Questões de Concurso Público Câmara Municipal do Rio de Janeiro 2014 para Analista Legislativo - Administração de Suporte de Redes

Foram encontradas 17 questões

Q514830 Redes de Computadores
A figura abaixo ilustra um dos tipos de RAID.

                        Imagem associada para resolução da questão

O esquema possui as características listadas a seguir.

· é baseado em striping com paridade;
· utiliza uma matriz de três ou mais discos rígidos com dados divididos em blocos gerenciáveis, chamados strips, cujos principais benefícios são a capacidade de armazenamento e a proteção de dados;
· emprega paridade, que é um método matemático para a recriação de dados perdidos de um disco único, o que aumenta a tolerância a falhas;
· os dados e a paridade têm striping em todos os discos rígidos na matriz;
· a paridade tem striping em uma sequência de rotação para reduzir os gargalos associados aos cálculos de paridade.

O tipo mostrado na figura é denominado RAID:
Alternativas
Q514831 Redes de Computadores
No que diz respeito ao cabo de par trançado, os de categorias 5e e 6a se diferenciam quanto à largura de banda e padrões de uso, mantendo a limitação de distância da ordem de 100m. Nessas categorias, as larguras de banda e de padrão são, respectivamente:
Alternativas
Q514832 Redes de Computadores
A figura abaixo ilustra um dos tipos de Storage, representada por uma nuvem e diversos de seus equipamentos, ao lado de outras redes, o que dá uma ideia de como as tecnologias não são isoladas, mas se integram.

                        Imagem associada para resolução da questão

O esquema mostrado apresenta as características listadas a seguir.

· é uma rede dedicada ao armazenamento de dados que conecta dispositivos armazenadores de discos conhecidos por storage aos servidores da rede, permitindo que diversos servidores tenham cesso a discos externos de modo rápido e confiável;
· a centralização das operações de armazenamento de dados e seu gerenciamento são as razões principais da popularização desse tipo de storage.

O tipo de storage ilustrado na figura é conhecido por:
Alternativas
Q514841 Redes de Computadores
A figura abaixo ilustra uma célula, empregada no tipo de comutação por células, que constitui a unidade de transmissão do padrão ATM.

                        Imagem associada para resolução da questão

Em bytes, os valores de t, c e d são, respectivamente:
Alternativas
Q514842 Redes de Computadores
No que diz respeito às topologias empregadas na implementação de redes de computadores, uma é mostrada na figura abaixo.

                        Imagem associada para resolução da questão

Na implementação de redes de computadores padrão Fast Ethernet, tendo por elemento central um switch, essa topologia apresenta a característica de continuar em operação normal, mesmo que o cabo que conecta um micro a uma das portas do concentrador esteja down. Do ponto de vista físico, essa topologia é conhecida por:
Alternativas
Q514843 Redes de Computadores
Os cabos de par trançado de categoria 6a apresentam como características o emprego de fios trançados para reduzir a interferência elétrica de pares próximos e podem alcançar taxas de transmissão de dados de até:
Alternativas
Q514844 Redes de Computadores
Entre os equipamentos de interconexão de redes, um tem como uma de suas funções permitir uma melhoria de desempenho baseada na segmentação, para solucionar problemas de congestionamento e elevado índice de colisões em redes Fast Ethernet. Esse equipamento opera na camada de enlace do modelo OSI/ISO e é conhecido por:
Alternativas
Q514845 Redes de Computadores
No funcionamento da internet, um protocolo é muito utilizado pelos ISP (Internet Service Providers), para roteamento de sistemas autônomos, redes ou grupos de redes que atuam sob uma mesma administração e com as mesmas regras de roteamento. Esse protocolo possui as características listadas a seguir:

· tem como função principal a troca de informações de roteamento, de modo que, quando um novo roteador se conecta a uma rede, os roteadores da rede conversam entre si e atualizam suas tabelas de rotas. O mesmo acontece quando alguma rota se altera;
· as tabelas de rotas contêm informações sobre roteadores conhecidos, endereços alcançáveis, e um custo associado ao caminho para cada roteador. Dessa forma, todos os roteadores terão em sua tabela todas as rotas possíveis, permitindo que seja definida a melhor rota para a chegada em um determinado lugar.

Esse protocolo é conhecido pela sigla:
Alternativas
Q514846 Redes de Computadores
A figura abaixo ilustra a arquitetura em camadas da tecnologia de redes conhecida por Metro Ethernet.

                        Imagem associada para resolução da questão

I, II e III são denominadas, respectivamente, camadas de serviços:
Alternativas
Q514847 Redes de Computadores
A figura abaixo ilustra como dois roteadores IEEE- 802.11/n estão conectados à internet.

                              Imagem associada para resolução da questão

Para que os computadores conectados ao roteador CMRJ_22 por DHCP tenham acesso à internet, é preciso configurar um IP, a máscara e o gateway. Considerando que se atribuiu a mesma máscara 255.255.255.0, para que a configuração seja válida e o link funcione satisfatoriamente, os endereços IP e o gateway são, respectivamente:
Alternativas
Q514848 Redes de Computadores
O padrão H.323 é parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization), que tem por objetivos:
Alternativas
Q514849 Redes de Computadores
A figura representa o esquema de funcionamento do NAT.

                        Imagem associada para resolução da questão

Sabe-se que:

· pelo esquema, uma empresa está usando a ID de rede 192.168.0.0 para a intranet e recebeu o endereço público 183.192.236.53, representado por w1.x1.y1.z1 do provedor de serviços de Internet;
· ocorrerá a conversão de endereço de rede pelo NAT, que mapeará todos os endereços particulares no 192.168.0.0 para o endereço IP de w1.x1.y1.z1;
· se vários endereços particulares forem mapeados para um único endereço público, a NAT usará portas UDP e TCP dinamicamente escolhidas para diferenciar um local da intranet de outro.

Para funcionar, o NAT utiliza endereços IP privados para as classes A, B e C. Em conformidade com a notação CIDR, além de 192.160.0.0/16 para a C, os endereços para a A e a B estão indicados na seguinte alternativa:
Alternativas
Q514850 Redes de Computadores
No que diz respeito à arquitetura TCP/IP, na comunicação entre os protocolos e serviços da camada de aplicação com os da camada de transporte são utilizadas portas predefinidas e conhecidas. Para os protocolos IMAP, LDAP e HTTPS, essas portas são identificadas, respectivamente, pelos números:
Alternativas
Q514852 Redes de Computadores
A norma IEEE-802.1p para Encaminhamento Expresso de Tráfego e Filtro Dinâmico Multicast explicita importantes métodos para prover QoS no nível MAC. O IEEE-802.1 estabelece o uso de n bits no cabeçalho do pacote da camada 2, para especificar a prioridade. Nessas condições, n é igual ao seguinte valor:
Alternativas
Q514853 Redes de Computadores
A figura abaixo mostra o esquema de identificação do cabeamento estruturado, de acordo com a Norma NBR-14565 da ABNT.

                        Imagem associada para resolução da questão

A quantidade de pares/fibras e a identificação do ponto ou par estão referenciadas, respectivamente, por:
Alternativas
Q514855 Redes de Computadores
O RADIUS é um sistema utilizado para prover autenticação centralizada em redes dial-up, VPN's e redes sem fio e tem um modelo cliente-servidor, no qual o cliente é o Network Access Server (NAS). O formato dos dados enviados pelo RADIUS é o seguinte.

                              Imagem associada para resolução da questão
                                Pacote Radius
Sabe-se que:

· o campo Código é formado por um byte e identifica o tipo de pacote RADIUS;
· um tipo de pacote RADIUS contém as informações necessárias para autenticar o usuário, dando ou não, a ele, autorização para um determinado NAS ou determinados serviços.

O tipo de pacote descrito é denominado:
Alternativas
Q514856 Redes de Computadores
No que diz respeito à gerência de redes, existe uma ferramenta que possibilita a otimização de redes com vista à obtenção do melhor desempenho possível. Essa ferramenta apresenta diversas funcionalidades, algumas das quais são descritas a seguir:

· análise de tráfego de rede;
· monitoração de protocolo e aplicativos;
· monitoração da largura de banda da rede;
· geração de relatórios programados e perfis de alerta.

Essa ferramenta é conhecida por:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: B
9: C
10: C
11: D
12: B
13: A
14: B
15: D
16: C
17: B