Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2020 para Agente de Combate a Endemias
Foram encontradas 15 questões
Em relação à Malária, analise:
I - É uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.
II - Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção.
III - Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença diretamente à outra pessoa.
Dos itens:
(1) A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores).
(2) A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
Em relação ao trecho acima:
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma protozoonose crônica, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de onga duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
Fonte: BRASIL, Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas, Técnicas e Operacionais (2016).
O principal reservatório e fonte de infecção da doença no meio urbano são:
Dengue é doença febril aguda caracterizada, em sua forma clássica, por dores musculares e articulares intensas. Tem como agente um arbovírus do gênero Flavivírus da família Flaviviridae, do qual existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles confere proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Trata-se, caracteristicamente, de enfermidade de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do ambiente favorecem o desenvolvimento dos vetores. Várias espécies de mosquitos do gênero Aedes podem servir como transmissores do vírus do dengue. No Brasil, duas delas estão hoje instaladas: Aedes aegypti e Aedes albopictus. (Fonte: BRASIL, FUNASA, 2001.)
Analise as afirmações abaixo sobre as formas da Dengue.
I- As infecções pelo vírus da dengue
causam desde a forma clássica
(sintomática ou assintomática) à febre
hemorrágica do dengue (FHD).
II- Na forma clássica, é doença de baixa letalidade, mesmo sem tratamento específico e por esse motivo não incapacita as pessoas para o trabalho.
III- Na febre hemorrágica do dengue a letalidade é significativamente menor do que na forma clássica, dependendo da capacidade de atendimento médico-hospitalar da localidade.
IV- Na febre hemorrágica do dengue a febre é alta, com manifestações hemorrágicas, hepatomegalia e insuficiência circulatória.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:
A visita domiciliar é um dos recursos a serem utilizados para coleta de informações de saúde da população, constituindo uma das atuações mais importantes dos agentes de combate a endemias. A respeito do assunto, considere as seguintes ações:
1. Cadastramento e atualização da base de imóveis para planejamento e definição de estratégias de prevenção e controle de doença.
2. Identificação e cadastramento de situações que interfiram no curso das doenças ou que tenham importância epidemiológica relacionada principalmente aos fatores ambientais.
3. Identificação e acompanhamento vacinal da população de risco, em consonância com o previsto no calendário nacional de vacinação.
4. Mobilização das pessoas para desenvolver medidas simples de manejo ambiental e outras formas de intervenção no ambiente para o controle de vetores.
Correspondem a ações desenvolvidas nas visitas domiciliares por agentes de combate às endemias:
Assinale a alternativa INCORRETA:
O controle de vetores em uma concepção atualizada procura contemplar ideias de integração de métodos e estratégias. Entende-se dentro desse princípio que se devem trabalhar racionalmente diversos métodos dentro de um enfoque ecológico. No combate ao Aedes aegypti, o PEA procura trabalhar essa abordagem juntamente com a concepção da descentralização. Nesse contexto, são abordadas de maneira sucinta algumas formas de manejo, principalmente de manejo ambiental e biológico.
Analise as ações a seguir.
I. Realizar controle ambiental e controle de zoonoses.
II. Reduzir riscos e danos à saúde, incluindo ações de promoção à saúde.
III. Participar das ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais.
São ações a serem realizadas pelos agentes de combate às endemias: