipertensão arterial sistólica. (__) Positividade para HbsAg. (__) Edema de papila. (__) Diferença de amplitude de pulsos entre membro inferiores e superiores.
Alternativas
Q2104279 Medicina
Mulher de 50 anos foi atendida em emergência hospitalar com quadro de desorientação referindo calor intenso, dispneica (padrão respiratório de Kussmaul), taquicárdica e levemente desidratada. Familiares relataram que a paciente é portadora de diabetes mellitus, em uso de insulina, e que apresentava períodos prolongados de jejum. Ao exame físico, apresentou sinal de Giordano positivo à direita; após solicitação de exames laboratoriais, certificou o caso de cetoacidose diabética (CAD). Em relação à CAD, é correto afirmar.
Alternativas
Q2104280 Medicina
Nesta pandemia de COVID-19, alguns pacientes evoluíram para estado grave, formando pulmão de SARA, necessitando de intubação orotraqueal (IOT) e ventilação mecânica (VM). Sobre IOT e VM, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(__) É indicado IOT para paciente dessaturando com suporte de ventilação não invasiva e para pacientes com escala de coma de Glasgow menor ou igual a 8. (__) Transecção de traqueia é contraindicação absoluta para IOT. (__) Grau IV da classificação de Mallampati é indicativo de dificuldade para intubação. (__) Instabilidade hemodinâmica é indicativo de IOT e VM. (__) Barotrauma é umas das complicações da ventilação mecânica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2104281 Medicina
Diabetes Mellitus é uma doença que afeta a microcirculação, consequentemente, lesiona rim, circulação periférica, nervos, retina, dentre outros órgãos e sistemas. Qual a manifestação inicial da nefropatia diabética?
Alternativas
Q2104282 Medicina
Uma jovem de 25 anos é atendida na UPA com relato de febre de início súbito, dor retro-ocular, mialgia e artralgia intensa há 04 dias. Foram solicitados exames laboratoriais, com os seguintes resultados: Hematócrito 10% acima do normal, leucócitos de 3500/mm3 e plaquetas de 100.000/mm3. Ao exame físico, febril ao toque, exantema em região torácica e prova do laço positiva. Paciente iniciou hidratação oral e analgésicos com melhoras dos sintomas álgicos. Qual a doença relativa ao caso?
Alternativas
Q2104283 Medicina
O eletrocardiograma (ECG) e as enzimas cardíacas (mioglobina, CK-MB, troponimas I e T) auxiliam no diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM) do paciente com história sugestiva de doença coronariana. Outros exames auxiliam nesse diagnótico, EXCETO:
Alternativas
Q2104284 Medicina
As vitaminas do complexo B são essenciais para o metabolismo de vários sistemas do corpo humano. Associe o número relativo à vitamina com sua respectiva carência e patologia relativa na coluna à direita como segue abaixo.
(1) Tiamina (B1) (2) Piridoxina (B6) (3) Biotina (B7) (4) Niacina (B3) (5) Cianocobalamina (B12)
(__) Anemia megaloblástica e parestesia. (__) Síndrome de Wernicke-Korsakoff. (__) Pelagra. (__) Entumecimento em extremidades e dermatite. (__) Alopecia.
A sequência correta, de cima para baixo, da coluna acima é:
Alternativas
Q2104285 Medicina
Homem de 58 anos deu entrada em hospital oncológico para investigação de massa em encéfalo. Ao ser examinado e realizados exames na internação, descobriu uma HAS com sódio (Na+) sérico de 111 mEq/L. Qual a medicação deve ser administrada para melhorar essa condição de hiponatremia?  
Alternativas
Q2104286 Medicina
Paciente dá entrada em emergência com dor intensa inguinocrural direita com irradiação para o saco escrotal; ao exame de ultrassom abdominal, identificou-se hidronefrose do rim direito. A hipótese mais provável para etiologia dessa lesão renal é:
Alternativas
Q2104287 Medicina
Mulher de 30 anos foi caminhando à UBASF para fazer exames ginecológicos de rotina. No meio do caminho, foi atacada com picadas de abelhas africanas. Após 10 minutos, chegou ao posto um pouco confusa, sonolenta, sudoreica, com edema labial e eritema em face e pescoço. Ao exame físico: auscuta pulmonar com estridor inspiratório discreto e sibilância difusa, PA = 85 x 60 mmHg, FC = 145 bpm e FR = 26 ipm. De imediato iniciou-se reposição com cristaloides e suporte de O2 nasal. Nessa situação a via preferencial de adrenalina é:
Alternativas
Q2104288 Medicina
Homem de 50 anos foi ao posto de saúde fazer check-up por não estar se sentindo bem, além de estar com cansaço progressivo. Tem histórico de febre reumática na infância. Nega tabagismo ou etilismo. Ao exame físico: ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos com hiperfonese de B1, estalido diastólico inicial e sopro diastólico; ao ECG: sobrecarga ventricular esquerda, à radiografia de tórax: retificação da borda cardíaca esquerda e alargamento da carina. Qual a hipótese diagnóstica desse paciente?
Alternativas
Q2104289 Medicina
Idoso de 67 anos foi levado à UPA com confusão mental. A família relata que o idoso é previamente hígido e sem uso de medicações. O médico assistente verifica os sinais vitais com os seguintes achados: PA = 140 x 80 mmHg, FR = 33 ipm e FC = 90 bpm. Qual é a medida que deve ser tomada nesse caso?
Alternativas
Q2104290 Medicina
Paciente masculino de 37 anos está há três semanas com episódio febril e, no momento, apresenta lesões focais nodulares pulmonares em radiografia de tórax. Nessa situação, o agente patogênico mais provável e preocupante é:
Alternativas
Q2104291 Medicina
Idoso em estado de mal epilético foi atendido pelo SAMU, onde infundiram rapidamente fenitoína. Qual o efeito colateral mais comum poderá apresentar após a infusão da fenitoína?
Alternativas
Q2104292 Medicina
Acidentado de motocicleta com traumatismo cranioencefálico (TCE) dá entrada no IJF e exibe os seguintes resultados na avaliação neurológica: abre os olhos aos estímulos dolorosos, apresenta flexão anormal de membros superiores e não apresenta reposta verbal a nenhum tipo de estímulo. Qual a contagem de pontos na escala de coma de Glasgow desse paciente?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: A
5: C
6: B
7: C
8: A
9: D
10: A
11: C
12: B
13: A
14: D
15: C
16: A
17: C
18: B
19: A
20: B