Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2022 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 30 questões

Q1945120 Medicina
Pedro, 27 anos, foi ao médico fazer um check-up, já que nunca fizera exames ou consulta médica desde a infância. Sem histórico de doença crônica, assintomático no momento, nega tabagismo ou etilismo e pratica atividade aeróbica regular. Ao exame físico, o médico relata que Pedro tem um sopro cardíaco inocente sem qualquer outra alteração ao exame físico. Os itens abaixo trazem características de sopro cardíaco inocente, EXCETO:
Alternativas
Q1945121 Medicina
Muitas doenças infectoparasitárias são transmitidas por vetores. Correlacione abaixo o agente infeccioso ao vetor relativo.

(1) Malária
(2) Febre amarela
(3) Doença de Lyme
(4) Filariose linfática
(  ) Culex quinquefasciatus
(  ) Ixodes ricinus
(  ) Anopheles darlingi
(  ) Aedes aegypti

Marque o item abaixo que corresponde a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q1945122 Medicina
Paciente procura atendimento em posto de saúde por apresentar marcha tabédica e ter histórico de neurosífilis. Qual exame abaixo confirma alteração da marcha nesse paciente com alteração de sensibilidade proprioceptiva?
Alternativas
Q1945123 Medicina
Jovem, 17 anos, vai ao posto de saúde (UBASF) com febre há dois dias além de dor retro-orbital, mialgia, cefaleia e artralgia. O médico examinador suspeita de dengue. Que exame nesse momento confirmaria o diagnóstico suspeitado?
Alternativas
Q1945124 Medicina
Paciente feminino, 50 anos, com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) de longa data e uso regular de metiformina XR 850 mg (2 vezes/dia); relata polifagia, polidipsia e perda ponderal; com exames laboratoriais: Ureia = 50 mg/dL, Creatinina = 1,48 mg/dL, Glicemia de Jejum = 330 mg/dL, Glicemia pós-prandial = 370 mg/dL, e hemoglobina glicada (HbA1c) = 12,3%. A conduta mais adequada para o caso é:
Alternativas
Q1945125 Medicina
Paciente foi fazer check-up e nos exames laboratoriais de rotina apresentou como únicas alterações: triglicerídeos = 370 mg/dL e VLDL = 59 mg/dL. As substâncias abaixo favorecem a redução dos triglicerídeos, EXCETO:
Alternativas
Q1945126 Medicina
As hiperlipidemias são bem prevalentes e geralmente tratadas com estatinas. Em relação às estatinas, as enzimas podem sofrer alteração em seu uso, EXCETO
Alternativas
Q1945127 Medicina
Mulher de 25 anos foi à consulta médica com relato de febre associada a dores musculares e articulares, perda ponderal, sudorese noturna e angina. Ao exame físico, discrepância entre pulsos radiais dos membros superiores e hipertensão arterial sistólica. O médico assistente solicitou exames de imagem, com resultado de angiotomografia do tórax revelando aneurisma dos grandes vasos e aortite. O diagnóstico foi de arterite de Takayasu. Além de arterite de células gigantes e doenças infecciosas, que outra doença pode causar aortite?
Alternativas
Q1945128 Medicina
Mulher de 30 anos dá entrada em UPA com dispneia, dor torácica e tosse seca; previamente hígida e em uso de anticoncepcional oral combinado há 30 dias. Médico suspeita de tromboembolismo pulmonar (TEP). O exame padrão-ouro para confirmação diagnóstica de TEP é:
Alternativas
Q1945129 Medicina
Jovem recebido em sala de pronto atendimento após ter sido picado por abelhas há 20 minutos. Ao exame físico: choroso, com rubor facial, apresentando edema em lábios, estridor laríngeo, ausculta pulmonar com sibilos e placas urticariformes na pele. Esse paciente apresenta reação de hipersensibilidade de que tipo?
Alternativas
Q1945130 Medicina
Paciente, 19 anos, procura apoio médico referindo dor de cabeça unilateral temporal, pulsátil, com foto e fonofobia, precedida por escotomas e turvação visual; relata episódios de 2 a 3 vezes ao ano desta cefaleia. Relata pouca melhora ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios. A melhor terapêutica desse caso, para o momento, é:
Alternativas
Q1945131 Medicina
Paciente dá entrada em emergência com cefaleia occipital, sudorese e ansioso, ao medir a pressão arterial (PA) de 210 x 140 mmHg. O paciente com emergência hipertensiva deve ser cuidadosamente firmado pelo risco da excessiva redução da PA possa propiciar algumas situações. Assinale a condição clínica em que o emprego de betabloqueador está particularmente indicado.
Alternativas
Q1945132 Medicina
Homem, 59 anos, internado em leito de enfermaria inicia uma parada cardiorrespiratória. O monitor cardíaco apresentará que distúrbio do ritmo cardíaco nos minutos iniciais? 
Alternativas
Q1945133 Medicina
Mulher, 20 anos, previamente hígida, atleta, nega tabagismo ou etilismo, nega uso de medicação de uso contínuo ou controlado; apresenta hipertensão arterial sistêmica (HAS) e com índice de potássio (K+) sérico = 3 mEq/L. O principal diagnóstico para o caso é:
Alternativas
Q1945134 Medicina
Jovem dá entrada em UPA com agitação psicomotora e sudorese profusa. Ao exame físico: frequência cardíaca (FC) = 140 bpm e PA = 180 x 130 mmHg. A melhor conduta terapêutica é:
Alternativas
Q1945135 Medicina
Homem de meia idade apresenta dor lancinante em porção torácica posterior de início súbito, seguida de perda do pulso no membro superior esquerdo. Com ritmo cardíaco sinusal e sem alteração isquêmica ao eletrocardiograma (ECG), o diagnóstico provável é:
Alternativas
Q1945136 Medicina
Paciente masculino, 56 anos, foi à consulta com clínico por apresentar diarreia crônica há mais de 1 ano, refere também dor abdominal pós-prandial, distensão abdominal e perda ponderal; alega que uso de antidiarreicos e probióticos não causam melhoras. Dentre os exames solicitados pelo médico, o de elastase fecal veio bastante reduzido. A principal hipótese diagnóstica para o caso é:
Alternativas
Q1945137 Medicina
Homem sofre acidente automobilístico com laceração do baço. Ao dar entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF) foi logo encaminhado para cirurgia com realização de esplenectomia. Após a esplenectomia, que alterações hematológicas ele apresentará?
Alternativas
Q1945138 Medicina
Homem, 30 anos, após episódio de trombose venosa profunda (TVP) investigou a etiologia da TVP e descobriu ter síndrome do anticorpo antifosfolipide (SAAF); iniciou o tratamento com varfarina (inibidor da síntese de fatores de coagulação dependentes da vitamina K). Qual o melhor exame para monitorar a ação dessa medicação? 
Alternativas
Q1945139 Medicina
Usa-se com muita cautela, principalmente, em idosos os antiinflamatórios não esteroidais (AINE), devido à sua ação lesiva renal. O mecanismo fisiopatológico pelo qual os AINE podem levar a insuficiência renal (IR) é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: C
6: A
7: C
8: B
9: D
10: A
11: B
12: D
13: A
14: C
15: B
16: A
17: D
18: A
19: C
20: B