Questões de Concurso Público Prefeitura de Fortaleza - CE 2022 para Professor - Artes
Foram encontradas 14 questões
Os excertos a seguir fazem parte de documentos orientadores curriculares para o ensino de Arte.
“No transcorrer das quatro séries do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos, progressivamente, adquiram competências de sensibilidade e de cognição em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, perante a sua produção de arte e o contato com o patrimônio artístico, exercitando sua cidadania cultural com qualidade.”
Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001, p. 95.
“Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos devem expandir seu repertório e ampliar sua autonomia nas práticas artísticas, por meio da reflexão sensível, imaginativa e crítica sobre os conteúdos artísticos e seus elementos constitutivos e também sobre as experiências de pesquisa, invenção e criação.”
Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.
Sobre a avaliação dos alunos no ensino de Arte, considere as afirmativas e assinale a alternativa correta.
A partir da leitura do fragmento abaixo, reflita e assinale a alternativa que melhor se relaciona ao assunto proposto.
“Entre as diversas manifestações culturais que povoam o Ceará, a dança do coco está presente como prática popular do litoral ao sertão do estado”.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/02/15/a-tradicao-cearense-da-danca-do-coco-pelas-toadas-de-mestra-edite Acesso em 04 de junho de 2022.
Essa prática tem origem e influência cultural:
“Uma das maiores tradições da cultura cearense, o artesanato local encanta turistas e viajantes de todo o mundo pela singularidade de sua riqueza, cujas técnicas e métodos são passados de pai para filho, perpetuando-se através das gerações e comprovando a força de um povo que enfrenta diariamente a seca e a pobreza para retirar seu sustento da própria arte que cria”.
Catálogo Artesanato Cearense: Tradição que se renova – Sebrae e Governo do Estado do Ceará, 2014.
O artesanato, manifestação artística de cunho tradicional, é um segmento da cultura que reflete o cotidiano, os costumes do artista e de seu povo. Em relação ao artesanato cearense, assinale a opção correta.
“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação”.
Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 197.
O trecho cita “seis dimensões apresentadas anteriormente”. Essas dimensões, conforme a Base Nacional Comum Curricular, se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola.
Assinale a alternativa que apresenta as seis dimensões do
conhecimento para o ensino de Arte.
Um professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza planejou atividades a serem desenvolvidas pelos seus alunos. Seguiu orientações fundamentadas na Metodologia Triangular para o Ensino de Arte e direcionou os alunos para pesquisarem sobre os povos indígenas da Amazônia. Em outro momento, os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas e debateram sobre o contexto sócio-histórico vivido pelos povos indígenas da Amazônia. A seguir, utilizando data-show, o professor apresentou fotos da exposição “As Imagens da Amazônia” de Sebastião Salgado. Assim, puderam apreciar a obra do fotógrafo ao observar as nuances dos tons de cores preto e branco e os enquadramentos das fotos. Para concluir, o professor pediu que os alunos escrevessem uma poesia demonstrando e expressando os seus sentimentos gerados a partir das fotografias.
Diante do planejamento das atividades com a Metodologia utilizada podemos sequenciar as ações realizadas pelo professor como:
“Os conhecimentos, processos e técnicas produzidos e acumulados ao longo do tempo em Artes visuais, Dança, Música e Teatro contribuem para a contextualização dos saberes e das práticas artísticas”.
Base Nacional Comum Curricular, 2018, p. 193
As proposições de Rudolf Laban que se fundamentam na conscientização corporal pautam e caracterizam o ensino da linguagem artística da Dança. A BNCC, ao citar a Dança, amplia as possibilidades de práticas e experiências a serem desenvolvidas na escola.
Diante disso, sobre a Dança no contexto escolar, podemos afirmar.
A criação de obras de arte pode ser motivada por diferentes fatores externos e internos ao seu criador, artista. Na década de 1970, no Brasil, surgiram diferentes propostas de criação nas diversas linguagens artísticas, uma dessas propostas está representada na imagem abaixo:
Figura 5: Disponível em:
https://poro.redezero.org/biblioteca/textos-referencias
Acesso em 01 de junho de 2022.
Descrição:
Figura 5 – A imagem apresenta 07 garrafas de vidro de coca-cola, dispostas uma ao lado da outra, em que a primeira garrafa encontra-se vazia; a segunda garrafa, preenchida com 1/6 de líquido de coca-cola; a terceira garrafa, com 2/6 de coca-cola; a quarta garrafa, com 3/6 de coca-cola; a quinta garrafa, com 4/6 de coca-cola; a sexta garrafa, com 5/6 de coca-cola; e a sétima e última garrafa, com o recipiente completo de coca-cola.
Essa ideia ficou conhecida como:
Observe a imagem:
Figura 6: https://br.pinterest.com/pin/341007003009033363/
Acesso em: 23 de junho de 2022
Descrição:
Figura 6 – A imagem mostra a fachada interna do pátio do Teatro José de Alencar com os vitrais coloridos e estrutura metálica.
O Teatro José de Alencar, grande monumento arquitetônico cearense, foi construído em 1910. Rico em beleza estrutural, possui características peculiares de um novo estilo artístico de destaque na época.
Sobre esse estilo artístico, iniciado no fim do século XIX e início do século XX, com repercussões em diversas áreas do campo artístico, ressalta-se a assimetria, arabescos, formas orgânicas e estilo floreado.
A partir dos elementos citados, o Teatro José de Alencar possui
inspiração:
“Embora a arte digital não seja reconhecida como um movimento distinto, por si só, à medida que a tecnologia continua a crescer rapidamente na sociedade contemporânea continuaremos a vê-la se desenvolver e a passar por constantes mudanças, solidificando-se como uma possível alternativa aos meios tradicionais de criação de arte.”
https://arteref.com/movimentos/arte-digital/
Acesso em 23 de junho de 2022.
A partir do fragmento acima, podemos analisar a chegada da arte digital como:
I- processo de produção virtual, por sua vez sem força e sem representatividade social em contradição com as obras de artes convencionais.
II- oportunidade para a elaboração de memes e fotografias como elementos específicos para as exigências da sociedade contemporânea.
III- favorecimento para o surgimento de novas formas de criação, manipulação e alienação popular.
IV- fonte de novas experimentações e apresentações de sons, imagens, cores e movimentos realizados a partir de uma plataforma de edição.
V- processo de aproveitamento da arte contemporânea e popular para a massificação de ideologias e enfraquecimento da arte clássica.
Podemos, assim, afirmar que os itens corretos são: