Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ 2011 para Agente de Administração

Foram encontradas 15 questões

Q364684 Português
Após a leitura do texto, é certo concluir que, segundo o autor, tendo em vista o aquecimento global, há necessidade de:
Alternativas
Q364685 Português
Segundo o texto, atualmente é inaceitável que:
Alternativas
Q364686 Português
A palavra preço é empregada duas vezes. Em ambas assume sentido figurado que, desde o título do texto, confere maior expressividade às ideias do autor. Evidencia-se conotação também em:
Alternativas
Q364687 Português
Ortografia é a forma correta de escrever as palavras. De acordo com a convenção ortográfica da língua portuguesa no Brasil, há ERRO em:
Alternativas
Q364688 Português
As palavras dizimação, vazão e zelosamente assumem no texto, respectivamente, os seguintes significados:
Alternativas
Q364689 Português
A única alternativa correta quanto à pontuação é:
Alternativas
Q364690 Português
“Só controlaremos a natureza na medida em que lhe obedecermos e soubermos escutar suas mensagens e ler seus sinais” (último parágrafo). Caso o início da frase fosse alterado para: “Só controlaríamos a natureza na medida em que lhe...”, esta seria corretamente completada por:
Alternativas
Q364691 Português
Em “Estamos pagando alto preço...” (3º parágrafo), o adjetivo antecede o substantivo e, assim, apenas enfatiza a qualidade expressa. Há, porém, casos nos quais a anteposição do adjetivo altera seu significado, como se verifica em:
Alternativas
Q364692 Português
Pronomes relativos normalmente se referem a um termo anterior chamado antecedente. Assim, no segmento: “solo sobre o qual cresce exuberante floresta subtropical” o pronome relativo o qual se refere a solo (o qual = solo). Há ERRO na indicação do termo antecedente em:
Alternativas
Q364693 Português
O rio possui dois leitos: um normal...” (2º parágrafo). Nessa frase, o uso de dois-pontos marca uma suspensão do discurso seguida de:
Alternativas
Q364694 Português
Mas não escutamos a mensagem que eles nos enviam...” (2º parágrafo). Sem alteração no sentido da frase, pode-se substituir a conjunção em destaque por:
Alternativas
Q364695 Português
Nesta parte não se pode construir e morar.” O termo em destaque funciona como advérbio e expressa a mesma circunstância que:
Alternativas
Q364696 Português
Teresópolis, águas e construídas recebem acento gráfico em obediência às mesmas regras que justificam, respectivamente, os acentos gráficos das palavras:
Alternativas
Q364697 Português
Para completar seu significado, o verbo perder, de modo geral, exige um complemento chamado objeto direto, o qual em “perderam familiares” é “familiares”. A palavra em negrito NÃO possui essa mesma função no seguinte segmento:
Alternativas
Q364698 Português
“outro maior... dá vazão às grandes águas das chuvas...” O vocábulo em destaque recebe acento grave indicativo da crase, ou seja, fusão da preposição a com o artigo feminino plural as. Também há acento grave em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: A
9: D
10: C
11: B
12: D
13: A
14: C
15: D