Questões de Concurso Público TCM-RJ 2011 para Analista de Informação

Foram encontradas 8 questões

Q379806 Engenharia de Software
Como a maioria das atividades de engenharia, a reengenharia de processo de negócio é interativa. As metas do negócio e os processos que as alcançam precisam ser adaptados a um ambiente de negócios mutante. Por essa razão, não há começo nem fim para a BPR - é um processo evolutivo. Esse modelo é ilustrado na figura que segue.

imagem-003.jpg
As fases I, II, III e IV são denominadas, respectivamente:
Alternativas
Q379807 Engenharia de Software
O processo de engenharia de requisitos é realizado por meio da execução das funções con- cepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão. A validação se encarrega de realizar a avaliação quanto à qualidade, examinando a especificação para garantir que todos os requisitos do software tenham sido declarados de modo não ambíguo, que as inconsistências, omissões e erros tenham sido detectados e corrigidos e que os produtos de trabalho estejam de acordo com as normas estabelecidas para o processo, o projeto e o produto. O principal mecanismo de validação de requisitos é denominado:
Alternativas
Q379809 Engenharia de Software
No que diz respeito ao ciclo de vida, a metodologia referenciada como desenvolvimento evolucionário baseia-se em uma implementação inicial, expondo o resultado aos comentários do usuário e refinando esse resultado por meio de várias versões até que seja desenvolvido o sistema como um todo. As atividades de especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, em vez de serem separadas, com feedback rápido que permeia as atividades. Existem dois tipos fundamentais de desenvovimento evolucionário, que são:
Alternativas
Q379810 Engenharia de Software
O Rational Unified Process (RUP) reconhece que os modelos convencionais apresentam uma visão única de processo. Como metodologia para desenvolvimento de software, o RUP possui uma importante característica, em que as fases:
Alternativas
Q379811 Engenharia de Software
Na métrica denominada Análise de Pontos de Função, o fator de ajuste é o resultado da avalização de 14 características gerais do sistema, utilizado para determinar o tamanho final do software. Com efeito, os pontos de função obtidos da contagem das funções dados e transacionais são conhecidos como “pontos brutos não ajustados”. O fator de ajuste promoverá uma variação nos pontos brutos num percentual, para cima ou para baixo, gerando os chamados “pontos de função ajustados”, que representam o tamanho final do software. Esse percentual é de:
Alternativas
Q379813 Engenharia de Software
Nos projetos orientados a objetos, as classes de objetos podem ser organizadas em uma estrutura de herança que mostra o relacionamento entre classes. A classe de objeto mais específica é completamente consistente com a classe-pai, mas inclui outras informações. A classe-filho herda os atributos e as operações da classe-pai. Nesse contexto, observe-se a seguinte figura.

imagem-005.jpg
Na UML, conforme indicado na figura acima, a seta que aponta de uma entidade de classe para a classe- pai, indica a:
Alternativas
Q379814 Engenharia de Software
Na UML 2.2, o diagrama de classes oferece uma notação gráfica para modelar classes e seus relacionamentos, descrevendo assim possíveis objetos. Na elaboração desse diagrama, o recurso da generalização possui três finalidades, que são:
Alternativas
Q379815 Engenharia de Software
A NESMA (NESMA EARLY FPA COUNTING) reconhece três tipos de contagem de pontos de função, sendo dois deles descritos a seguir.

imagem-006.jpg
As contagens de pontos de função dos tipos I e II são denominadas, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: D
6: E
7: C
8: B