Questões de Concurso Público Prefeitura de Major Vieira - SC 2023 para Orientador Social

Foram encontradas 10 questões

Q2132092 Serviço Social
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais através da Resolução:
Alternativas
Q2132093 Serviço Social
Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos, exceto: 
Alternativas
Q2132094 Serviço Social
A Política Pública de Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais. Sob essa perspectiva, qual das opções abaixo não se trata de um objetivo da Política de Assistência Social: 
Alternativas
Q2132095 Serviço Social
O orientador social ou educador social tem atuação constante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático. A função é exercida por profissional com, no mínimo, nível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução:
Alternativas
Q2132096 Serviço Social
06. A Lei nº 8.069/1990, denominada Estatuto da Criança e Adolescente, prevê nas disposições preliminares quais os direitos da criança e do adolescente, sendo CORRETO afirmar que a criança e o adolescente: 
Alternativas
Q2132097 Serviço Social
Quais são os dois principais serviços do Centro de Referência de Assistência Social? 
Alternativas
Q2132098 Serviço Social
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, são objetivos gerais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV:
I- Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. II- Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária; III- Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios.  IV- Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos. V- Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários. VI- Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades. VII- Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.
Alternativas
Q2132099 Serviço Social
Segundo a Política Nacional de Assistência Social – PNAS, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. Assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q2132100 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema descentralizado e participativo, público, não contributivo, integrado pelos entes federativos e pelos respectivos Conselhos de Assistência Social e entidades de assistência social abrangida pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, que se organiza por níveis de proteção, quais são eles?
Alternativas
Q2132101 Serviço Social
O Art. 17 da Lei n.° 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), trata do direito ao respeito e consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente. Ele compreende a preservação da: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: C
6: D
7: B
8: D
9: B
10: B