Questões de Concurso Público Prefeitura de Motuca - SP 2021 para Psicólogo

Foram encontradas 20 questões

Q1805548 Psicologia
"É o pesar tornado público, quando você se apodera desses sentimentos e pensamentos e os expressa e compartilha com os que o cercam. Chorar, falar sobre a pessoa que morreu ou celebrar datas especiais são apenas alguns exemplos. Mesmo que esta expressão se dê sem a presença de outras pessoas, também pode ser entendida como uma forma saudável. Envolve o olhar da cultura, que lhe dá continência e validade".
Com relação ao processo de perda de um ente ou pessoa querida, o texto traz a descrição para:
Alternativas
Q1805549 Psicologia
Kübler-Ross publicou, em 1969, seu clássico livro Sobre a Morte e o Morrer que, devido ao grande sucesso, contribuiu de modo significativo para a compreensão do desenvolvimento do processo de luto em estágios. Das cinco fases identificadas por Kübler-Ross, a terceira é descrita como:
Alternativas
Q1805550 Psicologia
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) com relação aos transtornos de comportamento e de personalidade no adulto e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(_) Compreende diversos estados e tipos de comportamento clinicamente significativos que tendem a persistir e são a expressão característica da maneira de viver do indivíduo e de seu modo de estabelecer relações consigo próprio e com os outros. Alguns desses estados e tipos de comportamento aparecem precocemente durante o desenvolvimento individual sob a influência de fatores constitucionais e sociais, enquanto outros são adquiridos mais tardiamente durante a vida. (_) Representam modalidades de comportamento profundamente enraizadas e duradoras, que se manifestam sob a forma de reações flexíveis a situações pessoais e sociais de natureza muito variada. (_) Eles representam desvios extremos ou significativos das percepções, dos pensamentos, das sensações e particularmente das relações com os outros em comparação com as de um indivíduo médio de uma dada cultura.
Alternativas
Q1805551 Psicologia
O Transtorno de Personalidade ______ tem por característica um padrão de instabilidade nos relacionamentos, em sua auto-imagem e nos afetos. Apresenta um alto grau de impulsividade em pelo menos duas das seguintes áreas, as quais são potencialmente prejudiciais a si mesmo: jogos, gastos irresponsáveis. comida em excesso, abuso de substâncias, sexo inseguro e direção imprudente. Os portadores do transtorno revelam descontrole emocional com tendência para que as emoções fujam do controle, apresentando também tendência de tornarem-se irracionais em momentos de grande estresse e uma dependência dos outros para regularem as emoções.
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Alternativas
Q1805552 Psicologia
Para o diagnóstico do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), é sempre necessário contextualizar os sintomas na história de vida da criança. Considere os itens a seguir sobre os sintomas do TDAH:
I - Os sintomas de desatenção e/ou hiperatividadel impulsividade não precisam ocorrer em vários ambientes da vida da criança e manter-se constantes ao longo do período avaliado. Sintomas que ocorrem apenas em casa ou somente na escola devem alertar o psicólogo para a possibilidade de TDAH. lI - Sintomas de hiperatividade ou impulsividade sem prejuízo na vida da criança podem traduzir muito mais estilos de funcionamento ou temperamento do que um transtorno psiquiátrico. IIl - Para o diagnóstico de TDAH, é necessária uma avaliação cuidadosa de cada sintoma, e não somente a listagem de sintomas. Por exemplo, uma criança pode ter dificuldade de seguir instruções por um comportamento de oposição e desafio aos pais e professores, caracterizando muito mais um sintoma de transtorno opositor desafiante do que de TDAH.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1805553 Saúde Pública
O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre a organização e regulação das ações de saúde, e da Lei Federal n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da:
Alternativas
Q1805554 Saúde Pública
A _______ , com direção única do sistema, é uma estratégia para minimizar as desigualdades regionais. Ela prevê não apenas a transferência, da esfera federal para as demais esferas, da responsabilidade de execução das ações, mas trata-se também de descentrar recursos financeiros e de poder.
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Alternativas
Q1805555 Saúde Pública
Com a redemocratização e o advento da chamada Nova República, a sociedade brasileira conquistou um governo civil por eleições indiretas, em virtude da derrota da emenda das eleições diretas para presidente da República em 1984. No final do ano foi realizado o V Simpósio sobre Política Nacional de Saúde, pautando algumas questões com vistas a embasar uma "Política de Saúde para o Governo de Transição", tendo em conta as seguintes considerações:
I - Saúde é um direito do cidadão e dever do Estado. lI - A melhoria do estado de saúde da população está intimamente relacionada à elevação qualitativa das condições de vida. IlI - A democratização da saúde estreitamente vinculada ao processo de democratização da sociedade brasileira reflete a luta e aspiração dos mais amplos setores sociais.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1805556 Saúde Pública
Com relação às práticas integrativas e complementares do SUS, entre as práticas da medicina tradicional chinesa, foi incluída no atendimento ao público a consulta médica em:
Alternativas
Q1805557 Saúde Pública
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
A implementação da Homeopatia no SUS representa uma importante estratégia para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde uma vez que:
(__) Recoloca o sujeito no centro do paradigma da atenção, compreendendo-o nas dimensões física, psicológica, social e cultural. Na homeopatia o adoecimento é a expressão da ruptura da harmonia dessas diferentes dimensões. Desta forma, essa concepção contribui para o fortalecimento da integralidade da atenção à saúde. (__) Atua em diversas situações clínicas do adoecimento como, por exemplo, nas doenças crônicas transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psiquiátricos agudos e em surtos reduzindo a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. (__) Contribui para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir a fármaco-dependência.
Alternativas
Q1805558 Português
Leia com atenção o texto abaixo:
"Maria é uma das muitas moradoras de rua na cidade de São Paulo. Sua pele clara e seus cabelos lisos destacam um sorriso tímido e tristonho. Maria representa mais um brasileiro que perdeu sua identidade e sua cidadania: não se lembra de onde veio, quando nasceu, sua origem, sua família. Maria é simplesmente mais uma Maria, sem teto, sem documento, sem nada." (http://cejarj.cecierj.edu. br/pdf/)
O texto apresentado trata-se de uma descrição, conforme classificado na alternativa:
Alternativas
Q1805559 Português
Leia o texto e responda a questão seguinte.

Território como condição da democracia
"A esfera pública seria, segundo Aristóteles, o espaço da visibilidade de si e do outro. Ou seja, do domínio da a/feridade como campo da política. Todavia, só possível da existência tangível com a corporificação da palavra e da ação no exercício de direitos à liberdade. Nesta senda, a concepção cidadania ganha elementos emancipatórios fundamentais como prática de direitos, dentre eles, o retorno ao território como esfera pública da política. O retorno ao território é o fundamento da prática política, uma vez que o cotidiano de todos os sujeitos, de todas as ações e todas as intenções humanas possui a sua integralidade em espaço/tempos demarcados. No território é possível reconhecer o sentido dos interesses coletivos, promover pertencimentos e de mobilizar forças plurais de mudança. É no território que nos fazemos sujeitos da política e portadores de projetos de sociedade. O território significa, portanto, uma marca e uma matriz daquilo que verdadeiramente somos e do queremos para as novas gerações de cidadãos. Sendo assim, há uma dimensão fundamental entre a prática cidadã e o uso do território como condição da democracia, pois estamos diante da exterioridade/proximidade dos nossos atos societários." (Jorge Luiz Barbosa). 
No parágrafo em que cita Aristóteles, o autor afirma que:
I. O elemento público personifica aspectos da coletividade inerente às relações entre o indivíduo e a sociedade em que está inserido. lI. A materialização da palavra e da ação acontece na prática plena das liberdades individuais. IlI. A política emancipa os fundamentos práticos da esfera pública, ao subjugar as concepções de cidadania.
Observando o que está contido no texto, a alternativa correta está contida em:
Alternativas
Q1805560 Português
Leia o texto e responda a questão seguinte.

Território como condição da democracia
"A esfera pública seria, segundo Aristóteles, o espaço da visibilidade de si e do outro. Ou seja, do domínio da a/feridade como campo da política. Todavia, só possível da existência tangível com a corporificação da palavra e da ação no exercício de direitos à liberdade. Nesta senda, a concepção cidadania ganha elementos emancipatórios fundamentais como prática de direitos, dentre eles, o retorno ao território como esfera pública da política. O retorno ao território é o fundamento da prática política, uma vez que o cotidiano de todos os sujeitos, de todas as ações e todas as intenções humanas possui a sua integralidade em espaço/tempos demarcados. No território é possível reconhecer o sentido dos interesses coletivos, promover pertencimentos e de mobilizar forças plurais de mudança. É no território que nos fazemos sujeitos da política e portadores de projetos de sociedade. O território significa, portanto, uma marca e uma matriz daquilo que verdadeiramente somos e do queremos para as novas gerações de cidadãos. Sendo assim, há uma dimensão fundamental entre a prática cidadã e o uso do território como condição da democracia, pois estamos diante da exterioridade/proximidade dos nossos atos societários." (Jorge Luiz Barbosa). 
Dentro do contexto apresentado pelo autor, no segundo parágrafo, compreende-se território como:
Alternativas
Q1805562 Português
Indique a oração em que a sujeito desinencial
Alternativas
Q1805563 Português
Observe as orações.
I. Acompanharam-nas até o porão misterioso (Verbo transitivo direto). lI. Ao iniciarmos qualquer atividade pela primeira vez, erramos muito, dada a nossa ignorância dos músculos particulares (Verbo transitivo indireto). IlI. Meu tio Gilberto acreditou em Orlando e veio com uma parte do meu povo para cima da estrada (Verbo transitivo direto).
Considerando os verbos em destaque e as definições usadas, está correta a alternativa:
Alternativas
Q1805564 Português
Indique a oração em que há erro no uso do pronome oblíquo átono.
Alternativas
Q1805565 Português
"Pode ser que dentro de alguns anos ____ nossa parte para comprar outro negócio."
Completa-se corretamente a lacuna com o presente do tempo simples do modo do subjuntivo conforme alternativa:
Alternativas
Q1805566 Português
Indique a oração em que há a necessidade do uso da crase.
Alternativas
Q1805567 Português
Marque a oração em que há erro no uso da vírgula.
Alternativas
Q1805686 Português
Leia o texto e responda a questão seguinte.

Território como condição da democracia
"A esfera pública seria, segundo Aristóteles, o espaço da visibilidade de si e do outro. Ou seja, do domínio da alteridade como campo da política. Todavia, só possível da existência tangível com a corporificação da palavra e da ação no exercício de direitos à liberdade. Nesta senda, a concepção cidadania ganha elementos emancipatórios fundamentais como prática de direitos, dentre eles, o retorno ao território como esfera pública da política. O retorno ao território é o fundamento da prática política, uma vez que o cotidiano de todos os sujeitos, de todas as ações e todas as intenções humanas possui a sua integralidade em espaço/tempos demarcados. No território é possível reconhecer o sentido dos interesses coletivos, promover pertencimentos e de mobilizar forças plurais de mudança. É no território que nos fazemos sujeitos da política e portadores de projetos de sociedade. O território significa, portanto, uma marca e uma matriz daquilo que verdadeiramente somos e do queremos para as novas gerações de cidadãos. Sendo assim, há uma dimensão fundamental entre a prática cidadã e o uso do território como condição da democracia, pois estamos diante da exterioridade/proximidade dos nossos atos societários." (Jorge Luiz Barbosa).
No fragmento"( .. . ) território significa, portanto, uma marca e uma matriz ( ... )", entende-se que a conjunção em destaque tem a mesma função e classificação morfológica do contido na alternativa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: C
6: A
7: C
8: D
9: B
10: B
11: B
12: A
13: B
14: C
15: A
16: C
17: D
18: B
19: C
20: D